fbpx

Dinâmicas de grupo para motivação de equipe

Manter a sua equipe motivada é um dos fatores que fazem com que o trabalho flua melhor e os objetivos da empresa sejam alcançados. Uma das formas de deixar todos os membros do grupo motivados, é por meio de dinâmicas no trabalho. As dinâmicas em grupo são mais comuns em processos seletivos, no entanto, também podem ser usadas como exercícios de motivação de equipes e desenvolvimento de competências, gerando resultados positivos no dia a dia.

É preciso, porém, saber quais são os exercícios mais eficazes, que não geram nenhuma situação desagradável e, além de desenvolver competências de cada um dos participantes do grupo, também traz um clima mais descontraído e leve para o ambiente de trabalho. Por isso, separamos quatro exercícios que vão estimular um ambiente mais motivado para a sua equipe. Os exercícios podem ser aplicados individualmente ou em grupo, trazendo conhecimento para ambos conceitos.

1º exercício

Aceita o desafio?

Esse exercício é bem simples de ser feito e, geralmente, é recomendado que seja um dos primeiros a ser colocados em prática. Isso porque, além de divertido, ele possui o objetivo de quebrar o gelo entre um grupo novo e que ainda não se conhece muito bem. Além disso, ela também tem uma característica que faz com que os participantes pensem mais fora da caixinha, se preparando melhor para as próximas atividades que serão feitas a seguir.

Entre os benefícios que a atividade pode trazer estão motivação, interação do grupo, desenvolvimento de competências relacionadas a confiança pessoal e a coragem, superação de desafios impostos e a busca adequada por informações corretas.

Para realizar a atividade é necessário ter uma caixa, de tamanho médio, embrulhada em papel negro ou pardo. Com a caixa pronta, é só colocar as instruções da brincadeira dentro. As instruções são pequenos desafios que podem ser feitos rapidamente e simples de cumprir.

Como executar a atividade:

  1. Forme dois grupos com o mesmo número de participantes.
  2. Forme um círculo com os integrantes dos dois grupos alternados, ou seja, duas pessoas do mesmo grupo não podem estar lado a lado.
  3. Entregue a qualquer um dos participantes a caixa fechada e embrulhada com as instruções do exercício.
  4. Peça para pessoa retirar um dos desafios que têm dentro da caixa. Então, coloque uma música e, quando a música parar, a pessoa deve cumprir a instrução que está no papel que retirou da caixa. Se ela não conseguir, terá que pagar um mico pequeno, além do grupo perder três pontos. Se ela cumprir o desafio corretamente, o grupo ganha três pontos.
  5. A caixa deve ser passada para a pessoa do lado, para que a brincadeira continue.
  6. Em algum momento da brincadeira, você deve inserir uma nova regra, com três escolhas para quem está com a caixa. A pessoa pode tentar realizar o desafio, pode passar o desafio para uma pessoa do seu grupo ou rejeita o desafio, perde ponto e passa a caixa para o grupo adversário.
  7. Essa nova regra pode ser utilizada apenas três vezes.
  8. Quando a quarta pessoa receber a caixa após essa troca, ela deve cumprir o desafio. Ao conseguir realizar a instrução, recebe um prêmio e a brincadeira acaba.

Assim, é possível ver quem são as pessoas que não fogem dos desafios e quem repassa para os seus companheiros quando está com uma dificuldade. É possível detectar um grande líder nessa brincadeira.

2º exercício

Quem eu levo?

Dessa vez, a dinâmica serve para motivar os integrantes do grupo e desenvolver habilidades e reconhecimento da qualidade nos seus colegas.
Para realizar a atividade é necessário envelopes, papel e lápis.

Como executar a atividade:

  1. Distribua os envelopes para cada pessoa e peça para que ninguém abra até que ouça as instruções da brincadeira.
  2. Dentro dos envelopes tem um pequeno questionário com três perguntas:
    Se você se perdesse em uma ilha deserta, quem do grupo você gostaria que estivesse junto?
    Quando você tiver que organizar uma festa, para quem você pediria ajuda?
    Se você ganhar um prêmio para ir para um cruzeiro com mais três pessoas, quem você escolheria?
  3. As respostas são confidenciais e ninguém saberá a resposta do outro. Por isso, os papeis não devem ser assinados.
  4. Os envelopes só devem ser devolvidos após todas as dinâmicas, quando os participantes devem responder as perguntas novamente.

O mais interessante desta dinâmica é ver como as opções podem mudar de acordo com o desenvolvimento do grupo. Depois de todas as brincadeiras, volte para os envelopes e some o resultado de cada um dele, mas mantenha a discrição dos resultados.

💡 Você também pode gostar: Cultura organizacional: como aprimorá-la em sua empresa

3º exercício

Vamos dar as mãos?

O intuito nessa terceira brincadeira é motivar e integrar mais o grupo, além de desenvolver habilidades de trabalho em grupo e perfis de liderança.
O único material necessário é uma cartolina ou pedaço de papel grande.

Como executar a atividade:

  1. Forme um círculo com todos de mãos dadas.
  2. Peça para que cada um memorize quem está segurando a mão direita e a esquerda.
  3. Peça para todos soltarem as mãos e andarem aleatoriamente pela sala.
  4. Coloque uma cartolina no chão e peça para que todos se juntem em cima dela.
  5. Peça, então, para que os participantes deem as mãos para quem estava segurando antes.
  6. Deixe com que todos fiquem embolados um no outro. O objetivo é formar novamente o círculo sem que ninguém solte as mãos.
  7. Eles devem passar um pelo outro, deitar no chão, ficar de costas, enfim, faça o necessário mas sem soltar as mãos.

Essa dinâmica é ótima para ver como o grupo funciona em conjunto, tendo que trabalhar todos juntos no mesmo objetivo. Além disso, mostra pessoas que possuem uma liderança e tomam a frente, sugerindo instruções para que o círculo seja feito.

4º exercício

Ilha do tesouro

Esse último exercício é fundamental para o dia, já que ele junta habilidades necessárias em todos os anteriores, motivando e integrando a equipe, desenvolvendo as habilidades de trabalho em grupo e superando desafios.

Para realizar a atividade é necessário apenas uma caixa de bombons e folhas de jornal.

Como executar a atividade:

  1. Deixe uma folha do jornal aberta em uma ponta da sala com a caixa de bombons em cima dela.
  2. Na ponta oposta da sala, forme duplas e coloque uma folha de jornal para cada uma.
  3. Peça para cada dupla ficar de pé em cima dos jornais.
  4. Cada dupla deve chegar do outro lado da sala, mas sem tocar os pés fora da folha de jornal.
  5. O jornal não pode ser rasgado.
  6. Quem tocar no chão ou rasgar o jornal, é desclassificado.
  7. Coloque um tempo máximo para que a tarefa seja feita.
  8. Quem chegar do outro lado primeiro ganha. Se duas duplas chegarem juntas, o prêmio deve ser dividido.

O grande barato é que para chegar ao outro lado mais rapidamente, é trabalhar em equipe. Se uma dupla convidar outra para subir no seu jornal, ela pode colocar o jornal mais adiante com as mãos. E assim eles vão sucessivamente. Só tome cuidado para não rasgar o jornal ou pisar fora dele. Se ninguém tiver essa ideia, dificilmente vão chegar do outro lado. Feito o exercício, é legal discutir com a equipe como a colaboração é importante para atingir o resultado.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Dinâmicas de grupo para motivação de equipe
Escrito em: 05/01/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

6 Comentários

  1. Cristina Sena

    A Dinâmica é fundamental para entender sua equipe com criatividade. Adorei as dicas.

    Responder
  2. Solange dos Santos Silva

    Amei.

    Responder
  3. jESSICA

    EU AMEI AS SUGESTÕES IREI APLICAR AMANHA MESMO.

    Responder
  4. Paulina Teixeira

    a dinâmica consegue mostrar realmente que se formarmos uma equipe, de verdade, poderemos alcançar todas as nossas metas. Amei!

    Responder
  5. cristiane

    Muito boa dinâmica, já fiz e agora vou passar para minha equipe.

    Responder
  6. maria salete rozado

    gostei muito.muito legal

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...