Todo empreendedor, para abrir um negócio próprio, precisa encarar alguns desafios — como por exemplo os desafios de traçar um planejamento adequado, lidar com a burocracia da documentação e selecionar uma mão de obra qualificada para contratação. Abrir e conseguir gerir uma empresa com eficácia exige algumas habilidades e conhecimentos sobre gestão, marketing, e vendas, por isso, o empreendedor tem que se preocupar com todos esses fatores, e não ficar focado apenas na atividade central de seu negócio. Mas como abrir o próprio negócio? Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar no esclarecimento e na realização das primeiras etapas desse processo

abrir o proprio negocio

Burocracia

Para se abrir um negócio, o primeiro documento que deve ser elaborado é o Contrato Social ou o Requerimento de Empresário, para o caso de sociedade ou de empresário individual, respectivamente.

O Contrato Social é um documento que define tudo que é relativo à empresa — como por exemplo informações sobre quem são os sócios dados cadastrais e a devida participação de cada um, qual o capital empregado e a descrição das atividades que serão realizadas. Ele deve ser registrado na Junta Comercial. Já o Requerimento de Empresário é um documento para o empresário individual que deve possuir informações e dados cadastrais do empreendedor, o ramo de atividade, capital empregado e, assim como o Contrato Social, deve ser registrado na Junta Comercial.

Após o registro desses documentos iniciais, as próximas etapas consistem em emissão de CNPJ, inscrição municipal e estadual — havendo isenção em alguns casos —, alvarás, registros na previdência social e nos sindicatos e, caso seja necessário, emissão de licenças.

Planejamento financeiro

É fundamental planejar e registrar os gastos com documentação, contabilidade e deslocamento, dentre outros, para se saber que custo a abertura do negócio irá requerer inicialmente. É necessário também controlar todas as operações de entrada e saída para estar consciente do real desempenho da empresa. Isso permite que o empreendedor saiba como está a saúde financeira de sua organização e quais são os pontos que necessitam de melhorias. Para auxiliar nesse planejamento, pode-se lançar mão de um software financeiro, que acompanhe as finanças da empresa por meio das movimentações realizadas.

Tipo de tributação

A escolha do regime tributário a ser adotado é um passo importante, já que uma escolha inadequada pode gerar pagamentos inapropriados de impostos que venham a comprometer a saúde financeira da empresa. O regime tributário tem que ser adotado de acordo com estudos sobre o negócio, levando em conta sua área de atuação, seu porte, sua receita e assim por diante. O ideal é que um contador seja o responsável por fazer esse tipo de análise e por indicar, de acordo com as características da empresa, qual é o regime mais adequado ao seu perfil.

Contratação de mão de obra

Na hora de contratar alguém, é importante procurar um profissional capacitado e bem qualificado, já que o trabalho dessa pessoa irá impactar diretamente no produto ou no serviço oferecido ao cliente. E lembre-se de que, ao efetuar o planejamento das finanças, é essencial levar em consideração o encargo sobre o salário, a fim de não comprometer o valor esperado como receita.

Em um mercado tão competitivo e com tantas opções ao alcance, é essencial que o empreendedor busque melhorar suas competências gerenciais constantemente. Conhecer bem seu nicho de mercado e seus concorrentes, além de entender bem do seu negócio, são características fundamentais que um empresário deve ter para conseguir que sua organização se destaque em meio às outras.

Sebrae: Dicas e cuidados na hora de abrir um négocio


Agora que você sabe quais são os primeiros passos para se abrir uma empresa, conte-nos: você pretende se tornar um empreendedor? Qual será o ramo de seu negócio? Deixe seu comentário e compartilhe conosco as suas experiências!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br