fbpx

Barbearia de sucesso: Como montar uma em poucos passos

Um dos setores de empreendimento que tem atraído cada vez mais profissionais dispostos a investir em um negócio próprio são as barbearias. São locais que ganharam força nos últimos anos. Trazendo consigo uma sensação nostálgica, pelo ambiente oferecido aos clientes; e moderna, com conforto e facilidades oferecidas aos fregueses. Em conjunto com um trabalho bem feito e de acordo com todas as tendências que possam agradar a seus clientes.

Embora possam ser vistas de forma simplista como negócios pequenos e pessoais, as barbearias exigem muito mais do que apenas o desejo de se investir em um empreendimento próprio.

Uma barbearia é um empreendimento que requer profissionais talentosos. Que saberão realizar seu trabalho sem nenhum risco de erro, além de garantir a satisfação de seus clientes. Porém, para que uma barbearia se torne um negócio de sucesso a visão empresarial e administrativa de seu proprietário é extremamente necessária. Podendo representar a diferença entre o sucesso e afirmação no mercado ou o fracasso desta empresa.

Desta maneira, além do talento humano, é necessário um planejamento. Ou seja, um estudo sobre como montar uma barbearia, o público alvo que deseja atingir, entre outros detalhes. Detalhes esses que são de extrema importância antes que o empreendimento seja colocado em prática e possa atender aos clientes da melhor maneira possível.

Mercado e localização da barbearia

Montar uma barbearia é um empreendimento que oferece uma ampla variedade de opções. Uma vez que o negócio pode ser tanto um local pequeno e voltado a atender os moradores de um bairro, por exemplo. Como também uma barbearia grande, apta a receber um número maior de pessoas. E que também possa representar uma marca no mercado voltado a beleza e estética.

Desta forma, o primeiro passo para como montar uma barbearia, é decidir qual a melhor opção para seu orçamento e suas perspectivas de crescimento. É importante ressaltar que o valor disponível para ser investido é de grande relevância para esta etapa. Uma vez que trabalhar apenas com o dinheiro já disponível vai impedir que o negócio comece no vermelho antes mesmo de entrar em funcionamento.

Após decidir como será a sua barbearia, independentemente de qualquer coisa é importante se estudar o mercado local, buscando compreender as necessidades de seu público alvo e qual a melhor maneira de oferecer seus serviços.

Este estudo sobre o mercado local, seja ele a nível pequeno ou grande, atendendo pessoas de um bairro ou de uma cidade toda, também influenciará na decisão da localização de sua barbearia. A escolha do local certo é determinante. Pois a facilidade dos clientes de chegar poderá fazer com que o seu estabelecimento seja a primeira opção para eles. E inclusive levar novos clientes a conhecê-la devido a este fácil acesso.

Aliando tanto o estudo de mercado e a definição de público alvo com uma localização adequada da barbearia, o empreendimento terá o primeiro passo concretizado para sair do papel e se tornar real.

Barbearia pode ser MEI?

Sim, uma barbearia com CNAE 9602-5/01 – Cabeleireiros, manicure e pedicure, pode ser MEI.

como montar uma barbearia

Estrutura da barbearia

Após a definição do local onde será instalada a barbearia, o passo seguinte é analisar a estrutura disponível no espaço físico. De forma a conhecer suficientemente bem para começar a montar de fato a barbearia. Quanto maior o estabelecimento e maior o número de clientes que deseja atender, maior deverá ser o espaço físico utilizado.

De forma geral, o ambiente no qual é realizado o trabalho dos barbeiros é conjunto ao espaço destinado aos clientes que irão esperar pelo seu atendimento. Assim, é recomendado analisar se o espaço disponível permite que bancos ou cadeiras sejam alocados de forma confortável. Tanto os clientes que estejam sendo atendidos quanto os clientes em espera. Com espaço suficiente e sem precisarem se aglomerar em um cômodo pequeno. O que poderia resultar em uma sensação desagradável. Atrapalhando a percepção dos clientes quanto ao local e ao serviço prestado.

Em alguns casos serão necessárias pequenas reformas para adequar o espaço disponível para receber uma barbearia. Neste caso, um planejamento deve ser feito também. Isso para que esta reforma não acabe causando prejuízo financeiro. Inclusive pelo tempo que levará, durante o qual, obviamente, o local não poderá iniciar o atendimento.

Equipe de barbeiros

Além do espaço físico, outro ponto importante nesta etapa da montagem de uma barbearia é a definição da equipe que irá atuar no local. Em alguns casos, algumas pessoas optam por trabalhar sozinhas em suas próprias barbearias. Mas este tipo de trabalho poderia causar uma sobrecarga de trabalho. Isso porque há necessidade de conciliar atendimento e administração.

De forma geral, uma barbearia de estrutura média pronta para atender um número de clientes razoável a grande, possui três ou quatro cadeiras de atendimento. Além do espaço de espera e, em alguns casos, do local de recepção. Desta maneira é necessário que a equipe de funcionários conte com um número maior de pessoas. Para que possa atender da melhor maneira possível aos clientes.

A escolha da equipe deve ser feita de forma rígida. De maneira que possa ser avaliada e comprovada a habilidade dos funcionários para realizar o serviço necessário na barbearia. Pois serão fundamentais na captação e fidelização dos clientes.

É importante também, mesmo depois de a barbearia passar a atender os clientes, investir em treinamentos periódicos para sua equipe de funcionários. Mantendo-os atualizados sobre possíveis novas tendências e melhorando suas habilidades. Visando tornar o atendimento da barbearia a seus clientes cada vez melhor.

como montar uma barbearia

Equipamentos e manutenção

Tão importante quanto a escolha dos funcionários que irão atender aos clientes de sua nova barbearia, é a escolha dos equipamentos e materiais que serão utilizados neste atendimento.

Em um empreendimento novo, este cuidado com os equipamentos deve ser redobrado. Isso, pois qualquer problema derivado destes equipamentos logo nos primeiros atendimentos pode comprometer a reputação do seu estabelecimento diante de seus clientes. Além de impor a necessidade de arcar com gastos inesperados.

Também é imprescindível que, antes do investimento inicial nos equipamentos, seja realizada uma pesquisa sobre as marcas e modelos disponíveis de todos os equipamentos. Desde os mais simples aos mais sofisticados. Fazendo isso, você poderá escolher os melhores e que tragam melhor custo-benefício à sua barbearia.

Ainda devido à compra de materiais novos para a inauguração de uma nova barbearia, é importante verificar detalhes como o tempo de garantia. Já que evitará que se gaste dinheiro desnecessariamente caso aconteça algum imprevisto.

Porém, mesmo com a garantia disponibilizada pelos fabricantes, é importante realizar uma vistoria periódica em todos os equipamentos não descartáveis utilizados na barbearia. De forma que seu bom funcionamento seja garantido e que a manutenção seja realizada sempre que necessário.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Publicidade e divulgação

Depois de todas as análises prévias sobre localização, os investimentos para ajuste de espaço físico, composição da equipe e compra de equipamentos e materiais, enfim a barbearia pode começar a receber seus clientes. Porém, neste ponto da montagem de uma barbearia surge um novo desafio: atrair os clientes.

Para fazer com que os clientes possam conhecer uma nova barbearia é importante investir na publicidade. Isso para que sua empresa possa receber um maior número de pessoas. Ela fica em um bairro ou em um local de maior movimento. Essa divulgação é importante, principalmente para que o seu público alvo conheça a nova barbearia. E saiba que ela está pronta para recebê-los.

O estudo de público alvo, feito no início do procedimento sobre como montar uma barbearia, volta a ser útil neste ponto. Pois, conhecendo o seu consumidor se pode apostar no método de publicidade certo para atraí-lo. Esta publicidade pode ser feita através de anúncios em redes sociais, outdoors, ou em casos maiores até mesmo em comerciais em rádio ou televisão, de acordo com o veículo de comunicação que melhor atenda a seu público alvo.

Além desta publicidade inicial, que deve continuar sendo feita posteriormente, outra boa opção é apostar em ofertas especiais como preços de inauguração ou descontos, por exemplo. Outra forma de divulgação de sua barbearia é a realização de eventos especiais. Que podem contar com o apoio da barbearia, ou até mesmo que possam ser realizados na barbearia ou em locais próximos.

como montar uma barbearia

Diferenciais para como montar uma barbearia

Como dito anteriormente, as barbearias são um dos tipos de empreendimento que tem atraído grande número de pessoas dispostas a ter o próprio negócio nos últimos anos. Isto faz com que, em alguns locais, exista uma concorrência grande em busca de um mesmo público alvo.

Para vencer essa concorrência, é importante que sua barbearia saiba conquistar os clientes. Também, através dos pequenos detalhes, que podem ser o diferencial que irá ajudá-lo a ganhar seus clientes.

Há alguns anos, uma barbearia ofereceria aos clientes em espera, apenas algumas revistas para passar o tempo. Hoje, no entanto, há uma grande variedade de opções de coisas para oferecer aos clientes. O primeiro item, e mais comum com o avanço da internet, é disponibilizar o sinal de Wi-Fi. Isso para que os clientes possam navegar na internet enquanto não são atendidos. Da mesma forma, a instalação de uma televisão no local também pode funcionar como distração aos clientes.

Outras opções são as bebidas, como café e água, que podem ser disponibilizadas como cortesia. Também sucos, refrigerantes e até cervejas podem ser vendidas no local. Algumas barbearias têm ganhado fama e conquistado clientes devido a este tipo de detalhes diferenciais. O que pode transformar o local em um ambiente onde os clientes se sintam relaxados. Além de obterem um serviço de qualidade.

Porém, vale ressaltar que estes são alguns detalhes que podem servir para diferenciar o seu atendimento com relação aos concorrentes. Mas não devem tomar o papel principal do serviço da barbearia, que ainda deve receber uma maior atenção durante o planejamento.

Controle financeiro

Mesmo depois de todo o processo de planejamento, estruturação, divulgação e atendimento aos clientes, não se deve diminuir o ritmo. Especialmente no que diz respeito ao controle financeiro do empreendimento. Que é o que deverá mantê-lo apto a continuar funcionando por muito tempo.

O controle financeiro pode ser uma tarefa trabalhosa, já que exige muita atenção. E qualquer erro nesta etapa do trabalho pode resultar em grandes problemas. Ou até mesmo em prejuízo para a barbearia. Assim, tudo o que for relacionado ao controle financeiro deve ser feito da forma mais profissional e atenta possível.

Para auxiliar neste processo, existem alguns softwares de controle financeiro para barbearia. Como o eGestor, que irá tornar o controle financeiro muito mais seguro e fácil de ser realizado. Um sistema de gestão minimiza as chances de erro. Reduzindo ao máximo possível os riscos de prejuízo causados por desatenção neste processo do trabalho.

Seguindo todos os passos do processo de como montar uma barbearia, pondo atenção a cada uma das etapas e trabalhando de forma séria, sua barbearia pode deixar de ser apenas um projeto. Para, enfim, tornar-se realidade. Estabelecendo-se no mercado e se tornando um negócio rentável.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Barbearia de sucesso: Como montar uma em poucos passos
Escrito em: 07/04/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...