impostos federais, estaduais e municipais

Ter um certificado digital é imprescindível para que os empreendedores possam cumprir com o novo modelo de emissões de documentos fiscais totalmente digitais, substituindo a impressão em papel, conforme foi proposto pelas Secretarias da Fazenda de todo o Brasil. A certificação completamente digital reduz os custos referentes a impressão e envio de notas fiscais em papel, além de otimizar este processo.

O eGestor oferece o certificado digital A1 incluso para as empresas, desde que assinem um dos planos oferecidos pelo sistema, como veremos mais adiante. 

O que é um certificado digital 

Antes de falar sobre a obtenção do certificado digital  no sistema eGestor, primeiramente é preciso entender o que de fato é este  certificado. Se trata de uma assinatura com validade jurídica que garante segurança as transações eletrônicas e outros serviços via internet, como a emissão de nota fiscal eletrônica e DANFE, envio de declarações da empresa, obtenção de gerenciamento eletrônico de documentos (GED) e consulta e atualização de dados cadastrais, por exemplo. 

É portanto um documento eletrônico que identifica o seu usuário por meio de dados descritos em um cadastro, tanto de uma pessoa física, quanto jurídica. O certificado digital  é importante especialmente para as empresas que realizam a emissão de notas fiscais eletrônicas.

Por meio do certificado digital, a NF-e é assinada digitalmente garantindo a sua  validade como documento fiscal. É impossível fazer a emissão de nota fiscal eletrônica sem possuir um certificado digital. Este certificado também é utilizado para a transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias.

Certificado digital A-1 incluso no eGestor

Atualmente o eGestor oferece o certificado digital A-1 incluso de forma simples e corriqueira, onde sem nenhum custo adicional recebe-se o certificado. Esta certificação inclusa oferecida pelo sistema pode levar a uma economia de R$ 250,00 ou mais dependendo da certificadora, pois só é pago o sistema. A tiítulo de exemplo, hoje, o valor do plano anual básico é de R$ 499,90, se fosse necessário comprar o certificado a parte, acarretaria a soma do custo do certificado mencionado acima. Como não é o caso, o sistema sai apenas por R$ 250,00 no primeiro ano! A partir do momento em que é feita a compra do sistema, o cliente será encaminhado para o processo de retirada do certificado feito por uma Autoridade Certificadora, o qual vamos explicar posteriormente. Para este processo de retirada, é necessário averiguar a disponibilidade de uma certificadora em sua cidade. O certificado no eGestor só é fornecido mensalmente a partir do plano plus e somente via contrato. No plano básico, é apenas se assinado anualmente. Se você quiser saber mais informações referente aos planos oferecidos pelos sistema eGestor, acesse o site.

Processo de retirada do certificado digital A-1

Após a obtenção do certificado digital A-1 de forma inclusa no eGestor, é necessário realizar o seu processo de emissão junto a Autoridade Certificadora. Confira como o passo a passo para a realização deste processo:

1-Realizar a solicitação

Quem deseja possuir um certificado digital deve primeiramente procurar a Autoridade Certificadora mais próxima de sua localidade, desde que esta autoridade seja credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP). Estas autoridades são responsáveis pela emissão de certificado com validade garantida pela Receita Federal, e então definir qual o tipo de certificado digital é mais adequado para a sua empresa.

2-Documentação necessária

O interessado na certificação digital deve reunir os seguintes documentos:

  • Contrato social da empresa;
  • Cartão CNPJ atualizado
  • Documento de identificação, CPF e comprovante de residência do representante da empresa.

3-Aguardar o processo de validação

Feito o pedido de solicitação e a entrega de documentos, o interessado na certificação digital deverá agora aguardar o processo de validação, que é realizado pela Autoridade Certificadora

4-Realizar a emissão do certificado digital

E emissão é o passo final na obtenção de um certificado digital. Após o processo de emissão, o usuário será informado acerca das suas credenciais, senhas e chaves de acesso, além da mídia onde estarão armazenadas as informações referentes da certificação.

Como cadastrar o seu certificado digital A-1 no eGestor

Com o seu certificado digital A-1 já em mãos e devidamente validado, o eGestor permite com que você faça o seu respectivo cadastro no sistema. Para fazer isso basta ir ao menu “NFE”. Neste menu, selecione a aba “configurações”. Ao final desta tela você verá uma outra aba, de certificados digitais. Para gerar outro certificado é só clicar em “novo certificado”, escolher o arquivo em seu computador, inserir a senha e salvar. Pronto, você terá cadastrado um novo certificado digital A1! 

Confira o vídeo demonstrando este processo:

eGestor

O eGestor é um sistema online de gestão empresarial que possibilita além da emissão de notas fiscais eletrônicas e de certificação digital A1, também oferece muitas outras funcionalidades, tais como cadastro de compras e vendas, cadastro de clientes, fornecedores e transportadores da sua empresa, geração de relatórios detalhados de todas as receitas e despesas, contas a pagar e a receber, dentre outras funções.

É um sistema extremamente fácil e acessível para auxiliar na gestão de seu negócio, que possibilita a realização de testes gratuitamente durante um período de 15 dias antes de realizar a assinatura de um dos planos oferecidos pelo eGestor.

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Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br