fbpx

Micro e pequenas empresas: Qual a importância para o Brasil

O Brasil é um país de empreendedores. Muitos brasileiros têm ideias de novos negócios e as concretizam como micro e pequenas empresas. Isso acontece, principalmente, pelas vantagens que esse setor proporciona. Entre essas vantagens, pode citar a pouca burocracia, o acesso a linhas de crédito e o pagamento de tributos facilitado.

Muita gente acha que são apenas as empresas grandes ou multinacionais que fazem a economia ir para frente, mas não é bem assim. Hoje, as micro e pequenas empresas, ou MPEs, correspondem a 53% do PIB do comércio brasileiro. Confira porque as micro e pequenas empresas são tão importantes para o Brasil!

O que é uma microempresa?

Uma microempresa é uma empresa com faturamento anual de até R$ 360 mil e que pode empregar 9 pessoas se do comércio ou 19 se for indústria. Esse tipo de empresa possui algumas vantagens em relação aos outros tipos, como uma menor burocracia, por exemplo.

Assim, a microempresa (ME) também se enquadra no Simples Nacional, o regime tributário que define a forma de pagamento dos impostos pela empresa. Nele, a ME pode pagar alíquotas menores de imposto.

E o que é uma pequena empresa?

Uma pequena empresa é uma empresa que fatura até R$ 4,8 milhões anualmente e pode ter até 49 funcionários no comércio ou até 99 na indústria. A pequena empresa é um tipo de empresa maior que a microempresa, mesmo ainda sendo pequena. Assim, ela também possui alguns benefícios fiscais e de burocracia.

Boa participação no mercado e geração de empregos

Ao contrário do que muitos pensam, as micro e pequenas empresas têm um papel fundamental para promover o crescimento econômico do país. Esses negócios ajudam a criar empregos e renda para a população, o que é uma das causas para a redução das desigualdades sociais.

Segundo dados do IBGE, as empresas de pequeno porte representam 27% do Produto Interno Bruto brasileiro. E, além disso, foram responsáveis por mais de 70% das vagas de emprego abertas em 2023.

Mais flexibilidade e grande abrangência

Uma MPE consegue ter uma grande abrangência porque essas conseguem estar em pequenos municípios e bairros de cidades maiores. Assim, também é possível encontrar uma mão de obra mais facilmente, principalmente dos profissionais que têm mais dificuldade de se realocar.

Essa capacidade de gerar emprego, e a posição geográfica, faz com que as micro e pequenas empresas sejam grande parte das empresas brasileiras.

Mais resistência às mudanças críticas

A alta resistência às mudanças das MPEs é resultado da menor quantidade de funcionários e das facilidades de crédito, assim como menores impostos. Esses negócios são montados para refletir um crescimento de longo prazo. E, seus donos ou gestores costumam ser muito mais obstinados a conservar o empreendimento.

💡 Você também pode gostar: Porte da empresa: quais tipos existem e como definir eles?

Mais créditos e aumento nas exportações brasileiras

Os pequenos negócios ajudam a movimentar o setor de créditos e empréstimos bancários. Isso porque eles têm acesso a melhores opções de financiamento. Entre eles, podemos citar o Sebrae, um serviço social autônomo sem fins lucrativos, mas também utilizando os serviços da rede bancária privada.

Outro setor comercial que se expande com a ação desses negócios é a exportação. Essas vendas têm taxas superiores a 20% ao ano para a área. Nesse caso, os principais produtos são os manufaturados e industriais de menor custo, especialmente para os mercados dos EUA e Canadá.

Os pequenos negócios têm papel de destaque quando se fala sobre crescimento econômico. Isso porque eles respondem por boa parte da geração de empregos no país e contribuem para um grande percentual do PIB brasileiro. Além de sustentar a economia nos momentos de crise, agregam valor aos produtos e serviços em que as suas atividades estão envolvidas.

Conclusão

Portanto, as micro e pequenas empresas são importantíssimas para o crescimento econômico do Brasil. Elas aumentam consideravelmente a geração de empregos porque são responsáveis por 60% dos quase 100 milhões de empregos existentes no país.

Gerando empregos, as micro e pequenas empresas ajudam a reduzir as desigualdades sociais. Mas também acabam proporcionando oportunidades para pessoas que têm dificuldades em ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Além da altíssima geração de empregos, a contribuição destas empresas para o PIB (Produto Interno Bruto Brasileiro) é de 20%.

Exemplo disso são profissionais com mais de 40 ou 50 anos que buscam se recolocar no mercado. Também pessoas ainda sem experiência e que têm dificuldades para conseguir um primeiro emprego. Ou pessoas com formação incompleta ou recém formado, que também possuem dificuldades em ingressar definitivamente no mercado.

Em meio a esta dificuldade e alta exigência do mercado, as micro e pequenas empresas são uma alternativa. É interessante saber que o faturamento dessas empresas vem crescendo acima do ritmo médio da economia do país.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Micro e pequenas empresas: Qual a importância para o Brasil
Escrito em: 02/02/24
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...