fbpx

Criação de abelhas: Dicas de como montar o seu apiário

O mel é um dos produtos mais consumiddos em todo o mundo. Assim, além da função adoçante e do seu sabor, ele é famoso por suas propriedades terapêuticas (como anti-inflamatório, antimicrobiano, antisséptico e analgésico). Mas, também, por ser rico em ferro, magnésio, fósforo e vitaminas. O mel brasileiro, em especial, é mundialmente reconhecido por sua qualidade e por ser orgânico. Essa variedade é cada vez mais difícil de se obter nos países onde as abelhas da criação de abelhas têm contato com plantas geneticamente modificadas ou tratadas com agrotóxicos.

Os principais estados produtores de mel são São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Piauí. Esses, juntamente com os demais estados, atendem o mercado interno e ainda exportam para Estados Unidos, Alemanha e Canadá. O Brasil apresenta enorme potencial para o desenvolvimento da apicultura e é uma alternativa lucrativa para o produtor rural.

A criação de abelhas pode ser desenvolvida em pequena escala, por hobby ou usufruto pessoal. Ou, ainda, em grande escala, constituindo um negócio com elevado potencial comercial. Além de contribuir para a polinização, a apicultura gera produtos como o mel, a cera, o própolis, a apitoxina e a geleia real. Esses são bastante demandados no mercado interno e mundial.

Principalmente depois da expansão da cultura da alimentação saudável e natural, os derivados da abelha têm ganhado cada vez mais fatias de mercado, seja como produtos finais ou enquanto insumo para outras indústrias, como cosméticos, farmacêuticos e alimentícios.

Para montar um apiário, além da estrutura física, é necessário também buscar conhecimento e entender sobre o comportamento social das abelhas, a biologia do animal e quais são as melhores técnicas de produção e manejo que estão sendo utilizadas. Também é fundamental fazer uma boa gestão do negócio e ter controle eficiente das finanças.

A escolha do local para criação de abelhas

Para começar a criação de abelhas é necessário dispor de uma área verde para a instalação do apiário, de preferência na zona rural e com pelo menos 1500 m², uma vez que as abelhas se afastam da colmeia para buscar flores. Além disso, deve haver uma fonte de água a menos de 500 metros da colmeia.

Alguns fatores podem influenciar na qualidade dos produtos e na produtividade das abelhas. Portanto, aconselha-se que a área escolhida seja preferencialmente seca e com baixa ocorrência de ventos, receba incidência de luz solar e esteja afastada de regiões habitadas por pessoas ou de criação de animais – especialmente se as abelhas tiverem ferrão.

A classificação do mel produzido é determinada pela constituição da flora local e pelo processo de extração, o que resulta em diferentes consistências e colorações. É interessante que o território escolhido para a criação seja repleto de árvores de reflorestamento, para a obtenção de um mel de eucalipto, por exemplo, de árvores frutíferas para variedades de laranjeira ou de flores silvestres para o mel de girassol, de rosas, entre outros.

Como começar a criação de abelhas?

A criação de abelhas está dividida em algumas fases.

Povoamento

A primeira, do povoamento, pode ser concluída de três formas distintas. O apicultor pode comprar as abelhas de outro apicultor que comercialize os animais. Ou, pode capturar as colmeias da natureza e instalá-las no seu terreno. Ou ainda, é possível atrair enxames de abelhas para armadilhas e colocá-las nas colmeias do apiário.

Existem três tipos de abelha para criação de abelhas:

  • as nativas;
  • a Apis Melífera;
  • e as abelhas africanas.

A principal vantagem da criação de abelhas nativas é o fato de não terem ferrão, o que facilita o contato.

Instalação das colmeias

A segunda fase se refere à instalação das colmeias, que são as estruturas físicas onde moram as abelhas. Existem três principais modelos em uso atualmente.

A colmeia de madeira, que tem forma cilíndrica e é amarrada em árvores, é a mais barata e simples de fazer. Além do custo baixo, a estrutura garante elevada produção de própolis, porém, a produção do mel é baixa e é difícil de fazer a inspeção da colmeia e de controlar a qualidade do mel.

A segunda opção é a colmeia top bar, também feita de madeira e fechada. É fácil de fazer, pois utiliza matéria-prima local, produz mais quantidade de mel do que a anterior – além da cera – e dura cerca de 10 anos. Todavia, para que a produtividade seja interessante, são necessárias aproximadamente dez colmeias destas, o que pode ser custoso dependendo do orçamento disponível para começar o apiário.

Por fim, a colmeia Langstroth é a mais comum no mercado e a mais produtiva, apesar de ser também a mais cara. Ela é indicada para criação de abelhas por apicultores mais experientes e permite entre quatro e cinco colheitas de mel por ano.

Atividade do apiário

Após a instalação das primeiras colmeias, é que realmente tem início a atividade do apiário. O manejo do apiário envolve constante inspeção das colmeias e intervenções para garantir a harmonia da colônia e a produtividade do negócio. São exemplos de intervenções: o controle de pragas, o fornecimento de alimento especialmente em épocas de seca ou de baixa floração (sem alimento, as abelhas abandonam a colmeia), a reparação da estrutura quando necessária, a verificação do comportamento da rainha, a substituição da rainha, notar a existência de predadores como formigas e cupins, entre outras providências.

O processamento do mel e dos demais produtos apiários podem ser obtidos de formas artesanais ou mais automatizadas. Dependendo do orçamento disponível e do tamanho da produção, o empreendedor deve analisar quais opções existentes no mercado são mais adequadas ao seu modelo de negócio.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Questões operacionais e administrativas

No intuito de explorar comercialmente o apiário, é necessário abrir uma empresa e contratar um contador. Para facilitar o controle das finanças do negócio e garantir a melhor administração dos recursos, é aconselhável trabalhar com um software de gestão, como o eGestor, que facilita o monitoramento do setor financeiro, das vendas, da emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), da emissão de relatórios e do controle de estoque de micro e pequenas empresas. Com uma boa gestão do funcionamento do apiário, as possibilidades de sucesso são muito maiores.

A quantidade de funcionários que deverão trabalhar na atividade depende do tamanho do empreendimento: quanto maior a produção, mais gente deverá compor a equipe. O ideal é buscar pessoas treinadas, com experiência prática ou com cursos técnicos em apicultura. O empreendedor ainda deve ficar atento à regulamentação sindical da categoria, principalmente aos procedimentos de segurança para o trabalho junto às abelhas.

Outra dica importante é entrar em contato com associações nacionais e regionais e sindicatos da área, que possam oferecer suporte e informações sobre a criação de abelhas. Deve-se observar, ainda, as normas técnicas que vigoram para o desenvolvimento da atividade, como algumas determinações da vigilância sanitária.

Por fim, é fundamental lembrar que a apicultura tem um enorme potencial no Brasil, mas, como todo negócio, exige dedicação e constante atualização do empreendedor sobre o que está acontecendo no mercado. Participar de congressos e eventos da área pode ser uma boa maneira de estar atento e ainda fazer ótimos contatos.

Criação de abelhas pode ser MEI?

Sim, uma criação de abelas com CNAE 0159-8/01 – Apicultura, pode ser MEI.

Gestão de negócios de apicultura

No momento de fazer a gestão de um negócio de apicultura, o controle das informações deve ser um dos aspectos que mais recebem atenção, juntamente com o operacional do negócio.

O eGestor é o sistema certo para fazer a gestão de informações financeiras como: contas a pagar, contas a receber, vendas realizadas, notas emitidas e muito mais.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Criação de abelhas: Dicas de como montar o seu apiário
Escrito em: 28/01/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

11 Comentários

  1. Jozue Alves

    Olá!.. Boa noite!.. Achei de excelente qualidade e Utilidade as matérias aqui veiculadas; pretendo visitar sempre este ambiente; e abastecer-me das últimas novidades.. Obrigado.. Att. Jozué Alves. SP Brasil.

    Responder
  2. Martin Pereira de Carvalho

    Boa noite gostei das explicações e fiquei interessado. como faço para ser um apicultor?

    Responder
  3. sergio silva

    pretendo iniciar por hobby

    Responder
  4. Conc

    Gostei muito.
    Quero abrir uma apicultura

    Responder
  5. Andrelino de Souza

    Boa tarde, estou pretendendo começar uma apicultura, visto que a exploração de fruteiras visando aproveitar os animais para uma boa polinização do pomar. Muito bom. Abraços

    Responder
  6. Elisvaldo P Rocha

    Quero saber mais sobre isso

    Responder
  7. Joaquim Fernandes

    Bom dia, gostaria de saber o que é necessario para iniciar na apicultura.

    Responder
  8. Julio Brandolin

    Gostaria muito em ter orientações a respeito da instalação de criação de abelhas…
    Meu objetivo é criar abelhas e produzir mel…

    Responder
  9. Julio brandolin

    Gostei muito de aprender de como posso iniciar meu negócio…moro em uma casa que possui um terreno no fundo aí meu interesse em iniciar com as abelhas….

    Responder
  10. Júnior Agostinho

    No site da Embrapa tem maiores informações sobre a apicultura. E na internet tem vários cursos de graça para começar a trabalhar com esse ramo. Mas no início, tente achar alguém que possa te ajudar. De preferência um apicultor que já conhece e pode fazer uma parceria com ele.

    Responder
  11. Salvador gullo

    Oi, tenho sítio e gostaria de começar a criação de abelhas, não tenho a menor noção de como começar. Começarei por hobby

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...