fbpx

Comprar uma empresa pronta: Principais vantagens

Tornar-se empresário é um sonho para a maioria dos brasileiros. Quando pensam em empreender, pensam em começar o próprio negócio, ou franquias. No entanto, existe ainda uma terceira possibilidade, pouco procurada, mas cada vez mais vantajosa para os aspirantes a empresários.

Comprar uma empresa que já existe é uma maneira de se livrar de burocracias. Uma vez que abrir uma empresa começa com muita papelada, comprar uma empresa pronta é mais vantajoso. Além disso, quando se compra uma empresa pronta, ela já está estruturada e pronta para funcionar.

O processo de compra, por outro lado, exige uma série de cuidados especiais para que futuras dores de cabeça sejam evitadas.

Não há como fugir: é preciso pesquisar bastante e verificar se as condições estabelecidas pelo antigo proprietário estão de acordo com a realidade.

Principais vantagens de comprar uma empresa pronta

Menos burocracia

Um dos maiores benefícios de comprar uma empresa pronta é que toda burocracia de abertura não existe. Além de alguns valores financeiros, isso também economiza tempo.

Estudos comprovam que o brasileiro gasta cerca de 119 dias para abrir uma empresa no país. É claro que comprar uma empresa pronta envolve muitas negociações, que podem durar alguns dias. Entretanto, o tempo de abertura e o tempo de compra de uma empresa pronta é muito diferente.

Ambiente de escritório moderno e aconchegante com várias mesas, cadeiras e computadores. A combinação de tecnologia e conforto define esse espaço de trabalho contemporâneo.

Clientela estabelecida

Uma das grandes vantagens de comprar uma empresa pronta é a clientela estabelecida. Assim, se pula outra etapa do processo de amadurecimento do empreendimento. No caso de um negócio comercial, o ponto de vendas já terá sido testado e aprovado. Com isso, não há necessidade de uma divulgação intensa nas fases iniciais.

Ao abrir uma empresa nova existe um período de adaptação e adequação de expectativas de um novo negócio. Por mais que uma empresa comprada também tenha o tempo de recuperação do investimento, por ela estar consolidada, esse tempo pode ser menor.

Quando as entradas não compensam as saídas do caixa, a sobrevivência do negócio pode ser comprometida.

Histórico contábil conhecido

Pode ser importante a contratação de uma auditoria contábil para checar a real situação da empresa sendo vendida. Uma das maiores vantagens de se adquirir um empreendimento já estabelecido é o fato de que as incertezas são bastante reduzidas.

Como uma empresa pronta tem um volume maior de dados, é possível conferir as demonstrações contábeis mais facilmente. Ao analisar essas informações, o novo empresário poderá se certificar se o negócio almejado gera lucros ou prejuízos.

Maiores chances de sucesso

Ao comprar uma empresa pronta, o empreendedor terá maiores chances de sucesso. Isso acontece porque a fase inicial, tão conturbada, já terá sido superada. As etapas iniciais serão todas partes do passado.

Ambiente de escritório moderno e aconchegante com várias mesas, cadeiras e computadores. A combinação de tecnologia e conforto define esse espaço de trabalho contemporâneo.

Como se compra uma empresa

Para começar um negócio do zero existe um passo a passo com todos os processos burocráticos. Mas para comprar uma empresa, o método é diferente.

É claro que todo esse processo começa encontrando uma empresa para comprar. Esse passo é algo que não tem muito mistério. Para encontrar uma empresa para comprar você precisa ter algumas conexões, mas também existem sites que mostram empresas que estão à venda.

Entretanto, comprar uma empresa de alguém que você já conhece e até tem confiança, é o melhor.

O que avaliar

Existem alguns pontos a serem avaliados na hora de comprar uma empresa. Mesmo que você já conheça o negócio à venda, antes de fecharem o negócio, avalie os seguintes pontos:

  • Motivação de venda: Porque o dono quer vender a empresa? – Essa é a primeira pergunta a ser feita, uma vez que existem inúmeras respostas. Somente com a resposta direta para essa pergunta que se pode fazer uma  avaliação real. Esse é o momento para descobrir se a empresa tem algum problema.
  • Gestão da empresa: Como é feita a gestão da empresa? Com essa informação que se entende como a empresa estava funcionando e o que segue funcionando. Os dados de fluxo de caixa, por exemplo, mostram se a empresa estava lucrando ou tendo prejuízo.
  • Estratégias: Quais eram as principais estratégias do negócio? Se você pretende seguir as mesmas estratégias e processos do negócio, é importante saber como eram feitas. E, ainda mais importante, os motivos pelos quais eram feitas.
  • Equipe: A equipe ficará? Se a empresa a ser comprada for uma pequena empresa, busque conhecer todos e entender mais sobre eles. Se for uma empresa grande, entenda as necessidades e garanta segurança.
Início 9 Empreendedorismo 9 Comprar uma empresa pronta: Principais vantagens
Escrito em: 23/09/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....