De alguns anos pra cá, muitas empresas têm optado por utilizar a computação na nuvem ou “Cloud Computing”. Dito de maneira geral, esse sistema permite que os dados deixem de ficar armazenados em equipamentos como discos rígidos e outros dispositivos dos usuários, e sejam mantidos nos servidores. Isso realmente aponta para inúmeras vantagens. Quer saber quais são elas? Confira abaixo:

Mobilidade

Na medida em que os dados ficam armazenados fora do computador pessoal, é possível ter acesso a eles através de outras máquinas, smartphones ou tablets. Basta uma conexão com a internet para garantir o acesso. Isso significa que caso o seu computador sofra danos, ou você não esteja com ele em um momento importante, as informações que você deseja não ficarão inacessíves, já que estarão seguras e disponíveis online.

Produtividade

Para as empresas, os sistemas de gestão na nuvem, como o eGestor, têm se mostrado um ótimo negócio, pois a disponibilidade dos dados a partir da internet tem aumentado a comunicação interna e a produtividade. Essa tecnologia é muito útil para aquelas que possuem equipes geograficamente distantes, equipes que viajam constantemente à trabalho ou que flexibilizam os locais de trabalho, permitindo aos seus funcionários a modalidade home office.

Com o sistema de gestão na nuvem, os funcionários conseguem acessar os dados da empresa, atualizar relatórios, produzir informações e compartilhá-las em tempo real. Um mesmo documento pode ser visualizado e editado por várias pessoas.

Mais segurança

Está enganado quem pensa que pelo fato de os dados da empresa não estarem armazenados em HD’s internos, corre-se mais risco em perder as informações ou tê-las invadidas por terceiros. Um sistema na nuvem têm se mostrado mais seguro, por uma série de fatores. Os provedores de “Cloud Computing” utilizam-se de padrões internacionais de segurança, como criptografia avançada, SSL, ISO, dentre outros. Sendo assim, o risco de invasões e perda de dados confidenciais é praticamente nulo.

Um outro fator está relacionado ao armazenamento dos dados e arquivos. Enquanto empresas fazem backups de modo tradicional, demorando horas para realizar as cópias, no sistema de nuvem elas são automáticas, através do espelhamento de servidores. Assim, não é possível perder os dados, pois caso aconteça algum erro, eles estarão disponíveis em outro servidor.

Sistemas constantemente atualizados

Nos sistemas tradicionais é necessário o suporte de uma equipe de TI para fazer a atualização e otimizar o funcionamento dos softwares escolhidos para a gestão da empresa. O atendimento é individual, custa caro e pode demorar a ser realizado. Por isso, o sistema na nuvem se torna uma ótima ferramenta para as pequenas e médias empresas. Ele evita que a sua empresa gaste mais tempo e dinheiro para essa tarefa, e possa investir em outras áreas e novas ferramentas.

E você? Tem alguma experiência com esses sistemas de armazenamento na nuvem? Pode ser até que você já utilize sem saber: Google Drive, Dropbox e 4Shared são alguns exemplos mais comuns. Já pensou em optar por algum ainda mais sofisticado para a sua empresa? Experimente e compartilhe com a gente através dos comentários abaixo!

Conheça o eGestor, um sistema em nuvem para gestão empresarial. Controle de Estoque, Vendas, Financeiro e Nota Fiscal Eletrônica.

 

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br