fbpx

Borracharia: Veja o passo a passo para montar uma

O setor de borracharias no Brasil tem um mercado aberto. Isto porque existe, em nosso país, uma frota crescente de 26 milhões de veículos, sendo 6% a mais a cada ano. Em razão da precariedade de nossas vias e das exigências previstas na legislação, o trabalho de um borracheiro encontra campo aberto neste cenário.

No total, o Brasil possui 1,7 milhão de quilômetros de vias, sendo apenas 10% delas asfaltadas. No transporte rodoviário, 96,2% corresponde a locomoção de passageiros, enquanto 61,8% ao transporte de carga o que implica em constante gasto de pneus. Ainda, a Legislação determina a troca quando os sulcos dos pneus estiverem a 1,6 milímetro de profundidade.

Contudo, os trabalhos de uma borracharia compreendem não apenas as trocas desses pneus, mas também o conserto de pneus avariados, alinhamento (ajusta o ângulo das rodas), balanceamento dos pneus e cambagem (distribuição do peso do carro sobre as rodas).

É também função da borracharia vender pneus novos, usados, remoldados, recauchutados e câmaras de ar.

Uma borracharia séria e com um ótimo planejamento de marketing tem caminho aberto para criar ampla carteira de clientes e gerar serviços de manutenção com a ótima frequência dos mesmos.

Por onde começo a abrir minha borracharia?

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado. Recomenda-se procurar em guias de serviços, prefeitura e associações de bairro, quem são os principais concorrentes na região. Em seguida, deve-se pesquisar os preços praticados e as especialidades oferecidas, para poder estudar qual será o diferencial da sua borracharia.

Vale a pena, inclusive, visitar estes concorrentes, como um usuário comum, para conhecer o negócio bem a fundo.

Como montar uma borracharia

Localização da borracharia

Escolha sempre os pontos de maior tráfego em sua região. Ou seja, uma avenida, rua bem movimentada ou alguma instalação em postos de gasolina que aceitem este serviço. Recomenda-se também, uma área de pelo menos 30 metros quadrados para iniciar as atividades.

Ao achar um imóvel, é preciso analisar, antes de tudo, se o mesmo tem espaço para atender a demanda, se o acesso é fácil e se há local para carga e descarga. Além disso, é preciso saber como estão as instalações de água, luz, esgoto e telefone e como está a documentação na prefeitura (IPTU). Outro ponto importante é saber se o imóvel está legalizado, se há ou não possibilidade de ampliação e se o tipo de negócio no local enquadra-se na Lei de Zoneamento.

Burocracia

Feita esta segunda pesquisa, o terceiro passo é abrir juridicamente a empresa. Os trâmites legais são:

  • registrar a empresa na Secretaria da Receita Federal, para obter o CNPJ;
  • registrá-la na Secretaria Estadual da Fazenda e na Junta Comercial do Estado;
  • abrir registro na Prefeitura para que se emita o alvará de funcionamento;
  • enquadrá-la no Sindicato Patronal (é de lei);
  • obter autorização do Corpo de Bombeiros;
  • cadastrá-la junto à Caixa Econômica Federal (FGTS);
  • obter o cadastro Municipal de Vigilância e a Indicação de Responsabilidade Técnica da Anvisa e Sanitária e elaborar e encaminhar ao Chefe do DFA/SIV do Estado, a solicitação de vistoria das instalações e equipamentos.

O contador responsável poderá ainda orientar quanto a outras legislações específicas e seus cumprimentos, para que o negócio permaneça sempre com a documentação em ordem.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Equipamentos de uma borracharia

É necessário investir em alguns itens básicos como:

  • prateleiras;
  • telefone;
  • ferramentas diversas (escova de aço, chave inglesa, alicate, chave de roda, chaves de fenda);
  • máquina vulcanizadora;
  • agulha para remendos (pneus sem câmara);
  • tanque com água;
  • máquina para desmontar pneus;
  • esmeril com lixa de aço e pedra;
  • martelos de ferro e de borracha;
  • compressor de ar;
  • calibrador;
  • macaco e lâmina para desmontar pneus.
Como montar uma borracharia

Como atrair clientes?

Agora, com a estrutura pronta e o capital devidamente investido, é hora de aguardar a chegada dos clientes. Mas, por mais movimentado que seja o local, é preciso estar preparado e com a equipe de trabalho bem treinada para atender à demanda.

Segundo, é importante promover a divulgação via redes sociais, através das comunidades dos bairros; promover entre amigos e possíveis ex-clientes de outros lugares um convite simples para que conheçam as novas instalações.

Então, quando o primeiro cliente pisar na loja, deve-se promover uma experiência satisfatória de serviço. Atendimento cordial, boa orientação e paciência com os fregueses conta muito. Independente do cliente ser homem ou mulher.

Assim, o planejamento de marketing, nestes casos, pode consistir em produção de conteúdo (para promoção da marca na rede e nos arredores); e no relacionamento com os clientes.

Uma borracharia pode ser MEI?

Sim, uma borracharia com CNAE 4520-0/06 – Serviços de borracharia para veículos automotores, pode ser MEI.

Software de gestão

Assim, que tal contar com um software para controlar finanças? Já conhece o eGestor?

Trata-se de um programa bem fácil de usar, com Controle Financeiro, Fluxo de Caixa, Controle de Vendas de Produtos e Serviços, Controle de Estoque, Nota Fiscal Eletrônica e Emissão de Relatórios.

Com este recurso, é possível proporcionar vantagens aos clientes como a manutenção periódica com descontos e preços vantajosos com relação à concorrência, além de planos de fidelização e revisão de pneus, além de criar campanhas específicas na internet.

Seguindo este caminho, o negócio crescerá. Mãos à obra!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Borracharia: Veja o passo a passo para montar uma
Escrito em: 26/01/22
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...