fbpx

Como montar uma Fábrica de Capachos

Toda pessoa que se preze procura manter a sujeira fora de seu alcance. A higienização do ambiente e a conservação de pisos e carpetes pode ser suporte para a utilização de capachos, ou seja, tapetes feitos de material sintético com grande durabilidade.

Esse material oferece uma maior facilidade de limpeza, pois absorve toda a sujeira. Assim como acaba sendo rentável, pois não precisa gastar muito com materiais de limpeza para limpar grandes superfícies. Além disso, também pode ser utilizado como um artefato estético.

Montar uma fábrica de capachos pode ser bem rentável e simples de desenvolver. Alguns materiais oferecem facilidade na confecção e na matéria-prima, sendo produzidos de maneira ecologicamente correta. Você pode fazer capachos personalizados ou até mesmo tapetes para veículos.

Ao montar uma fábrica de capachos, você pode investir uma pequena quantidade de capital e ganhar muito dinheiro a partir das dicas que vamos listar de como abrir um fábrica.

O que devo saber ao iniciar essa atividade

A fabricação de tapetes de borracha pode ser uma excelente alternativa para os carros, pois garante uma proteção de assoalhos e carpete de veículos usados ou novos. Para convencer o consumidor, o produto deve ser resistente, esteticamente agradável, impermeável e conseguir forrar o assoalho do veículo e de outros locais. Ele facilita muito a limpeza e pode ser fabricado a partir de modelos sob medida para os mais diversos tipos de espaços.

Pode-se variar nas cores, sendo preto azul, cinza, grafite, vermelho e até azul, depende muito do gosto do cliente em como manter o visual interno. É uma ótima alternativa para pequenos empreendedores que querem iniciar algum negócio.

Como funciona a produção para os capachos de carros

O sistema de fabricação para capachos de automóveis é o de termoformagem, em que se utiliza a borracha como matéria-prima. O processo é bem simples. Você precisa preparar a massa da borracha, cortá-la em filetes com uma máquina específica de corte e colocá-la no molde que preferir.

Depois você prensa o material durante uns 90 segundos e retira do molde, cortando as rebarbas. O molde para prensagem é de aço ranhurado que é bem simples e de baixo custo, oferecendo assim uma alternativa para investimento de baixo custo.

Como é realizada a produção de tapetes sintéticos

Primeiramente, o empreendedor precisa buscar fornecedores de matéria-prima que são fibra de coco, fibra de sisal e vinil. Os produtos podem variar e depender do tipo de capacho que deseja montar. É preciso manter uma boa relação com os fornecedores. A massa de borracha, que uma das matérias primas principais, pode ser feita a partir de material reciclado, como os pneus.

Os materiais necessários para a fabricação de capachos mais personalizados são máquinas de cortar tapetes, que podem ser encontradas a menos de R$ 1 mil. Uma impressora plotter, que varia de preço conforme marca e utilidade. Uma bancada de cortes e compressor de ar para a pintura dos capachos.

O que mais preciso saber antes de abrir minha fábrica?

Além disso, para a produção desse artefato é necessário um local amplo e bem iluminado para não comprometer a elaboração dos capachos. Dentre demais espaços, é preciso de um depósito para as matérias-primas.

Os capachos feitos com material de vinil são os mais apropriados. Pois, o material é de fibra sintética e mais maleável. O de fibra de coco tem o mercado mais desaquecido e também possui um apelo ambiental. Apesar de ser uma fibra natural, este tipo de capacho não permite uma pintura mais minuciosa e também não pode ser lavado com frequência.

Os capachos de vinil possuem uma baixa redução de gastos. Apesar de não serem tão baratos, eles acabam sendo mais benéficos na relação custo-benefício, podendo assim garantir uma economia para o cliente pela alta durabilidade e fazer com que conquiste mais consumidores do seu produto.

Não é uma atividade que requer muita qualificação. Deve-se obter conhecimento de manuseio de determinadas máquinas e cortes sob medida. Você pode optar em vender o produto de porta em porta. Abrir a sua própria loja ou até mesmo oferecer os capachos de veículos para lojas de carros novos e usados.

Lembre-se sempre de estar com o serviço regularizado e manter o alvará de licença do município em que atuará. É um ramo que demanda dedicação e trabalho. Mas se feito com responsabilidade pode gerar bons retornos lucrativos e aumentar os seus negócios.

Nos demais, é fundamental que a sua empresa seja bem administrada. Esse é o pilar de toda empresa. Se não houver uma competência de gestão, sua ideia de empresa pode não sair como o que foi planejado.

Como funciona a administração desse tipo de serviço?

Uma fábrica de capachos demanda uma aptidão administrativa. É preciso de um controle financeiro para não deixar que a empresa tenha o risco de obter perdas. O fluxo de caixa também é algo essencial. Ter um controle de vendas dos tapetes, gastos com material e outros serviços diários ajuda a construir um melhor desenvolvimento administrativo da sua empresa.

Sempre é necessário fazer o controle de estoque, emitir notas fiscais para as vendas e outros documentos. Essas são atividades cotidianas que devem estar presentes em todos os tipos de empresa. Mas você não precisa fazer tudo isso sozinho. O eGestor pode fazer isso com você.

Este é um programa totalmente on-line, que pode te auxiliar a resolver todos esses detalhes administrativos da sua empresa. O eGestor é um programa que pode ser acessado por toda a sua equipe de uma maneira bem simples. Ele é essencial para micro e pequenas empresas. Além disso, é um software bem acessível que cabe no bolso.

Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma Fábrica de Capachos
Escrito em: 01/03/23
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...