Vivemos uma época em que a competitividade é fato marcante no dia a dia empresarial. Afinal, a luta por uma fatia do mercado já tem gerado reflexos no comportamento de muitos empreendedores.

Nesse sentido, a cultura de inovação nas empresas se torna cada vez mais uma das soluções para se destacar em meio a tantas empresas. Seja qual for o seu segmento de atuação, manter-se em constante processo de inovação é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio.

Por isso, no post de hoje ajudaremos você, jovem empreendedor, que busca alcançar o sucesso em sua micro e pequena empresa, mas ainda não sabe o verdadeiro papel da inovação nesse processo.

Então, continue lendo e veja como a inovação poderá te ajudar a se tornar um verdadeiro empreendedor de sucesso!

Primeiramente, o que é inovação?

Começando pelo básico, vamos falar um pouco sobre de fato é a inovação. É comum, ao ouvirmos essa palavra, pensarmos imediatamente em tecnologia.

De fato, a prática de inovação está intimamente ligada ao uso e desenvolvimento de novas tecnologias — mas não é só isso.

Inovar, especialmente em um ambiente corporativo, pode ser definido como a capacidade do empreendedor de sair da sua zona de conforto e buscar meios para tornar a sua empresa mais competitiva e rentável.

Então, de modo geral, o empresário deve ficar sempre atento e responder a duas questões essenciais no processo de inovação e modernização em seu negócio:

  • O que é possível fazer para tornar isso melhor?
  • O que eu ainda não tentei e que posso fazer para obter melhores resultados?

Sendo assim, pode-se inovar em uma empresa de diversas maneiras. Seja com uma política de redução de custos com copos descartáveis, por exemplo, ou até mesmo com a implantação de diferentes técnicas para atrair e encontrar novos fornecedores, buscando sempre resultados mais satisfatórios para o empreendimento.

Quais são os tipos de inovação?

Podemos classificar a inovação em dois tipos, de acordo com os reflexos e impactos que ela traz ao cotidiano empresarial:

  • inovação que cria um novo processo;
  • inovação que aperfeiçoa algo já existente.

Um exemplo de inovação que cria algo novo seria a formulação de um novo produto pela empresa, com base em pesquisas realizadas com seus clientes.

Já quanto à inovação que melhora o cotidiano de uma empresa, um excelente exemplo de é a utilização de softwares de gestão, que auxiliam o gestor a realizar o controle financeiro e do estoque, aperfeiçoa o monitoramento do fluxo de caixa e a emissão de nota fiscal e relatórios.

Por que investir em inovação?

Imagine que você possua um aparelho celular que já começou a apresentar defeitos e falhas. Então, antes que ele pare, definitivamente, de funcionar e te cause ainda mais problemas, você deve trocá-lo por outro, preferencialmente mais moderno e com mais funcionalidades, certo?

O mesmo ocorre em uma empresa. É preciso inovar antes que ela se estagne, fique ultrapassada e possa ir à falência.

Atualmente, é perceptível o quanto o consumidor tem se tornado mais exigente e seletivo ao escolher em qual empresa confiar. Diante disso, as micro e pequenas empresas devem procurar formas de conquistar o cliente e fidelizá-lo ao seu negócio.

E, para isso, não basta uma boa estratégia de marketingé preciso uma cultura de inovação capaz de se adaptar às vontades e necessidades do consumidor, que se alteram frequentemente.

De fato, enfrentar e superar a concorrência das grandes empresas do mercado não é impossível. Na verdade, requer apenas que o empreendedor saiba encontrar as estratégias corretas para se destacar no mercado. E, nesse processo, é indiscutível a grande importância da cultura de inovação nas empresas.

Com tantas tarefas e responsabilidades acumuladas na figura do empreendedor, é preciso buscar meios de tornar a administração e o andamento da empresa mais ágil, fácil e eficiente.

Nesse contexto, a inovação e a tecnologia são aliados que não podem ser descartados e precisam estar presente no dia a dia da empresa.

Quais são os impactos da inovação nas empresas?

Como dissemos, inovar é um dos primeiros passos para que micro e pequenas empresas consigam competir e se destacar no mercado, mesmo concorrendo diretamente com grandes empresas.

A dinâmica da globalização e da livre concorrência exige do pequeno empreendedor a busca constante por eficiência, e produtos e serviços de melhor qualidade, para que consiga conquistar o consumidor. Principalmente porque ele não aceitará nada diferente disso e, caso não o encontre em seu negócio, o procurará em outra empresa.

Nesse caso, a inovação traz efeitos extremamente positivos para tais empreendimentos, pois os auxiliam a aperfeiçoar seus processos internos e o modo como se comportam no mercado.

Logo, inovar é a melhor maneira de se diferenciar dos seus concorrentes, e isso reflete diretamente nas vendas e lucratividade do negócio. Além disso, propicia uma maior participação no mercado, abrindo oportunidade para novas parcerias e para se adquirir novos conhecimentos.

Ainda, é importante ressaltar que empresas que têm uma cultura de inovação bem definida são mais estáveis, pois enfrentam os desafios do cotidiano corporativo com um olhar mais atento às soluções e não aos problemas.

A equipe, assim, é capaz de visualizar e implantar soluções mais rápidas e eficazes, desburocratizando os processos. Inclusive, tais empreendimentos possuem uma capacidade muito desejada em qualquer negócio: a de reduzir custos sem afetar a qualidade do produto e serviço prestado aos seus consumidores.

Enfim, como vimos, pode-se afirmar com certeza que a inovação nas empresas agrega muito valor aos produtos e serviços ofertados, que passam a funcionar de maneira mais eficiente, focadas em atender as reais necessidades do cliente. 

O que garante que o empresário perca menos tempo com questões burocráticas e posa focar no crescimento do seu negócio — especialmente quanto às as micro e pequenas empresas, que tem como desafio se destacar diante das grandes concorrentes. 

E aí, gostou do post? Agora, se você ainda tem alguma dúvida acerca da inovação nas empresas ou quer saber como começar a inovar em seu negócio, deixe-nos o seu comentário. Com certeza, ficaremos felizes em te ajudar!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br