fbpx

Como montar uma indústria de comércio de brita

Para quem deseja empreender e lucrar, montar uma indústria de comércio de brita (pedra britada) é uma excelente oportunidade de ter um negócio com grande potencial de crescimento e lucratividade. Isso porque a comercialização de brita é um serviço para o qual existe grande demanda no Brasil, haja vista que, de acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a pedra britada está entre os minerais mais consumidos no país, perdendo apenas para o ferro.

Obtida a partir da exploração de jazidas ricas em calcário e granito, a brita pode ser comercializada em diversas formas, como areia de brita (tipo 1 e 2), Brita (1, 2, 3, 4 e 5), brita graduada, pó de pedra, rachão e pedrisco limpo, entre outras. Por isso mesmo, antes mesmo de abrir o seu negócio de venda de brita, o ideal é que você analise quais tipos de produtos pretende comercializar. Além disso, lembre-se de analisar a concorrência e verificar se há demanda do mineral em sua cidade ou região.

Quer saber tudo o que você precisa para montar uma indústria de comércio de brita? Então, fique atento às dicas e informações exclusivas que temos para você nesse artigo! Veja abaixo:

Como abrir um negócio de comércio de brita?

Se você pretende abrir uma indústria de comércio de brita, o primeiro passo é entrar em contato com os fornecedores do mineral e fazer um Plano de Negócios a fim de identificar os principais objetivos, o público alvo e os custos dessa empresa. Isso significa que, em um primeiro momento, você deve fazer um orçamento sobre o valor dos produtos e equipamentos utilizados pela indústria e, também, do ponto comercial, remuneração de funcionários e todos os outros custos que a sua empresa terá de assumir.

Abrir uma indústria de comércio de brita significa montar um negócio que deve atender ao padrão de qualidade do mineral que, como dito anteriormente nesse artigo, está disponível em diversos formatos para a venda. Afinal, a pedra britada comercializada no Brasil é vigiada e inspecionada pelos órgãos de fiscalização e a sua empresa deve atuar de forma regular para não sofrer penalizações e multas que podem ser decisivas em um negócio que está apenas começando.

Comércio de britas pode ser MEI?

Sim, um comércio de britas com CNAE 4744-0/04 – Comércio varejista de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas, pode ser MEI.

Tenha os melhores fornecedores ao seu lado

Outro aspecto importante para o seu negócio de comércio de brita são os fornecedores, pois alguns podem oferecer melhores preços e mais vantagens em relação aos outros. Portanto, faça uma pesquisa detalhada, entre em contato com os fornecedores e solicite orçamentos para verificar quais são mais vantajosos para a sua indústria. A qualidade dos produtos que você comercializa, afinal, é extremamente importante para conquistar o seu público alvo.

Mas, quem é o seu público alvo? São os potenciais clientes, ou seja, aqueles que mais têm chances de comprar os produtos que você vende. E é essencial conhecer o perfil e as preferências desses consumidores, pois é a partir dessas informações que você pode saber qual tipo de pedra britada eles procuram e, assim, oferecer as melhores soluções para esse público. Afinal, não há como ter uma empresa lucrativa sem agradar os seus clientes. Procure pelos melhores fornecedores de pedra britada!

Por que investir em marketing para a minha indústria de comércio de brita?

As ações de marketing e propaganda são as ferramentas que vão permitir que o seu público alvo conheça os seus produtos e, dessa forma, levar mais clientes até a sua indústria de comércio de brita. Por isso mesmo, é essencial que você invista em estratégias de divulgação para atingir o seu público alvo e tornar o seu empreendimento em um negócio extremamente lucrativo. Nesse sentido, hoje, o módulo de marketing que vem trazendo os melhores resultados às indústrias de todos os setores é o Marketing Digital.

Invista em anúncios pela internet, blogs, sites e redes sociais que podem popularizar o seu negócio. Pois, com certeza, a maioria dos seus clientes estão conectados e, nesse momento, buscam por empresas que possam oferecer a solução que procuram. Além disso, com as ferramentas de marketing digital, você tem recursos que atingem o público alvo de maneira efetiva e não precisa se preocupar com gastos milionários em propaganda, como ocorre com as empresas que investem em anúncios na TV, jornais e rádios.

Qual é a importância de ter um sistema de gestão eficiente na indústria de brita?

A gestão eficiente é o que permite que você tenha o controle total das ações da sua indústria de comércio de brita, sejam elas financeiras ou administrativas. Isto é, é importante que você implemente um sistema de gestão otimizada em seu negócio porque não ter o controle da sua empresa é algo que, sem dúvidas, irá impactar nas finanças do seu negócio. Além disso, é essencial ter o controle da sua indústria para não ter que enfrentar problemas no atendimento e/ou insatisfação do consumidor diante dos seus produtos.

As atividades de gestão da indústria de comércio de brita incluem: controle da situação do caixa, contagem de estoque, remuneração dos funcionários, responsabilidades com o fisco e muito mais. Dessa forma, ter um sistema de gestão eficiente é algo que exige diversas habilidades do gestor e, por isso mesmo, implantar um sistema de gestão online é uma solução pertinente para ter o controle total das finanças e do administrativo do seu negócio em poucos cliques.

Com o eGestor, você tem um software 100% online que não precisa ser instalado no computador e pode ser acessado em qualquer lugar com acesso à internet, a partir de PC, tablet ou smartphone. Idealizado para negócios como a indústria de comércio de brita, o eGestor é um ERP de gestão que oferece diversas funcionalidades que facilitam no controle financeiro, como: Controle de Vendas de Produtos e Serviços, Fluxo de Caixa, Controle de Estoque, Nota Fiscal Eletrônica e muito mais!

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma indústria de comércio de brita
Escrito em: 01/03/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. CELSO AQUINO DOS ANJOS

    Excelente as considerações desta matéria. Parabéns. Estou apenas fazendo um estudo, neste ramos de negócio. Sou Contador, e fui consultado para abrir uma empresa de extração e beneficiamento de brita, no município de Rosário – MA. há 80 km da capital de São Luís. Vou levar ao conhecimento deste provável empreendedor que, com certeza vai buscar maiores informações sobre o e-Gestor – ERP Online.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...