fbpx

Como motivar sua equipe? Veja 11 dicas!

Motivar sua equipe é algo que precisa ser trabalhado a todo momento e para fazer de forma assertiva é preciso que o gestor leve em consideração muitos fatores.

O principal deles é que é necessário saber quais são as motivações pessoais de cada colaborador da equipe, de verdade. Parece trabalhoso e difícil, porém é um trabalho muito importante, já que é feito conforme a necessidade de cada um e é conforme os sonhos e desejos que os diferentes modelos de motivação dão mais certo.

Assim, foque em entender que necessidades básicas como alimentação, casa e mais especificamente no trabalho, ter bons equipamentos e locais adequados não são fatores que motivam ninguém, são coisas básicas que permitem que seja feito o trabalho no dia a dia. Ou seja, se nem as necessidades básicas são atendidas, não existe nenhuma maneira de conseguir motivar sua equipe.

O mínimo que uma pessoa espera do seu trabalho é estar em um local seguro, que tenha uma iluminação adequada, que esteja sempre limpo e que tenha equipamentos e treinamentos adequados para a realização das tarefas. O mínimo de conforto também é esperado, assim como estar em um lugar que não fira sua saúde.

Esse é o estágio inicial de uma motivação: oferecer um local onde o colaborador possa se sentir à vontade para ajudar a empresa a conquistar seus objetos e trabalhar da melhor maneira possível.

Depois disso, existem muitas maneiras de conseguir engajar uma equipe; motivar pessoas para entregarem mais do que é esperado delas, transformá-las em trabalhadores extraordinários. Tudo parte da motivação, pode ter certeza.

Separamos dez dicas e ações mais práticas de como motivar sua equipe. São coisas simples que podem fazer toda a diferença no dia a dia dos colaboradores. Sempre lembre de prestar atenção nas necessidades de cada indivíduo!

  1. Seja presente mostrando apoio e também interesse
  2. Traga os colaboradores para o planejamento estratégico da empresa
  3. Trabalhe com equipes integradas
  4. Valorize qualquer ideia e iniciativa
  5. Faça parcerias para oferecer benefícios
  6. Trabalhe com metas
  7. Sempre reconheça colaboradores que fazem um trabalho diferenciado
  8. Seja um exemplo
  9. Não economize nos feedbacks
  10. Comemore sempre que possível
  11. Realize treinamentos constantemente

1. Seja presente mostrando apoio e também interesse

Seja um gestor acessível, educado, comprimente as pessoas com um bom dia, fale com seus colaboradores e pergunte como eles estão; mas, mostre e seja sincero quando fizer isso, os colaboradores sentem quando o gestor é cínico ou falso em momentos como esse. Quando a equipe enxerga que o gestor está próximo dela, ele consegue motivar sua equipe e ela quer mostrar a ele o seu trabalho.

Ainda, conheça seus colaboradores, entenda as necessidades deles para melhorar as relações internas. Assim, é possível tanto encaminhar um colaborador para um caminho que combina melhor com ele, ou, criar treinamentos que sejam mais efetivos.

Também, quando se conhece as pessoas que se trabalha junto, o clima organizacional acaba por melhorar. Dessa forma, as relações interpessoais e internas na empresa, fazem com o que o ambiente seja mais leve e, que seja mais fácil de trabalhar.

2. Traga os colaboradores para o planejamento estratégico da empresa

Uma grande motivação para motivar sua equipe é fazer com que eles enxerguem onde a empresa quer chegar e o que cada um deles precisa fazer para isso acontecer. Ou seja, saber quais estratégias precisam ser desenvolvidas e qual o papel daquele colaborador na engrenagem da empresa, faz com que ele fique mais motivado. Quando um trabalhador enxerga onde faz a diferença, se torna muito mais motivado para ajudar a empresa a chegar lá.

3. Trabalhe com equipes integradas

Fazer com que as equipes conheçam o trabalho das outras e saibam da importância de cada um dentro da empresa, é um diferencial muito grande na hora de motivar sua equipe.

Deixar o time mais unido com certeza faz com que ele se sinta mais engajado em se ajudar. Assim, diálogos são sempre importantes dentro de empresas e é isso o que faz com que o trabalho flua de uma maneira mais leve e todos saibam como podem ajudar os outros colegas e se motivem a fazer isso.

Ainda, promova o trabalho em equipe. Todos os setores têm suas funções, mas elas são codependentes. Por exemplo, o setor comercial precisa do setor de marketing, o setor de pós-venda precisa do setor comercial. Dessa forma, não é bom para o negócio ter essas equipes muito separadas, e sim, criar uma ideia de empresa em sua totalidade.

4. Valorize qualquer ideia e iniciativa

A maioria dos trabalhadores passam a vida buscando reconhecimento. Por isso é importante valorizar qualquer ideia ou iniciativa que parta da equipe, mesmo que ela não seja exatamente o que se estava buscando, na hora que se valoriza uma ideia se abre uma porta para que novas ideias sejam colocadas para fora.

A valorização pode ser feita com um elogio, ou até mesmo com prêmios e bonificações, quando forem iniciativas que realmente façam a diferença na empresa. Uma ótima forma de motivar sua equipe.

5. Faça parcerias para oferecer benefícios

Esse tipo de benefício motiva muito os funcionários. Muitas empresas fecham parcerias com escolas, academias, bares, restaurantes, cinemas e proporcionam descontos aos colaboradores, que sentem que a empresa está pensando no seu bem-estar fora do ambiente de trabalho também.

Os colaboradores se sentem cuidados pelas empresas e enxergam que são valorizados tanto dentro quanto fora do dia a dia de trabalho.

6. Trabalhe com metas

O ser humano é movido por desafios. Por isso, não existe nada pior do que trabalhar sem saber o que precisa ser atingido e qual o objetivo de todo esse esforço. Estabeleça metas e premiações para equipes que baterem as metas como forma de motivar sua equipe. Dessa forma elas se engajam e enxergam um propósito maior pelo qual acordar todos os dias.

Mas lembre-se de ser realista com as metas e mais importante ainda, tenha certeza que os colaboradores estão a par das metas estipuladas.

7. Sempre reconheça colaboradores que fazem um trabalho diferenciado

Mesmo que pareça ruim reconhecer um funcionário ou outro, essa é uma maneira de mostrar que certas atitudes são dignas de reconhecimento. Dessa forma, fica claro para o resto da equipe que o para entregar um bom trabalho é recompensado.

Mas tome cuidado para não diminuir ninguém; o reconhecimento deve acontecer por um bom trabalho de uma pessoa, sem comparações e sem diminuir o trabalho dos colegas.

Entenda também que reconhecimento não é apenas elogios e financeiro, mesmo que eles sejam sempre bem vindos. E mais, celebre a sua equipe como um todo. Se um setor bateu alguma meta, faça uma comemoração para ele ou presenteie todos os colaboradores com algo.

8. Seja um exemplo

A frase “faça o que eu digo não faça o que eu faço” não se encaixa em um gestor que busca motivar sua equipe. Ser o exemplo é a melhor maneira de engajar a equipe e fazer com que eles trabalhem para alguém que admiram, dessa maneira eles se sentem inspirados a trabalhar e sentem que podem ser como você um dia.

9. Não economize nos feedbacks

Dar feedback é o que faz com que a equipe enxergue os problemas para consertá-los, e também veja tudo que está dando certo no seu trabalho.

Uma equipe que não recebe feedbacks dificilmente muda o jeito de trabalhar e se motiva a melhorar, pois não sabe exatamente como fazer isso. É responsabilidade do gestor ajudar sua equipe a enxergar falhas e também pontos positivos no trabalho.

Lembre-se que o feedback não é apenas quando algo está errado, mas sim, para demonstrar para o colaborador o que está acontecendo e como está o trabalho dele. Muitas pessoas não se sentem confortáveis fazendo essas perguntas, então esteja sempre aberto e repasse essas informações quando possível.

10. Comemore sempre que possível

Quando as metas são alcançadas, quando um trabalho é muito bem feito, quando algum colaborador teve uma conquista pessoal, ou apenas para confraternizar depois de uma semana intensa de trabalho, tente sempre trazer sua equipe para fora do ambiente de trabalho para criar laços com as pessoas.

Esses momentos são muito apreciados e com certeza deixam o pessoal muito mais motivado e feliz!

11. Realize treinamentos constantemente

Muitos gestores vêem treinamentos como gastos, mas pelo contrário, eles são um investimento. Realizar treinamentos constantes mostra aos colaboradores que a empresa está realmente investindo no conhecimento deles. Assim, há mais esforço para fazer um trabalho melhor, e mais motivação!

Esses treinamentos também fazem com que a rotatividade da empresa diminua, criando mais laços e motivando mais a equipe.

Guia de Gestão de Equipes

Teste o eGestor gratuitamente por 15 dias!

Início 9 Empreendedorismo 9 Como motivar sua equipe? Veja 11 dicas!
Escrito em: 08/03/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...