Cada vez mais a presença de uma marca na internet tem ditado a percepção da empresa por seus consumidores. Nesse cenário, qualquer gafe nas redes sociais pode se tornar extremamente prejudicial para a imagem do negócio. Melhor não correr esse risco, não concorda? Pois foi pensando nisso que decidimos criar uma lista com 8 erros normalmente cometidos por empresas nas redes sociais. Confira a postagem de hoje e fique por dentro do nosso pequeno manual de conduta on-line:

Deixar seus clientes sem resposta

Não responder seus clientes em uma rede social — seja ela o Twitter, o Facebook ou o Instagram —, é sinal de que você não se preocupa muito com a satisfação dos consumidores. Para não passar essa imagem nada benéfica, tanto elogios como críticas mais pesadas devem ser considerados, sempre recebendo um tratamento de polidez e respeito.

Apagar críticas e comentários negativos

Apagar críticas e comentários negativos de suas páginas não só não resolve o problema como, em vez disso, deixa claro para as pessoas que elas foram total e completamente ignoradas pela empresa. Que tal usar esses feedbacks para melhorar seus produtos ou sua prestação de serviços? Saiba como fazer isso corretamente com a ajuda deste post.

Tratar as redes sociais como iguais

Já que cada rede social tem suas especificidades, sua empresa deve procurar repeitá-las. O Twitter, por exemplo, é ideal para postagens curtas e informais, com anúncios de promoções ou links para o site da sua companhia. O Facebook, por sua vez, comporta imagens e textos mais longos, preferencialmente com conteúdo instigante e focado no compartilhamento entre usuários. Já o Instagram exige tratamento das imagens antes de serem postadas. Em comum a todas, as legendas que não traduzem o perfil da organização são um dos maiores erros de empresas nas redes sociais. Vale ficar de olho!

Postar informações apenas sobre a empresa

Em redes sociais como o Facebook, é muito comum que os usuários curtam páginas não porque usam os produtos ou serviços das empresas, mas porque as postagens dessas companhias são interessantes. Sendo assim, não faça apenas propaganda dos seus produtos. Procure instigar seus leitores com conteúdo de interesse geral. Quem sabe curtindo seus materiais eles não acabem chegando à sua página, gostando do que oferece e eventualmente virando consumidores efetivos?

Inundar a timeline dos seus seguidores

Inundar a linha do tempo dos seus seguidores significa compartilhar conteúdo em excesso. O número ideal de postagens varia de acordo com a rede social e seu público, mas o recomendável é publicar pelo menos dois posts por dia, em horários espaçados. Assim você aproveita melhor a atenção dos usuários e não repete um dos mais comuns erros de empresas nas redes sociais!

Descuidar da ortografia e da gramática nas postagens

Tenha muito cuidado para não cometer erros grotescos de ortografia e gramática nas postagens, porque esse tipo de descuido pode demonstrar falta de profissionalismo e de cuidado com os textos que sua empresa elabora.

Focar em quantidade em vez de qualidade

Mais postagens não significam, necessariamente, uma melhor imagem para sua empresa nas redes sociais. Por isso, procure sempre focar na qualidade do material como um todo, seja na seleção das imagens ou na própria elaboração do conteúdo.

Tomar partido em assuntos muito polêmicos

Pode até ser tentador tomar partido em assuntos polêmicos da atualidade, como política e religião, porém, postagens com esse tipo de conteúdo podem se tornar um tiro pela culatra, afastando clientes essenciais para seus negócios e desviando o foco do perfil da empresa.

Agora que você já sabe exatamente quais são os principais erros de empresas nas redes sociais, você poderá tomar mais cuidado ao administrar suas contas na internet, certo? Quer mais informações sobre temas parecidos com esse? Assine nossa newsletter e receba atualizações constantes!

Escrito por eGestor
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