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Escritório de contabilidade: Como conquistar mais clientes

O ramo da contabilidade é um dos melhores mercados para se atuar. Uma vez que, quando seu escritório consegue ter um bom número de clientes, o lucro é consideravelmente bom. Isto é, o retorno financeiro é sempre positivo. Não é à toa que muitas pessoas hoje investem nesse mercado em busca de melhorias de vida e de uma carreira de sucesso.

No entanto, o que pouca gente sabe é que os escritórios de contabilidade não são apenas um “mar de rosas”. Muito pelo contrário, muitos deles passam por longos períodos de crise e chegam a fechar, encerrando suas atividades. Isso acontece principalmente por dois fatores.

O primeiro é o consecutivo aumento do número de escritórios de contabilidade. Como muitas pessoas veem o sucesso de outros escritórios, acabam investindo nesse ramo. O que faz com que o número de opções aumente. Com esse aumento de escritórios de contabilidade, o que acaba acontecendo é que se divide o número de clientes. Vez ou outra eles acabam “migrando” para outros escritórios em busca de melhores serviços e preços. Com a redução muitas vezes significativa no número de clientes, alguns escritórios deixam de ter renda suficiente para se manterem em funcionamento e acabam fechando.

O segundo e principal motivo que leva muitos escritórios de contabilidade a encerrarem as suas atividades é a dificuldade em captar clientes. Além do crescente aumento da concorrência, é muito difícil conquistar clientes nesse tipo de mercado. Isso porque esses serviços são sempre de extrema confiança, uma vez que o escritório terá acesso a todos os dados e informações sobre as finanças das empresas clientes. Além de se tornar o principal responsável por controlar prazos, calcular as taxas e impostos, e ainda, interpretar as diversas leis e normas da melhor forma.

Porque fidelizar clientes

Diante desse fato, o processo de captação e, principalmente, fidelização de clientes é fundamental e de extrema importância para que o seu escritório de contabilidade consiga sobreviver. Se você prestar atenção e investir nessa etapa, possivelmente não irá sofrer com as consequências da concorrência. Pois assim que você conseguir conquistar a confiança dos seus clientes, dificilmente eles irão procurar outro escritório.

Além de conseguir captar clientes, o que já é extremamente difícil e demorado, é preciso, acima de tudo, fidelizá-los. Pois caso contrário, na primeira oportunidade o seu cliente irá migrar para outro escritório que oferecer qualquer desconto ou promoção que o seu não ofereceu. Dessa forma, é importante você ter em mente que não se trata, portanto, de apenas uma etapa para conquistar os seus clientes para o seu escritório de contabilidade. Isso é um processo que está em constante andamento, e pode ser realizado a partir de pequenos detalhes do seu dia a dia.

Agora que você já sabe e já conhece a importância de conquistar e fidelizar os seus clientes, veja a seguir algumas dicas de como conseguir isso. E assim, garantir o sucesso dos seus negócios. São apenas cinco passos que se seguidos corretamente, com toda a certeza irão contribuir para que você aumente a sua clientela e torne o seu escritório ainda mais reconhecido.

Como conquistar clientes para meu escritorio de contabilidade

Conheça o seu público

A primeira coisa que você precisa para conseguir conquistar mais clientes é saber qual o seu público. Ou melhor, quais são os tipos dos seus clientes. Por exemplo, o seu escritório atende mais empresas de grande ou pequeno porte? Atende apenas empresas ou também atende pessoas físicas? Oferece serviços populares como declaração de imposto de renda? Sabendo disso, você irá conseguir visualizar os melhores formatos para o seu escritório, analisando fatores como: O tamanho do seu espaço físico, se há a necessidade de ampliá-lo, e principalmente, a localização geográfica, se está ao alcance dos seus clientes ou não.

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Escolha um posicionamento

Assim que você conseguir definir qual é o público do eu escritório de contabilidade, outro passo importante para captar seus clientes é estabelecer um posicionamento. Isso porque existem inúmero serviços de diferentes tipos que podem ser realizados por profissionais de contabilidade. Dessa forma, escolha o melhor posicionamento para o seu escritório. Para entender melhor, você deve assumir um tipo de prestação de serviços e se especializar nisso. Porém nada impede que você realize outros. Por exemplo, você pode denominar o seu escritório como especialista para atender empresas de pequeno porte. Ou então, especialista para empresas maiores. Ou ainda, você pode se posicionar como especialista em serviços de RH para pessoas físicas.

Defina e invista em seus potenciais

Como já foi dito, os escritórios de contabilidade estão crescendo em número, o que faz com que a concorrência aumente. Dessa forma, saber reconhecer seus potenciais é um importante passo para conseguir captar clientes. Além de definir quais são os melhores serviços que o seu escritório oferece, é importante também investir em ações que potencializem esses diferenciais, tais como: A capacitação e especialização dos seus funcionários, investimento em melhores softwares, domínio completo das leis e normas e melhorias no atendimento.

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Identidade visual

Além de saber oferecer os melhores serviços, você também precisa se preocupar com a identidade visual do seu escritório. Isso porque muitas pessoas ainda julgam os estabelecimentos pela aparência. Este aspecto é a principal responsável por levá-los a decidir se virarão clientes ou não. Por isso, é fundamental investir em um bom logotipo para o seu escritório de contabilidade, além de cuidar também da aparência física do seu escritório. Manter a sua construção sempre em bom estado e com a pintura em dia é um ponto positivo na hora de atrair clientes.

Disponibilização de materiais e ações online

A internet está presente em todo o canto, e faz parte da vida da maioria das pessoas. Por isso, é essencial que o seu escritório de contabilidade tenha um bom site. Este site deve apresentar as informações necessárias sobre todos os serviços realizados, de modo a passar maior confiança para seus futuros clientes. Além disso, garantir um perfil nas redes sociais também é uma boa alternativa para estar mais acessível aos seus clientes. E sendo assim, conseguir aumentar a sua clientela também através das plataformas online.

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Escrito em: 25/04/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

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