fbpx

Como montar uma oficina de motos

Com o dia a dia cada vez mais corrido e a necessidade de se ganhar tempo, principalmente no trânsito, as motos ganham cada vez mais adeptos e espaço entre os motoristas brasileiros. Isto significa que, com mais motocicletas rodando pelas ruas, cada vez maior é o número de motos que precisarão de reparos e consertos, tornando uma oficina de motos um negócio possivelmente rentável se bem feito.

Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), são produzidas mais de dois milhões de motos por ano no Brasil, ou seja, um número cerca de 15% maior em relação à década passada. Com um número tão grande de motocicletas, é necessário que haja mais profissionais e locais especializados para os reparos necessários.

Localização

No entanto, apesar da necessidade constante de uma oficina de motos para prestar o serviço necessário aos motociclistas, é importante que sejam analisados todos os dados importantes para que o negócio empreendedor não se transforme em algo pouco rentável e lucrativo. O primeiro passo é saber qual o local em que será aberta a oficina, um local de fácil acesso aos donos de motos, e no qual o aluguel esteja dentro das limitações financeiras do empresário, não colocando em risco a saúde financeira do estabelecimento antes mesmo de que este comece a atender os seus clientes.

💡 Você também pode gostar: Como abrir uma prestadora de serviços

Espaço Físico

Além da localização, também é importante realizar uma avaliação do espaço físico disponível para a oficina, fazendo um planejamento pré-elaborado de onde serão dispostos os materiais necessários para os serviços da oficina, bem como outros possíveis produtos colocados à venda no estabelecimento, como óleos específicos, adereços ou peças personalizadas, além de espaço para recepção ou espera dos clientes por suas motos. Desta maneira, também será possível fazer uma pré-avaliação de quantas motos poderão ser atendidas por vez, bem como calcular um tempo de atendimento para cada cliente.

Conheça o eGestor, um software online de gestão empresarial perfeito para sua oficina.

Materiais e Controle de Estoque

Outro ponto importante antes mesmo da abertura da oficina é que sejam adquiridos os materiais necessários para o funcionamento, mantendo um estoque suficiente para que sejam reparadas imediatamente as motos trazidas pelos clientes, para que estes não fiquem à mercê da espera de peças, o que os faria procurar outras oficinas futuramente. Com um estoque de peças, poderá ser oferecido aos clientes um serviço rápido e de qualidade, garantindo a fidelidade desses consumidores. Você pode usar um software de controle de estoque.

Equipe bem qualificada

Além dos equipamentos necessários, é preciso de uma equipe bem qualificada, que poderá garantir aos clientes um serviço especializado e bem-feito. Uma equipe especializada e bem montada também poderá realizar os serviços sem gastar materiais além do necessário no reparo das motos, garantindo à empresa um custo-benefício melhor, o que faz do processo de seleção da equipe de funcionários uma das mais importantes etapas da abertura de uma oficina de motos.

Divulgação

Com local, equipe e equipamentos definidos e prontos para atender aos clientes, deve-se passar para a próxima etapa, que é a divulgação e o marketing do novo estabelecimento. No atual cenário do mercado nacional, é fundamental que todo e qualquer estabelecimento saiba como atrair e manter seus clientes, especialmente aqueles novos estabelecimentos, que ainda buscam estabelecer-se e precisam de novos clientes para poderem se sustentar a longo prazo.

Em uma oficina de motos que ainda busca seu lugar no mercado, a divulgação do que você faz é fundamental, pois o serviço de mecânica conta muito com a famosa propaganda boca a boca, na qual a qualidade do serviço é transmitida de cliente para cliente. Assim, além da qualificação da equipe, que garantirá esta propaganda à oficina, outras opções também devem ser colocadas em prática, como possíveis preços promocionais nos primeiros dias do serviço ou descontos em futuros atendimentos.

Uma alternativa que pode ser importante para firmar o nome da empresa entre os motociclistas é a possível participação da empresa ou patrocínio em eventos voltados a este público específico, o que fixaria a marca junto ao seu público-alvo, garantindo que estes motociclistas procurem os seus serviços sempre que for necessário.

Qualidade do Serviço

Com a oficina de motos já atendendo aos clientes, é necessário também focar na qualidade do serviço prestado. Sempre que possível, é importante garantir a participação dos funcionários em cursos de atualização ou profissionalizantes, que permitirão que a equipe esteja sempre apta a realizar o melhor atendimento possível nos mais variados modelos de motos disponíveis no mercado, sendo este um diferencial a favor da empresa.

Além do atendimento direto ao público, é necessário que se faça um constante acompanhamento do capital da oficina, visando identificar possíveis problemas, ou acompanhamento da lucratividade e rentabilidade da empresa. Este acompanhamento é fundamental para que se mantenha a saúde financeira do estabelecimento, evitando possíveis imprevistos que possam causar prejuízos. Desta maneira, também será possível avaliar se a empresa poderá crescer futuramente, com a contratação de novos funcionários e a ampliação de espaço, por exemplo. Esse acompanhamento pode ser feito através de um sistema para oficina mecânica, por exemplo.

O sucesso de uma oficina de motos levará algum tempo, deverá ser um processo a longo prazo, passando por cada uma das etapas descritas. Todas as etapas devem ser completamente bem estudadas e planejadas, de forma que não haja espaço para falhas que possam comprometer o sucesso da empresa.

Outro ponto fundamental é que, após o sucesso inicial da oficina, o trabalho não deve ser deixado de lado. Ao contrário, deve ser reforçado para que se mantenha o sucesso por um longo período, que poderá recompensar todo o capital financeiro investido, transformando-se em lucro para a empresa e, consequentemente, firmando sua marca no cenário local, colocando-a como referência de trabalho bem realizado.

Oficina de motos pode ser MEI?

Sim, uma oficina de motos com CNAE 4520-0/01 – Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores, pode ser MEI.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Como montar uma oficina de motos
Escrito em: 29/12/16
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

3 Comentários

  1. José Alberto

    Tenho plano de montar uma oficina para motos, mas estou na dúvida de quanto preciso investir para começar?

    ótimo post

    Responder
  2. Vilmar Ribeiro Dos Santos

    Oi, eu gostaria de algumas informações de quanto eu vou gastar para montar uma pequena oficina mecânica de motocicletas.

    Responder
    • eGestor

      Olá, Vilmar!

      O valor médio de investimento para uma oficina mecânica de motos pequena gira em torno de R$ 30 mil. Entretanto, esse valor pode variar de acordo com os equipamentos e até em relação ao local que você pretende abrir a sua!

      Abraços

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...