fbpx

Como montar uma fábrica de brindes

É difícil encontrar alguém que não tenha um único produto promocional em casa ou no trabalho, não é mesmo?

Mesmo em tempos de crise econômica, o mercado de brindes segue em alta. Isso acontece porque as empresas fornecem brindes para clientes, parceiros, fornecedores e funcionários em diversos momentos do ano.

As datas de maior demanda no mercado de brindes costumam ser as datas comerciais e finais de ano, mas as empresas encomendam brindes personalizados em ocasiões variadas como eventos, homenagens, datas significativas, e até mesmo para presentear novos funcionários assim que são contratados. Por isso, investir em uma fábrica de brindes é uma boa pedida!

Primeiros passos

Montar uma fábrica de brindes pode ser um investimento bastante lucrativo, desde que o empreendedor tenha seguido alguns passos básicos como estudo do mercado, localização, contratação de pessoal especializado e compra de maquinário adequado, além de se preocupar em oferecer diferenciais para que sua empresa se destaque nesse meio tão competitivo.

O bacana do mercado de brindes é que empresas de perfis diferentes entre si conseguem seu lugar ao sol, justamente pela grande demanda. Sendo assim, a empresa que foca mais em brindes tecnológicos têm seu espaço no setor, bem como aquelas que buscam produzir brindes mais artesanais. E, naturalmente, oferecer preços competitivos por um bom produto é vital para quem deseja prosperar nesse mercado.

De acordo com a Associação Brasileira de Brindes (ABRINDE), há pelo menos 500 tipos diferentes de brindes que podem ser oferecidos, desde as tradicionais canetas, agendas e adesivos, até itens confeccionados em material ecológico e sustentável. Então, o que não faltam são opções para escolher seu nicho de mercado.

De olho no mercado

Para começar, o empreendedor que planeja montar uma fábrica de brindes precisa definir questões como quais opções de brindes constarão em seu catálogo, além de quais e quantos equipamentos serão necessários para produzi-los. Para tal, a dica de ouro é: estude o mercado. Esse estudo deve ser feito não somente analisando o que a concorrência oferece, como também visitando feiras e congressos do setor de promoção e brindes para conhecer as últimas novidades nesse segmento, bem como pesquisar os melhores preços de fornecedores para seu negócio.

Uma boa dica é começar a produzir uma pequena quantidade de cada item pré-selecionado, a fim de determinar quais terão mais saída e quais não compensam tanto assim fabricar.

Mas quais produtos escolher? Bom, tudo dependerá de seu público-alvo!

Por exemplo: se seu foco será baseado em brindes tecnológicos como pendrives, mousepads e capas para smartphones, talvez não seja tão interessante investir inicialmente também na fabricação de itens de papelaria, assim como quem estabelecer foco em itens de escritório pode ter algum prejuízo se fabricar brindes de uso doméstico, como itens de cozinha.

Onde e como montar minha fábrica?

Definido o tipo de produto que sua nova fábrica comercializará, é chegada a hora de estudar qual a melhor localização para suas instalações, bem como definir a estrutura necessária para tal.

Enquanto alguns mercados são mais beneficiados com localidades privilegiadas, o setor de brindes não tem essa exigência, permitindo instalar sua fábrica em bairros mais afastados, com melhores valores de locação e venda de imóveis.

O motivo? Uma fábrica de brindes utiliza meios como a internet, a propaganda e o “boca a boca” para conquistar sua carteira de clientes, não dependendo tanto assim do local onde está montada.

Já quanto à estrutura da fábrica de brindes, ela deve ser adaptada de acordo com os tipos de itens que serão produzidos, contando com áreas como recepção, refeitório, banheiros, depósito para matérias-primas, sala de fabricação, depósito de produtos já finalizados, escritório e sala de expedição. O tamanho do imóvel dependerá do porte da empresa, sendo que o local deve acomodar as máquinas necessárias para a produção dos itens desejados sem deixar de lado o conforto dos funcionários.

Essas máquinas têm tamanhos e formatos diversos, já que existem desde os maquinários que estampam imagens em canecas, os que personalizam chaveiros, os específicos para a impressão em ímãs de geladeira, entre vários outros modelos.

É recomendado que o novo empreendedor monte sua fábrica de brindes utilizando máquinas manuais, que são mais fáceis de montar e de manusear, partindo as tecnologias mais avançadas à medida que obtiver sucesso em seu negócio. Alguns equipamentos específicos incluem computadores de ponta com programas gráficos, impressoras a laser, embaladoras, máquinas para gravação de adesivos e seladoras.

Contratando pessoal especializado

Por mais automatizada que seja, uma fábrica de brindes não funciona sem pessoal especializado, não somente para operar as máquinas, como para criar artes, vender e administrar o negócio. Ainda conforme informações do Sebrae, uma pequena fábrica de brindes é capaz de funcionar com cerca de dez funcionários trabalhando em funções como administrador, assistente administrativo, supervisor de produção, orçamentista, operadores de prensa e corte, gravadores, embaladores, vendedores e representantes comerciais.

Algumas dessas funções, como administrador e orçamentista, por exemplo, podem ser desempenhadas pelo próprio empreendedor – ao menos inicialmente. Já as atividades mais específicas, incluindo o design das personalizações e o manuseio das máquinas, devem ser feitas por profissionais especializados.

Divulgando seu negócio

Nos dias atuais, a internet é a principal ferramenta utilizada para crescer e aparecer no mercado de brindes, conquistando e fidelizando clientes de sua fábrica. Então, é essencial ter um web site no ar, contando com seções como “Institucional”, onde a história e atividades da empresa são contados ao leitor, bem como catálogo de produtos, área de contato e, se possível, um blog com conteúdo relevante semanal para atrair mais visitantes para sua página.

Além disso, as redes sociais também são verdadeiras aliadas na divulgação de uma fábrica de brindes em pleno século XXI. Mídias como Facebook, Twitter e Instagram se tornaram extremamente importantes não somente para divulgar seus produtos e serviços, como também para prestar um atendimento mais ágil aos clientes, solucionando suas dúvidas e até mesmo enviando orçamentos.

Burocracias e controle de finanças

Uma fábrica de brindes funciona como um ponto comercial tradicional perante a lei, se enquadrando no Simples Nacional. Portanto, na hora de abrir uma fábrica, para operar nos conformes da lei, ela precisa obter as mesmas licenças dos comércios em geral, como ser uma pessoa jurídica e conseguir a licença para funcionamento com a prefeitura do município onde estiver localizada.

Um contador é o profissional indicado para preparar toda essa papelada, deixando o empresário livre para se preocupar com questões como o estudo de mercado e compra de materiais.

Já para administrar as finanças de sua fábrica de brindes, o empreendedor pode utilizar softwares de gestão de negócios, cujo papel é justamente facilitar esse processo para os empresários. O eGestor, por exemplo, tem seu foco nas micro e pequenas empresas e funciona totalmente on-line, sem a necessidade de instalar nada no computador do usuário.

O programa é acessado pelo navegador em qualquer sistema operacional, tanto em desktops quanto em smartphones e tablets, e, com ele, o empresário administra seu fluxo de caixa, controla vendas e estoque, e também consegue emitir notas fiscais e relatórios.

Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma fábrica de brindes
Escrito em: 24/02/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Glauciane

    Gostei muito e achei as informações de essencial importância para eu que quero abrir um negócio nesse ramo.
    Obrigado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...