contrato social

O Serasa é uma empresa privada de caráter público, cuja atuação está prevista e reconhecida na Lei número 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor). A finalidade do Serasa é reunir e disponibilizar informações relacionadas a pessoas físicas e jurídicas que possuam dívidas financeiras. O Serasa, através de pesquisas e análises, disponibiliza e gerencia um vasto banco de dados com todas as empresas e pessoas que possuam algum tipo de inadimplência financeira perante o comércio ou bancos.

O objetivo original do Serasa é a proteção ao crédito. Reduzindo assim o risco das empresas financeiras e comerciais na concessão de empréstimos, crediários e outras modalidades de crédito ao consumidor ou a outras empresas. Mediante consulta ao cadastro, a empresa está resguardada de conceder crédito a devedores que possuam dívidas em aberto.

O Serasa se distingue do SPC (Serviço Nacional de Proteção ao Crédito) não quanto à finalidade, mas quanto ao público essencial. Enquanto o SPC se dirige mais ao comércio, o Serasa foca em dívidas bancárias. O SPC é um órgão pertencente à Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL). O Serasa recebe das empresas uma taxa mensal para manter o banco de dados.

O que é o Score de Crédito ao Consumidor

O Score de Crédito ao Consumidor é um serviço de caráter qualitativo. A diferença básica é que se destina tanto às empresas que concedem crédito ao consumidor quanto a esse último. Com base no histórico do consumidor, composto pelas contratações de crédito e perfil de pagamento, o Serasa disponibiliza um score, que vai de 0 a 1.000. Este socre tem a finalidade de determinar para as empresas qual o risco da concessão de crédito a cada um dos consumidores. A consulta é feita através do CPF.

Quanto maior é a nota, significa que é menor o risco de inadimplência. Quanto menor a nota, maior é o risco de conceder crédito àquele consumidor. Esse score serve às empresas como parâmetro e indicador para que as mesmas possam tomar decisões quanto a fornecer ou não, e de que forma conceder o crédito.

Serve, inclusive, como base, embora não a única, uma vez que as empresas possuem seus próprios mecanismos de controle, para a classificação de clientes quanto ao valor que os mesmos possam ter. A partir do perfil de pagamento, qualificando as políticas de oferta de crédito e captação de clientes.

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Do ponto de vista do consumidor

A novidade é que agora essa consulta pode ser feita também pelo consumidor. Mediante um cadastro muito simples e rápido no site do Serasa, o consumidor passa a ter acesso ao seu score. Uma vez ciente de como ele é visto pelas empresas de crédito, ele pode realizar consultas para entender como é possível melhorar sua avaliação perante essas últimas. De modo a tomar as providências para obter um score melhor. E sendo assim, melhores condições de crédito.

Apenas se deve registrar que o score no Serasa é apenas um indicador. Repetindo, ele serve para ajudar a respaldar as decisões da empresa credora. Não cabe ao Serasa a decisão acerca da concessão ou não do crédito. Essa decisão cabe à empresa, com base em suas próprias políticas corporativas.

Para o consumidor, a princípio, fica disponível para consulta online somente o score. Não são disponibilizados os detalhes do cadastro do respectivo CPF, cujo acesso ainda está disponível somente para as empresas. O mais importante é que o consumidor tem à disposição, a partir de agora, um importante indicador de como é visto pelas empresas. Inclusive, ao fazer a consulta, o consumidor, além de obter seu score, tem acesso a um comparativo com a média das pessoas com o mesmo perfil geográfico.

Esses dados incluem localização geográfica e faixa etária. Na verdade, essa informação, embora importante para o consumidor, que pode perceber se está bem rankeado dentro de seu perfil geográfico, ganhando condições para melhor negociar, é ainda mais importante para as empresas na elaboração de suas planilhas de segmentação da base de clientes e prospects.

O que compõe o Score de Crédito do Consumidor

Lembrando que o Score de Crédito do Consumidor serve para que as empresas tenham um indicador do risco de inadimplência. Sendo assim, as informações que concorrem para a apuração do Score de Crédito do Consumidor são relacionadas ao pagamento de contas em dia. Além de negativações e histórico de dívidas e negociações.

É sempre bom ressaltar que o score do Serasa trata do risco de inadimplência. Porém, no âmbito da concessão de crédito, há outras variáveis levadas em consideração pelas empresas, como a renda, atividade profissional, estabilidade no emprego. Logo, ter um bom score significa ter boa condição de obtenção de crédito, mas não garante as melhores condições ou todas as portas abertas.

Como melhorar o Score de Crédito

A pontuação do score não é definitiva. Ela muda de acordo com as novas informações que chegam para ser processadas no banco de dados do Serasa. Logo, é possível melhorar o Score a partir dessa consulta. O próprio Serasa, na página de consulta, disponibiliza serviços online para que o consumidor possa solucionar problemas pendentes com dívidas e melhorar sua pontuação.

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Quitação de dívidas

Após fazer o cadastro e acessar seu score, o consumidor, na mesma página, pode ter acesso às dívidas em aberto que podem ser negociadas com as empresas participantes do cadastro do Serasa. A negociação é feita online, sem precisar sair de casa. O cliente escolhe as condições de pagamento, imprime o boleto bancário e pode imediatamente efetuar o pagamento da dívida, que ocorre em condições especiais.

Esse serviço favorece a ambas as partes: credor e devedor. O primeiro ganha uma forma prática de recuperar crédito, enquanto o segundo obtém condições vantajosas de pagamento, limpa o nome e ainda melhora sua pontuação.

Cadastro Positivo

Outro serviço disponibilizado pelo Serasa ao Consumidor, mas que atende também às empresas, é o Cadastro Positivo. O Cadastro Positivo funciona como uma espécie de currículo financeiro. O consumidor autoriza o Serasa a abrir o seu Cadastro Positivo através do site. Aberto o cadastro, as contas pagas pelo consumidor começam a ser registradas, formando um histórico de pagamentos.

Esse histórico pode ser acessado pelas empresas cadastradas, servindo como um excelente indicador favorável ao consumidor. Vale lembrar que o histórico também contribui para a avaliação de risco de inadimplência efetuada pela empresa. Sem dúvida alguma, o Cadastro Positivo é um serviço que pode ajudar bastante o consumidor a ter suas solicitações de crédito aprovadas com as melhores condições. Inclusive com relação às taxas de juros em empréstimos e financiamentos.

Segundo reportagem do Valor Econômico, com a adesão ao cadastro positivo, 22,1 milhões de consumidores seriam incluídos no mercado de crédito. Segundo reportagem do Portal Extra, a adesão ao cadastro positivo ampliaria o crédito em até R$ 1 trilhão.

Informações que constam no Cadastro Positivo

As informações disponibilizadas no Cadastro Positivo são aquelas relacionadas a crédito e pagamentos. Estão incluídos: empréstimos, financiamentos, crediários e contas de consumo (gás, luz, água e telefone fixo).

Monitoramento do CPF

Outro serviço disponibilizado pelo Serasa é o monitoramento do CPF: O Serasa AntiFraude. O consumidor é informado sempre que houver qualquer alteração em seu cadastro ou consulta do CPF feita por uma empresa. Além dessas informações, é possível para o consumidor checar a abertura de empresas em seu nome, alterações no CPF, e a possibilidade de ser negativado. A diferença é que esse serviço é pago, a partir de R$ 7,49 ao mês.

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