fbpx

8 filmes que todo empreendedor deveria ver

O cinema é umas das mais belas e populares formas de artes existentes. Diferente, por exemplo, das pinturas e esculturas, o cinema é acessível para praticamente todas as pessoas. E, assim como em todas as artes, sua função vai muito além do mero entretenimento.

Entre as suas funções, podemos destacar a educacional. Visto que vários títulos são adequados para a aprendizagem e fixação de diversos conteúdos dos currículos. Seja a nível de educação básica, ou a nível de ensino superior. Tem a função de instruir sobre a estética; ou seja, sobre o que é considerado belo pelo prisma de diversas culturas; também tem a função de expandir o que se sabe sobre determinadas culturas; dentre diversas outras.

Para aqueles que têm seu próprio negócio, essas múltiplas funções, todas com aplicações práticas na vida real, são igualmente válidas. Por isso, você conhecerá uma lista com 8 títulos úteis, seja para inspiração, para lições de vida ou simplesmente para entretenimento de qualidade.

O Lobo de Wall Stret (2013)

Trazendo Leonardo Di Caprio interpretando o protagonista Jordan Belfort, é um filme bastante controverso. Ele basicamente fala das tentações que o dinheiro e o poder podem trazer.

“A única coisa entre você e seu objetivo é a história de m**** que você fica contando para si mesmo sobre o porquê de não conseguir alcança-lo” é uma das frases mais célebres do filme. No entanto, quando os objetivos são atingidos, vem poder, fama, mulheres e drogas, que podem prejudicar o sucesso. Assim, a disciplina é fundamental para manter o sucesso alcançado.

O Poderoso Chefão (1972)

Considerado um dos maiores clássicos do cinema, ele também é uma obra-prima para os empreendedores. O filme conta a história do Poderoso Chefão e de seu filho Michael Corleone. Michael assiste o pequeno negócio da família crescer. E, eventualmente, se torna parte da maior família do crime organizado da cidade de Nova Iorque.

Apesar de tratar das vias ilegais (não recomendadas para nenhum empreendedor), pode ser uma ótima lição de como alcançar o topo. E, principalmente, de como conseguir se manter nele.

Como Enlouquecer Seu Chefe (1999)

Apesar de se tratar de uma das mais engraçadas e melhores comédias, este filme tem muito a ensinar. Principalmente no que diz respeito à tomada de atitude.

Nele, o personagem principal Peter Gibbons descobre o quanto odeia ficar das 9h às 17h dentro de um cubículo olhando para a tela do computador. Ainda mais tendo que cumprir ordens de seu terrível chefe. E, a partir de então, a história se desenrola da maneira mais cômica possível. Mas, além de divertir, o filme também é motivacional. Isso, pois encoraja os empreendedores a deixarem a segurança de lado e se arriscarem no que realmente gostam.

Coco Antes de Chanel (2009)

Com um número cada vez maior de empreendedoras bem-sucedidas, não poderíamos deixar de fora da lista um filme que retrata o início de uma das mais brilhantes mentes do mudo fashion. E, mais tarde, criadora de uma das marcas mais valorizadas de todo o mundo.

A grande ousadia da Coco foi, em uma época extremamente conservadora, livrar o guarda-roupa das mulheres de peças desconfortáveis, como o espartilho. E, a partir disso, incluir roupas do guarda-roupa masculino. Mas, para alcançar isso, ela teve que superar diversos obstáculos e preconceitos. Um ótimo filme sobre coragem e perseverança.

Invictus (2009)

Um homem recém-saído da cadeira que busca cumprir seu propósito de vida. Seria mais uma história clichê se este homem não fosse Nelson Mandela. E se seu propósito de vida não fosse reunir a África racialmente segregada pelo Apartaid.

Eleito Presidente da África do Sul há pouco tempo, ele tem a difícil missão de reunir brancos e negros para que possam viver conjuntamente e de forma pacífica. A resposta para isto Mandela encontra no Rugby, um esporte bastante popular no país. Mas, para que possa fazer isso, tem que se unir ao capitão do time, um jovem branco, demonstrando toda a sua capacidade de negociação.

O Jogo Da Imitação (2015)

A história deste filme é bastante cativante. Um dos motivos é por tratar de um tema que muitas pessoas se interessam: a Segunda Guerra Mundial. Uma equipe formada pelo governo britânico tem como missão desvendar o código utilizado pelos alemães durante a guerra. No entanto, o matemático Alan Turing, um dos mais importantes membros da equipe, tem dificuldades em trabalhar em grupo.

Com o passar do tempo e diversas lições aprendidas, o matemático não só aprende a trabalhar em equipe, mas também passa a libera-la na construção de uma máquina capaz de decifrar o código. O filme é uma verdadeira lição de como é importante saber trabalhar em equipe e reconhecer o papel fundamental que cada membro tem.

Jamaica Abaixo De Zero (1993)

A história começa quando Irwin Flitzer, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Inverno no Bobsleight, tem que devolver a medalha por ter trapaceado. Alguns anos depois, o jamaicano Darick Bannock, filho de um de seus melhores amigos, se machuca e não consegue se classificar para as Olimpíadas. Mas decidido a competir de qualquer maneira, ele pede a ajuda de Irwin para participar das Olimpíadas de Inverno pelo Bobsleight. Assim, criando a primeira equipe jamaicana na história do esporte.

Ao chegar ao local da competição, a equipe é ridicularizada, tanto por conter membros de um país tropical e sem nenhuma tradição no esporte como por ter um treinador sem nenhuma credibilidade. Para os empreendedores, a lição que fica é que muitas vezes a autoconfiança e a coletividade podem ser grandes aliadas em cenários pouco favoráveis.

Antes de Partir (2007)

Nada melhor que terminar a lista com a bela mensagem de esperança deste filme. Basicamente, ele conta a história de dois senhores, um muito diferente do outro, com câncer em estado terminal. Mas, antes de partirem, eles têm uma lista de sonhos que sempre quiseram realizar e decidem fazer uma viagem ao redor do mundo para realizá-los.

É uma história de superação e de não conformismo, demonstrando que nunca é tarde para fazer aquilo que se deseja.

Início 9 Empreendedorismo 9 8 filmes que todo empreendedor deveria ver
Escrito em: 06/01/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Maria Paula Siqueira Camargo

    Irei assistir

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...