oficina mecanica

Você é um mecânico experiente e está a procura de novas oportunidades de mercado? Talvez seja a hora de montar a sua própria oficina. Muitos profissionais têm optado por ter um negócio próprio, mesmo em meio à crise Porém, antes de pensar em montar a sua oficina mecânica e conquistar a tão sonhada independência financeira e autonomia sobre seus horários, é necessário analisar todo o processo, investimentos e procedimentos necessários para concretizar este projeto.

Para ajudá-lo nessa empreitada, separamos um passo a passo sobre tudo o que você precisa para montar a sua oficina mecânica, desde a documentação até os equipamentos. Confira abaixo:

Localização

Onde a sua oficina será localizada? É claro que abri-la na garagem de casa representaria um custo bem menor com aluguel. Porém, é preciso se perguntar se o seu endereço residencial é um bom ponto para este estabelecimento. Uma oficina mecânica deve estar em um local visível para chamar a atenção do público. Por isso, é importante começar a pesquisar o preço do aluguel em ruas e avenidas mais movimentadas do seu bairro. Caso você more em um local assim e tenha a estrutura necessária para montar a oficina na porta de casa, vá em frente.

Estrutura

Por falar em estrutura, não é nenhum “quartinho” que pode ser transformado em oficina. Tenha em mente que você consertará carros, que devem caber no local e ainda deixar um espaço livre para os seus equipamentos e para você fazer o seu trabalho. O ideal é que o local conte ainda com uma pequena sala ou um “canto” que possa servir para montar um pequeno escritório.

Equipamentos

Além do aluguel do espaço, você precisará dispor de um investimento inicial em ferramentas básicas para conserto de automóveis. Pesquise e baseie-se em sua própria experiência para definir o que comprar. Além disso, o ideal é que o seu escritório conte com uma mesa, uma linha telefônica e um computador conectado à internet.

Quanto às peças, mantenha um pequeno estoque dos itens de maior saída, pois os preços podem variar muito de acordo com a época. Final de ano e semanas que antecedem feriados nacionais costumam ter um movimento maior e você precisa estar preparado de antemão para isso.

Ebook Crescimento Empresarial

Funcionários

Vamos pensar que, mesmo que você comece o seu negócio sozinho, o esperado é que ele cresça. Com o tempo (em pouco tempo), é esperado que você não mais “dê conta” de fazer todo o serviço sozinho. Isso não é motivo para entrar em pânico e deve ser encarado como algo positivo, afinal, significa que a sua oficina está progredindo. Sendo assim, leve em conta que você já precisa começar a pensar em contratar mais um mecânico além de você e alguém para cuidar da parte administrativa e de atendimento aos clientes. Dessa forma, você pode focar na parte operacional que é o seu forte.

Gestão empresarial

Além de contar com alguém para cuidar dos trâmites administrativos, contar com um software para auxiliar é uma boa pedida. Existem algumas ferramentas, como o eGestor, por exemplo, que permitem integrar dados de clientes, administrativos, financeiros, fluxo de caixa, dentre outros. Dessa forma, fica fácil ter acesso e mesclar informações importantes que lhe darão um direcionamento sobre como proceder para otimizar seus resultados.

Documentação

Informe-se com um contador sobre quais os documentos necessários para começar a funcionar. Você pode optar por abrir um MEI (Microempreendedor individual) e tirar um alvará de funcionamento. Dessa forma, você evita problemas futuros com a fiscalização e o pagamento de multas e encargos desnecessários.

Mercado

Apesar de tratar-se de um mercado que nunca para totalmente (particulares e profissionais nunca deixarão de consertar seus carros e é comum que com o tempo apresentem algum problema), trata-se de um ramo altamente competitivo. A concorrência está aí e se você não aliar bom preço, serviço de qualidade e algum diferencial para o seu cliente, correrá o risco de ficar “para trás”.

Procedimento

O trabalho de uma oficina mecânica consiste basicamente em receber o automóvel, detectar o problema, enviar orçamento ao cliente e, assim que aprovado, fazer o reparo necessário. Fique atento aos prazos informados ao cliente. Cumpri-los é parte da qualidade do seu trabalho e ferramenta fundamental para conquistar e manter o cliente.

Propaganda

Além de localizar-se em regiões movimentadas, a sua oficina precisa contar com uma fachada atrativa. Além disso, faça um site, talvez um blog e esteja presente nas principais redes sociais. Você ainda pode impulsionar ações de marketing digital para tornar-se conhecido. Mesmo que o seu negócio ainda esteja em fase inicial, estes canais podem ajudá-lo a conseguir mais clientes e expandir-se rapidamente.

Atualize-se

Como falamos acima, a concorrência nessa área é grande e, portanto, você precisa estar atualizado sobre as novas tendências deste mercado e as melhores soluções para os problemas que costumam surgir. Dessa forma, fazer cursos e informar-se é uma boa saída. Assim, você pode oferecer ao seu cliente serviços diferenciados e inovar sempre, sem nunca cair na mesmice. É disso que o seu cliente precisa para seguir com você, sem pensar em pesquisar outros profissionais.

Investimento

Pesquise preços do aluguel, equipamentos necessários e estoque de peças inicial para começar a sua oficina. Tenha em mente também que, todo negócio, em seu início, não fornece fonte de renda suficiente. Portanto, é necessário ter certo “fôlego”, financeiramente falando, para atravessar este período.

Antes de começar a montar sua oficina mecânica, é importante que você reflita sobre todos estes tópicos acima. Primeiramente escolha uma localização adequada, com bastante visibilidade. Definido o local, é preciso definir como será a estrutura física da sua oficina, investir nos equipamentos necessários para o seu funcionamento. Para que o seu negócio cresça é indispensável uma qualificada equipe de funcionários. Fazer uma boa análise de mercado, uma ampla divulgação da empresa em redes sociais e o uso de um sistema de gestão para controlar as finanças, são algumas das medidas importantes que você deve levar em conta para o sucesso da sua oficina mecânica. Se concluir que possui todas as condições necessárias, vá em frente. E não deixe de manter contato com o seu contador para sanar possíveis dúvidas quanto às burocracias, documentos e impostos. Mãos a obra e boa sorte!

Você gostou do texto? Que tal deixar um comentário?

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br