O sistema eGestor possui um módulo de notas fiscais eletrônicas que pode ser incluído no plano de utilização. Este módulo abrange o envio de NFe e NFCe.

O primeiro passo para configuração do NFe é realizar o envio do certificado digital de modelo A1 ao sistema. O caminho para realizar o envio é através do menu principal, em Acessórios > Nota fiscal eletrônica > Configurações da NFe, ou clicando aqui. Nesta página, ao lado esquerdo existirá uma área para Certificado digital A1, e um link para Enviar certificado.

Depois de enviado o certificado digital, na mesma página existirá uma área para que sejam configurados os dados da empresa. Nesta área basta clicar sobre o botão Editar dados e alterar os dados solicitados para as informações de sua empresa. Estas informações definirão sua empresa nas notas fiscais emitidas perante a Secretaria da Fazenda de seu estado.

Depois de salvos os dados de sua empresa, ao lado direito na mesma tela existirá uma área chamada Configurações da NFe, e é preciso clicar em Editar dados para que se altere o ambiente de envio de Para testes para Em produção. Caso seja necessário, nesta tela poderá ser configurada uma logomarca para as notas fiscais, e um texto de Informações adicionais Padrão, para evitar o retrabalho caso alguma informação precise ser informada por padrão em todas as notas.
Depois de configurados estes passos, a ultima configuração deverá ser acessar a página Configurações > Configurações Gerais, disponível no menu principal. Nesta, ao lado direito deverá ser localizada a área para Configuração padrão para cadastro de produtos. Ao clicar em Editar dados, a configuração tributária de todos os produtos cadastrados poderá ser realizada. Esta é uma tela um pouco complexa que exige o conhecimento detalhado da tributação da empresa, e para que ela seja configurada corretamente é aconselhado que os dados sejam solicitados ao contador responsável pela empresa.
Depois de configuradas estas informações todas as notas já poderão ser enviadas de forma muito simples. É necessário apenas localizar ou criar uma venda em Operações > Vender Produtos, clicar sobre a opção NFe, e criar uma nova NFe a partir da venda. O sistema eGestor já buscará os dados do cliente cadastrado, os produtos vendidos, e todos os dados configurados de sua empresa e dos produtos inseridos na venda. Bastará realizar uma rápida conferencia nos dados, e enviar a nota fiscal através do botão Salvar e enviar, ao final da nota.
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Escrito por eGestor
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