A emissão de relatórios é um dos recursos mais importantes do eGestor, pois permite ao empreendedor obter uma análise minuciosa de todos os dados financeiros do seu negócio. Com os relatórios é possível fazer a mensuração dos resultados da empresa, tanto no âmbito geral, quanto na produtividade de cada funcionário. Além da análise de resultados, alguns relatórios podem servir como um guia para as estratégias a serem seguidas pela sua empresa. 

Vamos a um exemplo prático: Você está pensando em comprar determinado produto com um de seus fornecedores, para a sua comercialização. Mas antes disso, é preciso saber a respeito da demanda deste produto, se há chance de sucesso no negócio ou não. Os relatórios também podem detalhar a quantidade de mercadorias vendidas em determinado mês. A partir destes números, você terá uma noção exata se valerá ou não apena investir na comercialização deste produto ou se vale a pena apostar em outro, que teve um maior número de vendas.

Estes dados até podem ser obtidos manualmente, através de um constante registro em uma planilha ou em uma agenda, mas obviamente este processo lhe exigirá muito mais tempo e será muito menos prático do que com a automatização proporcionada pelo sistema eGestor. Existem diversos módulos de relatórios no eGestor, vamos agora falar especificamente sobre as funcionalidades de cada um deles:

Vendas

Este módulo permite mostrar o detalhamento de todas as vendas realizadas pela sua empresa. No íten “Vendas detalhadas” é possível especificar informações como qual foi o cliente comprador, qual produto foi vendido, qual o valor, qual a forma de pagamento e qual foi o seu vendedor que efetuou o negócio.

A partir de todas essas informações, é possível fazer uma boa mensuração da produtividade da empresa. Suas vendas aumentaram ou decaíram em relação ao último mês? Como está o desempenho de determinado vendedor? Se uma venda será feita parceladamente, qual será a data de quitação das parcelas? Quais foram os produtos mais e os menos vendidos no mês? Quem foi o cliente que mais comprou de sua empresa em determinado período? Todos esses dados podem ser obtidos a partir dos relatórios de vendas, sendo as informações referentes a produtos mais vendidos e clientes que mais compram, contidas nos subítens de “ABC de produtos vendidos” e “ABC de vendas por cliente”, respectivamente.

Os demais itens deste módulo são: 

  • Comissões de vendas: Lista as vendas por  vendedor destacando a base dos produtos e informando a porcentagem e o valor de comissão.
  • Vendas por tipo de documento: Além de também separar as vendas por vendedor, este recurso também faz a segmentação por tipo de documento.
  • Vendas sem valores: Mostra a lista de produtos vendidos, mas sem as informações monetárias, somente com dados referentes a quantidade vendida de cada produto.

Compras

Assim como no módulo de vendas, nos relatórios de compras você obtém todas as informações referentes as suas compras com os seus fornecedores. Registre com qual fornecedor foi feito o negócio, em qual data e qual foi o valor da compra. Além destas informações básicas, é possível se aprofundar em outros aspectos do negócio. Você pode optar por mostrar ou não os códigos internos ou personalizados do produto comprado, mostrar número da nota fiscal, segmentar os seus produtos por diferentes categorias, solicitar CNPJ ou CPF do fornecedor, data da emissão da nota fiscal, mostrar custo bruto e custo líquido do produto comprado e informar o seu preço sugerido.

Produtos

A exemplo dos demais módulos, os relatórios de produtos também oferecem uma variedade de informações. No item “Estoque mínimo”, é possível saber qual ou quais produtos estão com o estoque abaixo do valor definido para cada produto, se não houver o produto desejado na lista, significa que ele não se encontra no estoque, indicando que você deve comprar junto a um de seus fornecedores. Se você deseja saber qual a quantidade de estoque em um período determinado, basta digitar o o produto desejado no item “Estoque em data específica”.

Em “Estoque histórico por produto”, você pode observar toda a movimentação daquele produto em sua empresa, todas as vezes que algum produto entrou ou saiu de seu estoque. Na opção “Sugestão de compra”, você pode solicitar uma sugestão de compra que é baseado na média de vendas daquele produto em geral. Para facilitar na sua organização, é possível agrupar os produtos de seu estoque de acordo com os seus diferentes fornecedores. Fazendo isso, você sabe com qual fornecedor entrar em contato em caso de falta de estoque. Outras informações como peso bruto, peso líquido e margem atual de determinado produto podem ser visualizadas no menu “Personalizado de produtos”.

Financeiro

O módulo financeiro permite saber com exatidão a situação financeira de seu negócio, fazendo um balanço geral entre os relatórios de compras e vendas. Este módulo gerencia todas as receitas e despesas de sua empresa. Faz a diferença entre todas as suas receitas e despesas em determinado mês, o que chamamos de fluxo financeiro. Em um dos ítens do módulo financeiro, o Fluxo futuro mostra todas as contas que ainda serão pagas e recebidas pela sua empresa. Outro item importante do módulo financeiro é o DRE (Demonstrativo do resultado do Exercício), que mede a lucratividade da empresa dentro do período desejado. 

Os relatórios financeiros talvez sejam os mais completos e com certeza estão entres os mais utilizados pelos clientes do eGestor. Vamos falar abaixo sobre todas as suas funcionalidades, além das já citadas acima:

  • Extrato financeiro: Mostra toda a movimentação financeira já paga e já recebida.
  • Lançamentos cancelados: Mostra a listagem de todos as movimentações financeiras que foram canceladas no sistema.
  • Financeiro personalizado: Você pode solicitar pagamentos, recebimentos e lançamentos cancelados e partir destes, pedir uma série de informações, tais como plano de contas, ordenar por códigos e formas de pagamento, solicitar CNPJ, datas e formas de pagamento, telefones e muitos outros detalhes…
  • Lançamentos por responsável: Mostra a listagem dos responsáveis relacionados nas vendas que geraram lançamentos no financeiro.
  • Comissões por financeiro: Mostra o relatório de comissionamento com base em todos os lançamentos financeiros que já foram recebidos referentes as vendas.

Contatos

O módulo de contatos nos relatórios do eGestor permite com que você possa fazer um cadastro completo de todos os seus clientes, contendo diversos dados desde o endereço até o vencimento de uma parcela a ser quitada por determinado cliente. Você pode saber quem são seus clientes mais ativos e inativos em relação ao consumo na sua empresa, saber quem está inadimplente e muitas outras informações… Outra possibilidade que o modo contato possibilita é saber quem são os seus clientes aniversariantes do mês. Sabendo isso você pode mandar alguma mensagem via e-mail ou SMS. Atitudes simples como essa podem criar uma empatia e a partir dai criar uma fidelização. Além dos clientes, você também pode cadastrar os dados de todos os seus fornecedores e transportadores no item “Personalizado de contatos”.

Geral

Este módulo apresenta duas opções: Registro de eventos e registro de acessos. O registro de eventos mostra tudo que os usuários de sua empresa que estão cadastrados, fazem no sistema. Esta opção exibirá todas as ações que foram feitas nos mais variados módulos do sistema, incluindo a hora em que tal ação foi realizada, a data… Já o registro de acessos, se restringe somente a mostrar quando as pessoas logaram no sistema, sem registrar as ações realizadas.

Conclusão

Portanto, tendo um bom conhecimento sobre a emissão de relatórios no eGestor, você tem uma noção precisa do nível de produtividade da sua empresa no geral e de seus funcionários, quais produtos estão sendo mais vendidos no mercado e também saber a situação financeira de sua empresa, o que é vital para a sobrevivência do seu negócio. 

Para saber mais sobre a emissão de relatórios e outras funcionalidades do eGestor, confira os tutoriais em vídeo do sistema.

Escrito por eGestor
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