Somente os empreendedores sabem o quanto pode ser difícil conquistar novos consumidores. Mas ainda mais difícil que aumentar a carteira de clientes é conseguir fazer com que eles queiram comprar novamente para criar-se um ciclo virtuoso de novas oportunidades de negócio e de recomendações.

Para alcançar a tão sonhada fidelização, no entanto, a sua empresa pode começar agora mesmo a dar pequenos passos que, por si só, são capazes de gerar resultados surpreendentes. Confira 6 dicas para fidelizar os seus clientes:

Converse

Uma das melhores formas de estreitar o relacionamento e identificar situações problemáticas, antes mesmo que elas ocorram, é se comunicar constantemente com os clientes. Essa interação pode ser ativa, com o uso de newsletters, jornais e mensagens para a divulgação de notícias e informações importantes, ou então de forma passiva, abrindo canais de comunicação para que os clientes façam sugestões ou reclamações quando quiserem.

No entanto, não use os canais de comunicação da empresa somente para fazer publicidade de produtos e serviços: transmita informações úteis sobre a empresa e o mercado para que os clientes se sintam em uma verdadeira parceria e não somente em uma relação comercial.

Seja humano

Muitos empresários gostam de se esconder atrás de e-mails corporativos e centrais de atendimento burocráticas. No entanto, a incapacidade de falar com pessoas verdadeiras, que estão dispostas a ouvir os problemas do cliente e ajudar na sua resolução, é um dos maiores obstáculos na busca pela fidelização.

Atenda os seus consumidores de forma pessoal, pois as pessoas sentem uma conexão maior quando conhecem os nomes umas das outras, garantindo o terreno adequado para o surgimento de relacionamentos de confiança e mais duradouros.

Seja pessoal

Essa dica também vale no sentido contrário: em todas as suas ações e comunicados, procure chamar o cliente por seu nome. Isso faz com que ele se sinta valorizado pelo que é e não somente mais um número para a sua empresa.

Surpreenda

Essa dica pode parecer dispensável para muitos empresários, mas as chances de fidelização são muito maiores quando o cliente está esperando a entrega de um produto ou serviço e você satisfaz não somente essa expectativa básica, mas ainda oferece algo a mais.

Mesmo que isso represente um custo adicional em alguns momentos, os ganhos certamente virão em novas oportunidades de negócio com os clientes que foram encantados.

Olhe para dentro

Se você quer clientes satisfeitos e fiéis, um importante passo é garantir que os seus próprios funcionários também se sintam dessa forma. Portanto, seja íntegro em todas as relações com a equipe e capriche nas iniciativas de gestão de pessoas para garantir um bom ambiente de trabalho. Além disso, invista em treinamentos sobre atendimento ao cliente para que os colaboradores possam realizar as suas atividades com a mesma mentalidade que os proprietários do negócio.

Seja flexível

Grande parte da demanda das pequenas e médias empresas vem de clientes que querem soluções mais personalizadas para os seus problemas. Por isso, use essa tendência a seu favor e lembre-se de que cada consumidor possui preferências e características individuais, desenvolvendo soluções únicas para cada um deles.

Ao invés de se concentrar somente em novas oportunidades de negócio ou no fechamento de contratos mais vantajosos, a sua empresa também deve investir no relacionamento com os seus parceiros atuais, pois os retornos podem ser incríveis.

E você? Quer ter acesso a outras dicas que podem tornar o seu negócio mais rentável? Então fique por dentro do blog do Egestor para conferir as nossas últimas publicações.

Escrito por eGestor
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