Abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. O problema é que, muitas vezes, esse desejo pode acabar nunca se tornando realidade por pura falta de informação. Por incrível que pareça, alguns aspirantes a empreendedores ainda acreditam em diversos mitos sobre a abertura de empresas, crenças que impedem o negócio de crescer ou até mesmo de existir. Se você quer começar sua aventura no mercado com o pé direito e assegurar o sucesso da sua empresa, confira a seguir quais são as lendas que podem levá-lo a ter muitos problemas:

É melhor contratar pessoas conhecidas

Contratar aquele primo mais próximo ou um colega de escola pode até parecer mais seguro, afinal, você conhece e confia na pessoa há anos, não é mesmo? Mas será que só serem amigos há muito tempo já é suficiente? Será que esse colega realmente tem as qualificações necessárias para desempenhar bem o trabalho? Isso sem contar que também é preciso considerar se não é melhor contratar alguém com pontos de vista diferentes dos seus, para garantir um maior equilíbrio na tomada de decisões.

Não terei chefe

Mesmo que o dono da empresa seja você, pelo menos os clientes ainda serão seus chefes. E olha que isso também é válido para os investidores que acreditaram em sua empresa desde o início e para os credores de empréstimos, por exemplo. A verdade é que trabalhando por conta própria talvez você seja mais cobrado do que se fosse direta e oficialmente subordinado a alguém.

Os outros também gostarão do que gosto

Da mesma maneira que existe uma série de coisas que você não aprecia e várias outras pessoas adoram, o contrário pode muito facilmente acontecer. Lembre-se de que gosto é uma questão extremamente pessoal. Assim, o segredo é saber construir seu produto ou serviço de maneira que o maior número possível de pessoas veja valor nele. Para isso, existe o trabalho do marketing. Aquela velha história de que o produto se vende sozinho é pura balela.

Uma boa ideia já é suficiente

Ter uma boa ideia não vai adiantar de nada se sua execução for ruim. Isso sem contar que se sua empresa parecer bagunçada, sem estrutura e sem visão, investidores nem sequer comprarão a ideia. Por isso, é preciso que seu conceito venha acompanhado de um minucioso plano de negócios, que, por sua vez, precisa ser executado com extrema dedicação.

É possível fazer tudo sozinho

Esse é um dos mais graves mitos sobre a abertura de empresas, já que na maioria esmagadora dos casos não é nada possível cuidar de um negócio sem qualquer ajuda. A verdade é que, desde uma microempresa a poderosas multinacionais, todas dependem de uma boa equipe trabalhando de maneira coesa e motivada.

Se está na moda é porque é bom

Se está na moda, provavelmente vai vender bem, pelo menos agora. Mas será que daqui a 20 dias alguém ainda se lembrará do assunto? O que é realmente bom não é modinha, mas sim tendência, algo que está indo bem agora e promete ficar ainda melhor no futuro! E os melhores empresários são aqueles que identificam tendências e não modismos.

As férias serão inexistentes

Desde que tudo esteja devidamente encaminhado, o dono do negócio, assim como qualquer outro funcionário, não é absolutamente indispensável para o funcionamento da empresa. Assim, com um pouco de organização você conseguirá, sim, delegar com calma as tarefas a alguém confiável para tirar suas mais que merecidas férias.

Planejamento é superestimado

Como já foi mencionado, não basta ter uma boa ideia se a empresa não for bem estruturada. E essa estruturação vem, inicialmente, de um bom plano de negócios. Por isso, seja uma padaria de bairro ou uma gigante escola de idiomas, procure sempre desenvolver um planejamento sólido para sua empresa antes mesmo de começar a por a mão na massa para tirar sua ideia do papel.

Passei da idade

Não existe idade melhor ou pior para se abrir um negócio! Aliás, uma pessoa com mais experiência pode inclusive conseguir abrir um negócio mais sólido porque já sentiu na pele, trabalhando na empresa de outras pessoas, o que funciona e o que não funciona. Por mais que experiência de vida não seja requisito imprescindível, acaba contando.

É muito arriscado

Na verdade, esse não é um mito completamente infundado, já que abrir um negócio realmente tem lá seus riscos. Mas o segredo é saber gerenciar esses riscos, afinal, boas oportunidades normalmente vêm acompanhadas de algumas ameaças. Se você conseguir identificar quais são elas e determinar estratégias para não deixá-las se concretizarem, será capaz de gerenciar bem seu futuro negócio.

E você, já tentou abrir seu próprio negócio? Conhece outros mitos sobre a abertura de empresas que queira compartilhar? Comente! E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para saber mais sobre a gestão de pequenas e médias empresas!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br