liderança

Muitos buscam entender os segredos da liderança. Mas, afinal, será que eles realmente existem?

Basicamente, o líder é o profissional que sabe tomar as melhores decisões – com precisão, rapidez e espontaneidade. Porém, saber se relacionar com a equipe é o ponto chave para os líderes que verdadeiramente querem ser bem-sucedidos.

Pensando nisso, confira neste artigo 13 dicas para se tornar um bom líder.

1. Transmita segurança

Alguns líderes entendem a designação de modo contrário e, em vez de estimular suas equipes, acabam intimidando-as.

Neste sentido, utilizar o título para encorajar os membros da equipe a se expressarem e incentivá-los é a melhor forma de começar a ser um bom líder.

2. Saiba delegar

Não confunda ‘delegar’ com ‘mandar’. A concessão de tarefas é um ponto essencial para a criação de uma equipe eficiente e organizada ao mesmo tempo. Além de demonstrar a confiança do líder em sua equipe, a atitude também permite que ele passe a focar melhor em suas próprias competências.

Para aprender a delegar, lá vai a dica: identifique quais são os pontos fracos e fortes de cada membro da equipe. Em seguida, aposte na distribuição de tarefas com base no perfil de cada um.

3. Seja honesto

A honestidade também é uma qualidade que todo bom líder deve ter. Isso porque uma pessoa só passa a ser seguida e admirada quando é, antes de tudo, honesta.

Um bom líder é aquele que segue o exemplo de seus superiores, passando as crenças, valores e missão da empresa para os membros de sua equipe.

Além disso, um líder honesto também incentiva seus funcionários a serem como ele, o que criará um ambiente de trabalho muito mais saudável e eficiente.

4. Boa comunicação

Outra qualidade que todo bom líder deve ter é a capacidade de se comunicar bem com sua equipe.

Descrever o que você precisa – e o que você quer – com clareza é a melhor forma de garantir o bom funcionamento da equipe. Além disso, tal atitude também levará a criação de um ambiente muito mais saudável, com membros bem treinados e igualmente produtivos.

5. Transmita confiança

Empresas de todos os portes e segmentos do mercado passarão por épocas difíceis e é um dever do bom líder demonstrar confiabilidade e tranquilidade para a equipe em meio aos tempos ruins.

Lembre-se também que o líder deve saber “apagar incêndios”. Sendo assim, quando tudo estiver prestes a desmoronar, seja o ponto de ligação entre a sua equipe.

6. Tenha senso de humor

O “peso” do ambiente de trabalho é um dos grandes influenciadores da produtividade da equipe. Sendo assim, se o clima estiver pesado, as chances de que a produção caia são grandíssimas.

Quando o chefe é muito bravo ou mal-humorado, é uma tendência que a produtividade vá lá em baixo. Mas quando o chefe é animado e cheio de bom humor (mesmo na segunda-feira pela manhã), esse será um grande motivo para que a equipe se mantenha tão bem-humorada quanto.

O bom humor reflete em pessoas que acordarão felizes e satisfeitas para ocuparem os seus postos de trabalho. Em que isso resulta você já deve imaginar: boa produtividade.

7. Dê o exemplo no quesito comprometimento

Se você espera que a sua equipe tenha compromisso, dê o primeiro passo.

Não existe motivação maior para a equipe de funcionários do que ver o chefe igualmente comprometido com a ação ou projeto em questão. Mais uma vez reforçamos uma característica que todo líder deve ter: deve saber trabalhar em equipe. Afinal, delegar e esperar que as coisas aconteçam está longe de ser a função de quem assume um cargo mais alto.

Neste sentido, prove comprometimento com os projetos e você ganhará não só o respeito de seus superiores, mas, principalmente, será a inspiração para a sua equipe de subordinados.

8. Seja criativo

Um bom líder deve saber improvisar, tomando decisões rapidamente e, principalmente, sem perder a linha. Sendo assim, líderes criativos prometem se sair melhor nesses aspectos, já que sempre terão uma “na manga” para o caso de imprevistos.

9. Use e abuse da intuição

Antes mesmo de assumir um cargo mais alto o líder deve ter a consciência de que nem tudo sairá como o planejado, mas na verdade, a tendência é quase que contrária. Sendo assim, um bom líder é aquele que se apoia em suas experiências passadas para que, no presente e futuro, saiba tomar atitudes mais precisas e corretas.

10. Seja um motivador

Inspirar e motivar são palavras-chave na gestão de um negócio e, principalmente, na gestão de pessoas. O líder, por sua vez, é o grande responsável por passar motivação para a sua equipe de funcionários, passando igualmente a sensação de que o negócio não é só dos superiores ou de si mesmo, mas de todos os que fazem parte da empresa.

Além disso, identificar os talentos de cada um e manter os funcionários sempre engajados com os novos projetos da empresa também são atitudes fundamentais de um bom líder.

11. Passe os desafios para a sua equipe

Recebeu um grande desafio dos seus superiores? Conte com a ajuda da sua equipe para solucioná-lo. Isso fará com que os funcionários se sintam fundamentais na resolução de grandes problemas da empresa.

12. Saiba recompensar os seus funcionários

Um bom líder é aquele que sabe reconhecer os esforços de sua equipe para chegarem até determinado resultado. Sendo assim, recompensá-los é sempre uma forma de mostrar que sim: você se importa. E não estamos falando de viagens para o exterior ou bonificações extremamente altas: por vezes, um happy hour ou um passeio de final de semana podem já ser o suficiente para que a equipe esteja pronta para outra!

13. Peça conselhos

Está em dúvida sobre uma ação? Sobre qual é a melhor pessoa dentro da sua equipe para delegar tal função? Sobre qual projeto será mais interessante para o portfólio da sua empresa? Ou até mesmo sobre qual atividade é a mais adequada para tal cliente? Não tenha receio e nem mesmo vergonha: sempre peça conselhos para a sua equipe.

Gostou do texto? Deixe um comentário !

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br