Como montar uma vitrine atraente

A vitrine de uma loja é como seu cartão de visitas, ou ainda o convite para que o passante, seu potencial cliente, entre e conheça a variedade de peças e objetivos comercializados dentro da empresa.

Seja de uma loja de roupas, de sapatos, de móveis, de decoração ou do que for, a vitrine deve ser sempre muito bem planejada para contribuir positivamente com o cotidiano da empresa sendo, portanto, essencial que sua montagem siga algumas dicas e regras básicas para atrair e convencer o público a entrar.

Quer montar uma vitrine mais atraente para a sua loja? E mais do que isso, atrair dezenas de novos clientes trabalhando corretamente com um recurso que já está disponível na sua empresa? Leia atentamente a todo este artigo e coloque cada observação em prática a partir de já!

3 erros comuns de se ver nas vitrines

Antes de dar dicas sobre como montar uma vitrine mais atraente e interessante para o seu público, veja a seguir quais são os erros mais comuns de se ver pelas ruas e shoppings e avalie se eles acontecem dentro da sua loja também para assim evitá-los:

Falta de organização

O primeiro e mais evidente e assustador erro ao se compor uma vitrine é deixá-la bagunçada, sem nexo ou sentido para quem está passando.  

Muitas vezes a vitrine até chama a atenção sim, porém isso não é nem um pouco positivo visto que este tipo de “chamar a atenção” é no sentido de obter comentários como “Que lugar bagunçado” e assim por diante.

E você não quer que os passantes e potenciais clientes tenham essa impressão da loja, certo?

Não segue as tendências

Outro equívoco bastante comum e que não passa despercebido pelos clientes é a falta de seguir tendências. É claro que a loja pode sim variar e oferecer opções diversas, não seguindo exclusivamente as modinhas.

Entretanto, deixá-las absolutamente de fora também não é uma decisão sábia.
Se você oferecer sorvete em pleno inverno, e sopa em um calor de 40º, será que combinará?

A vitrine oferece o que a loja já não tem

Por fim, entre a saga dos erros mais comuns de se encontrar nas vitrines das lojas está o fato de pôr em destaque aquilo que já não tem ou tem bem pouco, com numeração furada, por exemplo, no caso de roupas.

Além de ser desagradável para o cliente ter que esperar que sua peça seja retirada da vitrine, também é chato para aqueles que simplesmente escutam um “Esse já não tem em estoque”.

Pode até parecer que não tem problema, mas esse tipo de situação acaba passando uma má impressão da loja no geral.

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10 Dicas de como montar uma vitrine mais atraente para a sua loja

Para ficar longe de cometer erros que possam pôr tudo a perder com a sua vitrine, veja os passos e dicas que estão destacados a seguir e consiga atingir melhores resultados com uma organização pensada e planejada para atrair:

1. Para cada público, uma vitrine

A primeira dica e passo para tirar nota 10 em uma vitrine é considerar as características do seu público-alvo antes de simplesmente começar a composição.

Quem são, de fato, os seus clientes? Qual a faixa etária e classe social? Responder tais perguntas lhe dará uma base segura, entretanto, é preciso ir além, certo?

2. A limpeza deve vir sempre em primeiro lugar

Pode ser a vitrine mais linda e bem montada do mundo, mas se ela estiver com alguma mancha, poeira ou teia de aranha todo o trabalho vai por água a baixo!

Não é nada aceitável expor peças em locais sujos, e o seu cliente com certeza perceberá se isso acontecer, prejudicando, desta forma, suas vendas e o seu negócio como um todo.

3. Saiba explorar todo o espaço

Seja uma vitrine grande ou uma pequena, o que importa mesmo é saber aproveitar o espaço e não o tamanho que ele é.

Planeje como será o layout da sua vitrine sempre se baseando em suas medidas oficiais, e jamais deixe de explorar um canto ou outro achando não ser necessário, afinal, neste espaço todo bom aproveitamento é bem-vindo.

4. Use a iluminação como sua aliada

Outro ponto importantíssimo e que muitas vezes é menosprezado na hora de se compor uma vitrine é a iluminação. Porém, esta, quando bem trabalhada, é uma verdadeira aliada, por isso a dica é não perder tempo nem a oportunidade!

Saiba quais partes iluminar e dar foco, trabalhe com a movimentação das luzes de modo a chamar mais atenção sem ser exagerado e assim por diante.

5. Faça pequenas alterações diárias

Evidentemente a vitrine deve ser trocada com determinado espaço de tempo como 15 dias ou até mesmo um mês conforme o seu planejamento.

Ainda assim, vale destacar que para torná-la sempre mais atraente aos passantes é sempre bom investir em pequenas alterações.
Desta forma, procure trocar uma ou outra peça da vitrine com maior frequência para atrair a atenção daqueles que passam pelo lugar todo dia.

6. Confira com atenção os preços

Um erro grave e comum dos comerciantes é colocar valores errados na vitrine da loja podendo prejudicar, de diferentes maneiras, o andamento de uma venda.

Sendo assim, sendo confira os preços colocados nas peças a fim de ter certeza que não existirá nenhum problema relacionado ao erro dos valores, por exemplo.

7. Nem pra menos e muito menos pra mais

Outro ponto também bastante importante é que a vitrine deve ser aproveitada sem exageros ou sem espaços em branco. Realmente, nem para menos e muito menos para mais!

O espaço deve sim saltar aos olhos do passante e cliente, atraí-lo pelas muitas opções e assim por diante; entretanto, não deve deixar a pessoa confusa e sem entender a vitrine. Por isso, cuidado!

8. O meio da vitrine é a área mais nobre

Vale destacar ainda que o meio da vitrine sempre é o ponto mais nobre e de maior destaque onde as peças mais importantes são alocadas uma vez que os olhos dos passantes chegam primeiro a esta parte.

Defina com muito profissionalismo e segurança o que deve estar neste centro e otimize a sua vitrine para atrair ainda mais.

9. Harmonização em alta sempre

Também dê prioridade para a harmonização das peças. Faça com que elas se casem, se completem e se unam na vitrine de uma forma gostosa e que entusiasme o cliente.

Procure, para tanto, prestar atenção nas cores e tons, estampas e itens que estão sendo colocados de modo a fazer com que exista toda essa harmonia, certo?

10. Planeje com os olhos voltados para o calendário

Por fim, lembre-se sempre de traçar o planejamento com os olhos voltados ao calendário explorando datas como dia das mães, dia das crianças, dia dos namorados entre outros para movimentar melhor o seu negócio.

O que deve conter em uma vitrine?

Por fim, vale responder a mais essa questão importante quando se fala em vitrines. O que ela deve ter? A resposta é simples: desde que de modo harmônico, um pouco de tudo!

Pense no que você se sentiria atraído por uma vitrine e encontre essa resposta em outras pessoas e públicos para compor esse espaço tão importante na sua loja!

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