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Aprenda dicas para melhorar as vendas em comércio varejista

Em setembro de 2016, as vendas no Brasil já tinha acumulado uma queda de 6,5%, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Problemas como desemprego e inflação debilitaram a renda das famílias, impactando diretamente o comércio varejista. A boa notícia é que reunimos aqui dicas infalíveis para melhorar suas vendas!

Confira instruções simples de como lidar com a falta de tempo e pessoal, despertar o interesse do público, encantar clientes, organizar sua empresa e aumentar os lucros. Seguindo a estratégia adequada, vários empreendedores de diferentes perfis estão crescendo no mercado. 

Seja em grandes e complexas organizações ou também nas micro e pequenas empresas, com equipes multitarefa, é fundamental aprimorar processos, otimizar custos e inovar. Com menos dinheiro no bolso, os clientes estão cada vez mais exigentes para gastar!

1. Desperte o interesse do público

Atrair e envolver clientes é o primeiro passo para o sucesso de qualquer empreendedor. Em um contexto de retração econômica, destacar-se em meio aos concorrentes exige ainda mais criatividade. 

Quem ainda não agregou as ferramentas digitais à sua estratégia de vendas está perdendo inúmeras oportunidades de negócios. E o melhor: é possível começar a fazer isso sem a necessidade de grandes investimentos. 

A empresa que ainda não tem site precisa desenvolver logo o seu. E aquela cujo site não oferece atrativos para estimular novos acessos precisa rever sua estratégia! Estude a viabilidade de vender online, oferecendo informações detalhadas sobre seus produtos, além de divulgar seu endereço físico.

Também nas redes sociais, é importante ter uma postura proativa. Ofereça a seus visitantes conteúdo de relevância e envolva seu público. Seja rápido, gentil e prestativo para responder a dúvidas e comentários. Solicite ainda depoimentos de clientes satisfeitos.

Divulgue ações promocionais e chame atenção para o seu negócio. Palestras com especialistas são ótimas para atrair público interessado no seu produto ou serviço. Também aproveite datas comemorativas e conceda vantagens como descontos por fidelidade ou pela indicação de novos clientes. 

2. Crie o ambiente ideal para vender mais

Ao adentrar sua loja física, o consumidor deve se sentir confortável para que permaneça o máximo possível. Assim, terá mais chances de concretizar o negócio. 

O ponto de venda deve ter um bom acesso, o que varia conforme o público-alvo. Por exemplo, é interessante para um escritório de advocacia estar situado próximo a um Fórum, ou para uma farmácia estar nas imediações de um hospital ou próxima de onde as pessoas residem. 

Em cidades de clima quente, vale a pena investir em um ambiente climatizado. Música em volume adequado também pode ser agradável. As prateleiras devem sempre estar organizadas e os produtos, dispostos de maneira a estimular que o cliente se lembre de outras necessidades e leve mais para casa. Em mercearias, convém posicionar ao fundo os itens de grande procura. Assim, para chegar ao que deseja, o consumidor tem oportunidade de observar diversas outras mercadorias.

Se você possui loja virtual, ela precisa ser rastreável facilmente nos mecanismos de busca e oferecer uma experiência agradável para o internauta. É oportuno oferecer certificados de segurança digital e zelar por uma boa avaliação nos rankings especializados.

3. Encante seus clientes pelo atendimento

Aqui está o maior segredo para obter sucesso nas vendas. O atendimento é responsável por identificar uma oportunidade ou necessidade e converter a intenção de compra em negócio concreto. É fundamental envolver o cliente, compreendendo suas necessidades, assegurando uma interação agradável e todas as informações sobre o produto ou serviço.

Busque sempre a comodidade do consumidor, seja oferecendo entregas em domicílio ou facilidades de pagamento (aceitando cartões, crediário próprio, parcelamento, descontos). Acolha sugestões e procure esclarecer dúvidas ou solucionar rapidamente qualquer insatisfação. 

Um cliente satisfeito pode se tornar seu melhor vendedor, ao recomendar sua empresa para seus contatos. Mas caso seja desagradado, pode também comprometer a reputação de seu negócio junto ao público. 

Por isso, é fundamental zelar por uma equipe motivada e produtiva. Cada vendedor precisa conhecer bem o produto ou serviço que oferece. Qualificar seus colaboradores para que atendam bem é um investimento crucial. Da mesma forma, analise o perfil de cada profissional para formar um time de vendas campeão.

4. Consolide um relacionamento duradouro

O bom vendedor sabe demonstrar interesse pelo seu cliente, pois ele gosta de lidar com pessoas. Estabelecer uma relação de confiança fideliza e também potencializa as oportunidades de venda.

Ofereça benefícios em troca de dados cadastrais, para que possa estreitar o relacionamento com seus clientes. Aproveite também para fazer perguntas como “o que o trouxe à nossa loja?” ou “por qual meio foi informado de nossa promoção?”. 

De posse das informações, você pode aproveitar datas comemorativas, como aniversário, dia das mães ou dia dos namorados para oferecer produtos ou simplesmente gerar percepção positiva da sua empresa — enviando uma mensagem personalizada, por exemplo. É mais fácil e custa menos vender mais para o mesmo freguês do que buscar novos clientes!

5. Reveja periodicamente a sua estratégia de preços

Descontos não são a única maneira de chamar atenção para seu produto ou serviço. Quando é recorrente, a prática pode até gerar desconfiança no consumidor. 

É necessária muita cautela ao deslocar o foco da venda para o preço em vez de enaltecer as qualidades do produto ou serviço. Procure oferecer benefícios atrelados a alguma ação, como combinações de produtos complementares.

Por outro lado, pode ser estratégico subir determinado preço para aumentar a percepção de valor do cliente em relação ao produto. Mas não o faça silenciosamente: dê ao freguês a oportunidade de fazer um bom negócio, adquirindo-o pelo valor mais baixo até uma data limite.

Guia de Gestão Estratégia

6. Acompanhe as métricas e tenha resultados formidáveis

Qualquer tomada de decisão gerencial deve se basear em informações atualizadas e seguras. Uma melhor alocação de recursos é consequência do controle financeiro para identificar oportunidades e traçar estratégias de otimização do seu custo-benefício. Ao final, tudo vai refletir na experiência do cliente, assegurando assim a continuidade do negócio.

É importante saber com precisão até onde ir em ações promocionais, controlar o fluxo de caixa, folha de pessoal, estoque, estatísticas de vendas, cadastro de clientes e fornecedores, lucratividade e inadimplência.

Existem sistemas no mercado que auxiliam o empreendedor nesta tarefa. As novas tecnologias estão aí para conectar informações e favorecer a análise dos dados.

7. Não perca tempo nem recursos

A organização das informações e processos evita que os profissionais percam tempo e esforços, comprometendo seu desempenho. Planejar é fundamental para qualquer negócio, pois significa analisar comportamentos dos diversos indicadores buscando a simplificação dos fluxos de trabalho. 

Quanto a vendas, por exemplo, investigue os hábitos de consumo de seus clientes. Também confira a periodicidade entre aquisição de mercadorias, complementariedade de itens e outros dados que podem revelar oportunidades. Da mesma forma, se a produtividade de vendedores que trabalham com produtos similares divergir muito, pode significar a necessidade de ajustes na equipe.

Com certeza você revisitou mentalmente diversas situações cotidianas e identificou oportunidades ao ler este post. Retomando o início, em que foi apresentado nosso contexto econômico, agora é mais fácil notar que o pessimismo muitas vezes mascara possibilidades de ação — o cerne de empreender é a busca de novas oportunidades!

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EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas
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Escrito em: 29/11/16
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

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5 Comentários

  1. SILVANA

    JÁ TRABALHO COM VCS A ALGUM TEMPO E NUNCA RECEBI ESSE TIPO DE ENSENTIVO OBRIGADA POR MANDAR ESSAS DICAS VOU ABISOLVER O MAXIMO E AGREDITO QUE VAI SER UTIL.

    Responder
  2. gealdo luzio

    gostaria de ter mais imformacoes

    Responder
  3. Carlos Caetano Gomes Da Silva

    Achei ótimo,principalmente para min que pretendo trabalhar com representações.
    Vou absorver o máximo.

    Muito obrigado.

    Responder
  4. marcelo

    Boa tarde, adorei o site, parabéns.

    Responder
  5. Marcelo Nunes Costa

    Temos que sempre estar atentos ao cliente!!!!

    Responder

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