fbpx

Como montar uma loja de artigos para pesca

No Brasil a atividade da pesca é cada vez mais praticada. O país possui uma costa marítima de 8.500 km e mais 15 mil km de rios navegáveis que são ideais para a pesca amadora. São mais de seis mil espécies de peixes que proporcionam o desenvolvimento da pescaria.

A pesca não é realizada apenas como caça, mas muitos utilizam elas como esporte, para recreação ou hobby. Por isso, montar uma loja específica para essa atividade por ser extremamente rentável. O estabelecimento pode oferecer varas, iscas, molinetes, coletes, anzóis, linhas, bolsas, lanternas, bolsas térmicas e demais centenas de produtos que podem contribuir na atividade da pesca.

Pode-se começar vendendo esses artigos básicos e depois aumentá-lo com a venda de motores, artigos de camping, mergulho, náutica, barcos e demais outros produtos que contribuem com a atividade. Além de chamarem a atenção de uma grande massa de pessoas que levam a pesca amadora como um hobby. Se você é um amante da pescaria, quer investir em um novo negócio, nós vamos te ajudar a criar uma loja de artigos para pesca.

O que devo saber antes de abrir uma loja de artigos para pesca

Para começar esse tipo de negócio você precisa verificar se a sua cidade possui rios, clubes ou praias que oferecem esse tipo de atividade e qual é a demanda de pessoas que praticam esse tipo de atividade. Analise também se você possui uma concorrência. Caso haja, veja quais são os pontos fracos da concorrência para que você possa oferecer um diferencial aos seus clientes.

O espaço escolhido deve ser amplo para oferecer uma maior exposição dos produtos. Uma loja desse ramo deve possuir vitrines, araras, gôndolas, balcões de vitrines, móveis e materiais de escritório, armários e demais outros produtos como telefone, computador, entre outros. Depois disso, faça a compra dos materiais e produtos que estão à venda, procure sempre negociar com os fornecedores. Lembre-se de fazer um orçamento de investimento de todos os gastos que irá possuir para abrir a loja.

Importante ressaltar que muitos clientes buscam por produtos de qualidade que podem realmente ajudar a pescar e pegar ao menos um peixe, por isso, não se esqueça de oferecer uma diversidade de marcas e produtos como os anzóis, linhas finas, redes ou varas, iscas e demais artigos que podem complementar a pescaria.

Loja de artigos de pesca pode ser MEI?

Sim, uma loja de artigos de pesca enquadrada no CNAE 4763-6/04 – Comércio varejista de artigos de caça, pesca e camping, pode ser MEI.

A loja de artigos de pesca que opta por ser MEI se enquadra no Simples Nacional, Anexo I, sendo suas alíquotas de imposto entre 4% e 19%.

Conhecimento dos produtos

Além disso, é preciso que você tenha um conhecimento mínimo sobre a atividade da pescaria. Muitas pessoas que vão comprar os artigos não possuem conhecimento sobre a prática e podem tirar dúvidas sobre quais são os melhores acessórios necessários para realizar uma boa pescaria.

Ajude o cliente e ofereça produtos que podem diferenciá-los na hora de praticar o esporte. Você pode, por exemplo, ensinar o cliente a utilizar determinado produto que ele não tem conhecimento de como manusear. Lembre-se de sempre atender bem os clientes e oferecê-los o diferencial. Com a clientela cada vez mais exigente é preciso oferecer serviços de qualidade e que os agradem e certifiquem a compra.

Caso precise contratar pessoal para ajudar no atendimento da loja, preocupe-se em certificar que o funcionário possui algum conhecimento sobre pesca e receba bem os clientes. Isso pode fazer todo o diferencial na hora da compra.

Quais são as questões burocráticas para abrir o negócio

Todo estabelecimento deve estar cadastrado junto ao alvará de licenciamento da prefeitura onde está instalado. Lembre-se de estar devidamente legalizado. Mesmo que o seu investimento seja pequeno, cadastrar como microempreendedor pode trazer diversos benefícios.

Não se esqueça também de realizar uma publicidade da sua loja de artigos para pesca. Hoje há diversas alternativas de chamar a atenção do público sem gastar muito. Se você quer que seu estabelecimento seja reconhecido, necessita de uma propaganda.

É muito importante colocar a precificação dos produtos. Realize os cálculos sobre o valor líquido do produto, taxas de imposto e demais tarifas. Lembre-se de fazer um preço justo para atrair clientela. Assim, conseguirá atingir o sucesso da sua empresa e expandir o negócio. Mas para obter boas vendas dos produtos necessita fazer uma boa gestão administrativa.

Como devo administrar o meu comércio

Todo o negócio precisa de um departamento administrativo para equilibrar as suas contas, principalmente lojas comerciais. Por isso, se deseja abrir uma loja de artigos para pesca é preciso pensar em como fazer uma gestão administrativa das atividades rotineiras.

Lembre-se de sempre calcular o fluxo de caixa diariamente. É preciso ter esse controle de vendas e produtos para saber o quanto saiu e entrou dinheiro na sua conta, pois caso não realize essas atividades, no cálculo final das contas pode haver uma divergência e descontrole da situação financeira.

Além disso, é preciso emitir nota fiscal para os consumidores, lembre-se que sonegação é considerada um crime pela legislação. Muitas vezes é também preciso fazer um controle financeiro de todo o dinheiro movimentado pela empresa para avaliar os lucros ou prejuízos durante um determinado período.

Lembre-se também que é necessário ter um controle de estoque, ter um estoque muito grande de produtos pode ser grande para sua empresa, pois pode demorar para vender e recuperar o capital investido.

Conclusão

Portanto, abrir um negócio de artigos de pescas pode se tornar altamente rentável, devido a atividade de pesca ser cada vez mais frequente, seja como lazer, seja como caça. Mas para obter sucesso no negócio, é imprescindível fazer uma boa análise de concorrência, ter uma equipe com bom conhecimento sobre o funcionamento e manuseamento dos artigos, e fazer uma boa gestão financeira, com um frequente controle do fluxo de caixa e de estoque.

eGestor

Mas já imaginou ter um programa que ajudasse você a organizar tudo isso? O eGestor é uma excelente alternativa para você que pretende começar o seu negócio. E não há problema se você não sabe lidar com tecnologia, o software é completamente fácil de manusear. Você pode usar tranquilamente sem muitas dúvidas.

Além disso, o preço do software é bem acessível e cabe no seu bolso e planejamento mensal. É um sistema ágil e simples que com certeza vai ajudar você a suprir todas as suas atividades administrativas. Teste gratuitamente e veja como ele pode ser benéfico para sua empresa.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma loja de artigos para pesca
Escrito em: 31/03/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

10 Comentários

  1. Genival

    Adorei as dicas ainda tornará realidade, meu sonho em minha loja de artigos para pesca e onde eu consigo empréstimo para abrir minha pequena loja

    Responder
  2. Ronis sousa almeida

    Boa noite pretendo iniciar uma loja de artigo de pesca começa moro em uma região propicia para isto mato grosso, só que não sei onde comprar os produtos.

    Responder
    • mateus lima santos

      eu também quero abrir a minha loja mais não sei aonde comprar. sera se alguém pode nos ajudar?

      Responder
      • jean carlos fagundes madureira

        queria abrir a minha loja, não sei onde comprar os materiais de pesca, se alguém pode me ajudar com algum fornecedor. Moro na região do norte de minas, em januaria/mg.

        outra pergunta: quanto custo para abrir uma loja de materiais de pesca.

  3. Higor Guilherme

    Ola, excelente artigo!

    Eu estou planejando abrir uma loja na minha região, litoral sul de Pernambuco, mas tenho dúvidas sobre fornecedores. Alguém poderia me ajudar?

    Responder
  4. Izael Lino da Silva Junior

    Eu estou atualmente morando no Goiás mais pretendo abrir lá na minha terra Palmares PE. Com muitos rios e barragens ótimo atrativo para pesca e diversos tipos de peixes. Por isso queria saber se realmente irei mim dar bem. Porque a lojinha lá não oferece diversidades em produtos mais queria começar com um pequeno negócio. Preciso de uma ajuda de como fazer ou representar pois conheço o litoral pernambucano todo.

    Responder
  5. Marini

    Quero abrir uma pequena loja de pesca.
    Onde eu compro artigo de pesca?
    Eu só tenho 35 mil
    Queria coloca um pouco de coisa de animais.
    Se alguém me da a força.

    Responder
  6. Bento

    Estou com muita vontade de abrir uma loja de pesca aqui em Porto de Galinha Pernambuco pois temos dois Rios e muitas praias aqui

    Responder
  7. Dalmar Silva Santos

    Pretendo abrir uma loja de pesca aqui na Bahia na cidade de potiragua como Faço

    Responder
  8. Leandro Cabó

    Quero abrir uma loja de caça e pesca em meu município

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...