exploração de areia

Segundo dados divulgados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), há pelo menos 55 minerais diferentes explorados em nosso país, o que é uma informação importante para compreender porque ter um negócio de exploração e comércio de areia é uma atividade lucrativa. A indústria, como informa o DNPM, é diversificada e entre os minerais mais importantes está a areia, amplamente utilizada na indústria da construção civil.

Obtida de rochas sedimentares, depósitos de rios e planícies, entre outras formas, a areia é extremamente consumida no Brasil, em construções de prédios, residências, rodovias, estradas e muito mais. Por isso mesmo, é um produto lucrativo e montar uma empresa que explora e comercializa areia é uma excelente opção de empreendimento para quem deseja ter sucesso financeiro. No entanto, é comum que existam muitas dúvidas quando o assunto é abrir um negócio desse segmento.

Você sabe como montar um negócio de exploração e comércio de areia? Confira todas as informações e dicas que temos para você neste artigo!

Como abrir uma empresa de exploração e comércio de areia?

Em primeiro lugar, será preciso adquirir conhecimentos sobre esse mercado, caso você ainda não atue no ramo. Isto é, aprender quais são as formas e métodos de exploração de areia e, também, quais são as especificações e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Normas Brasileiras (NBR), haja vista que a areia é um tipo de produto que precisa atender ao padrão de qualidade inspecionado por esses órgãos.

Depois, é o momento de abrir uma empresa (fazer o CNPJ) para atuar de forma regular no mercado. Com isso, você também pode passar a contar com uma série de benefícios exclusivos das empresas regularizadas, como empréstimos e incentivos fiscais. Sair da informalidade é essencial para que você tenha um negócio lucrativo e com grande alcance de clientes.

Quais são os tipos de areias comercializáveis?

De acordo com a ABNT, são:

  • A areia fina, que possui de 0,15 até 0,6 mm;
  • Areia média, que possui de 0,6 até 2,4 mm;
  • Areia grossa, que possui de 2,4 até 4,8 mm;
  • Areia mista, que pode mesclar fina, média e grossa;
  • Areia de britagem, que pode ter até 4,8 mm.

Cada tipo de areia serve para aplicações diferentes e, se o objetivo é ter um negócio lucrativo, é primordial saber tudo sobre o assunto para bem atender o seu público-alvo. A areia fina é utilizada para fazer argamassa, rebocos e preparação de concreto, entre outras aplicações, da mesma forma que a areia média; enquanto a areia grossa, por sua vez, pode ser utilizada nas massas de cimento e assentamento de tijolos, entre outros; e a areia britada na construção de concreto estrutural.

Como funciona a exploração de areia?

Atualmente, cerca de 90% da areia comercializada no Brasil é obtida por meio das explorações de leitos de rios, enquanto apenas 10% é proveniente de depósitos lacustres, rochas, várzeas e arenitos. A demanda nacional, por sua vez, é de aproximadamente 400 milhões de toneladas e, por isso, é possível dizer que vale a pena montar um negócio de exploração e comercialização de areia. Nesse sentido, o estado que mais se destaca na exploração de areia é São Paulo, que produz mais de 80% da areia natural nacional.

Você pode comprar areia para revender ou trabalhar diretamente com exploração do material em seu negócio. Há uma série de cursos simples e rápidos que te ensinam tudo sobre como explorar areia e lucrar muito com isso.

Marketing e propaganda: qual é a importância?

Para que o seu negócio tenha clientes e seja absolutamente rentável, é preciso que os seus clientes conheçam a sua empresa e daí vem a importância das ações de marketing. Dessa forma, vale a pena investir em anúncios em redes sociais, como Facebook e LinkedIn, entre outras, além de desenvolver estratégias (SEO) para que o seu negócio seja facilmente encontrado pelo público-alvo, através de sites de buscas, como o Google.

Com o auxílio da tecnologia, é possível ter acesso ao marketing eficiente, barato e de alta qualidade para obter retorno financeiro. Por isso mesmo, você não deve deixar de investir nas propagandas que conversam com o seu público. Outro modelo que pode valer a pena é investir em propagandas pagas no jornal da sua cidade ou na rádio. Mostre a todos os seus potenciais clientes quais são os diferenciais do seu negócio de exploração e comercialização de areia.

Sistema de gestão: por que é fundamental no seu negócio?

A sua empresa pode ter um excelente produto, apresentar ótimo atendimento ao consumidor e, ainda assim, não dar certo. O mercado de exploração e venda de areia é competitivo e sai na frente os negócios que investem em um sistema de gestão equilibrada e organizada. Nesse sentido, mais uma vez é possível contar com o auxílio da tecnologia, haja vista que hoje já existem diversos programas e sistemas de gestão automatizada que facilitam, e muito, no controle financeiro e administrativo da empresa.

Sem uma boa gestão, é impossível ter um negócio lucrativo, já que as confusões e mal entendidos vão ser problemas recorrentes e você pode perder muito tempo com isso. Investir em um sistema on-line, como o eGestor-ERP On-line, é uma solução para que você possa ter o controle total da sua empresa de exploração e comercialização de areia, uma vez que o programa é simples, rápido e apresenta recursos, como: Controle Financeiro, Controle de Estoque, Fluxo de Caixa, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e muito mais.

Esse artigo foi útil para você? Então, envie-nos um feedback com a sua opinião, sugestão ou crítica!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br