Uma das maneiras mais efetivas de se conquistar o cliente e motivá-lo a realizar uma compra é por meio de um atendimento de qualidade. E a importância desse contato não é apenas presencial: é necessário, também, saber interagir adequadamente por meio de uma ligação telefônica e pela internet.

Como a concorrência é grande e a oferta de produtos e serviços também, o que faz com que uma pessoa compre em uma loja e não em outra nem sempre é o preço. Todos querem ser bem tratados. E muitos estão dispostos a pagar um pouco mais por esse cuidado. Portanto, leia o nosso post e aprenda a fazer um atendimento campeão, daqueles que tornará a sua loja uma referência. Confira!

atendimento campeao

Conheça o cliente e entenda a sua necessidade

Seja educado e simpático. Dê tempo de o cliente entrar tranquilamente na loja e visualizar – ou perguntar – o que deseja. Busque entender o que ele procura e se mostre disponível, mas sem ficar forçando a venda. Identifique a real necessidade dele e tente ser preciso. Ofereça os produtos certos e fique atento para verificar se ele dá margem para novas vendas. Depois de ganhar a confiança, a receptividade para “produtos extras” e para compras em outros momentos, estará, com certeza, maior.

Pergunte o nome do seu potencial cliente

Diga o seu nome e pergunte o da pessoa a qual você está atendendo. Essa ação cria uma empatia extremamente favorável ao processo de venda. Mas nada de intimidade. Utilize sempre o bom senso, e meça se cabe chamá-lo de senhor ou senhora e fuja dos tons coloquiais e de expressões como “querida”. Definitivamente, isso não cai bem!

Faça sugestões

Após identificar o problema que levou aquela pessoa a sua loja, coloque-se no lugar dela e pense em quais opções seriam aceitáveis para solucionar a questão. Em seguida, identifique o que a empresa na qual você trabalha tem a oferecer e faça sugestões ao cliente. Mostre para ele o porquê de o seu produto ser o mais adequado.

Cuidado com as promessas

Jamais, em hipótese alguma, dê alguma informação que não seja verdadeira, ou dê margem para que o cliente crie uma expectativa que o seu produto ou serviço não irá suprir. Tome muito cuidado com o que você irá falar. Criar argumentos pouco sólidos pode até levar à venda naquele momento, mas se a experiência do cliente não for boa, se ele perder a confiança no que você diz, ele nunca mais irá retornar a sua loja. E pior: ainda poderá falar mal dela para outras pessoas. Tome bastante cuidado com as promessas.

Esteja com o seu cliente até o final da compra

Alguns vendedores, assim que finalizam o processo de venda, deixam os clientes “no meio do caminho” e saem ávidos em busca de outros que acabaram de entrar na loja. Depois de todo o trabalho para identificar a necessidade, achar o produto adequado e fechar o negócio, você colocará todo um relacionamento criado a perder, se der a entender que somente a venda era importante. Cuidado com esse tipo de ação. O que fará com a pessoa retorne, não é somente o fato de ela ter encontrado ali o produto que procurava. É a experiência de compra.

Gostou das nossas dicas para atender melhor ao seu cliente? Tem alguma experiência positiva que possa compartilhar conosco? Escreva-nos!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br