Que a tecnologia de modo geral tem transformado e facilitado as nossas vidas, não é novidade para ninguém. Não é difícil citar exemplos que confirmem essa afirmação. Mas, em se tratando do mundo empresarial, será que você é capaz de responder se a tecnologia e, principalmente, a tecnologia da informação tem trazido alguma vantagem competitiva para as micro e pequenas empresas?

Talvez a resposta para esse questionamento não seja tão imediata. Mas não se preocupe, detalharemos um pouco mais essas questões para que você, até o final deste post, saiba respondê-lo rapidamente. Continue lendo e confira!

A tecnologia impulsionando o seu negócio

No cenário corporativo, a tecnologia tem tido um papel fundamental no desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas. Com um leque amplo de recursos de TI à disposição, o já empresário, ou mesmo aquele que deseja empreender, tem mais chances de ver o seu negócio prosperar.

Há alguns anos, eram raros os casos de pequenas empresas que se valiam de algum recurso tecnológico para desempenhar as suas atividades. O que se via eram pequenos negócios onde praticamente toda a organização — processo produtivo, rotina, contabilidade, entre outros — era subaproveitada por meio de um gerenciamento pouco eficiente.

Todas essas variáveis eram colhidas e utilizadas, quando isso era feito, de forma totalmente manual, sem muitos critérios e perícia, pelos próprios donos, que por sinal desempenhavam todo tipo de função dentro do negócio.

Em contrapartida, hoje o cenário é outro. A tecnologia e a tecnologia da informação têm modificado muito a dinâmica do mercado. Por meio de seus recursos, empresas menores estão conseguindo se fortalecer e manter no mercado, frente às grandes empresas.

Isso graças ao auxílio de novas tecnologias, que têm possibilitado que as micro e pequenas empresas consigam atuar em novos nichos, atingindo seus clientes em potencial e tornando o empreendimento mais rentável e sólido. A exemplo disso, podemos citar uma das soluções que tem colaborado com essas afirmações:

Internet

A internet representa uma das melhores ferramentas para os pequenos negócios. Por meio dela, pode-se desenvolver estratégias de marketing, contatar fornecedores, acompanhar o mercado, ou mesmo desenvolver a própria atividade do negócio — a exemplo do e-commerce. Além disso, ainda há disponibilidade de ferramentas de controle e gestão, sistemas de armazenamento e comunicação de dados, entre outros.

Todos esses itens contribuem para a otimização dos processos dentro de uma empresa e representam uma queda nos custos, além de outros indicadores positivos.

A tecnologia da informação e suas vantagens

A utilização da tecnologia da informação nas micro e pequenas empresas tem sido um diferencial positivo. Num cenário bastante competitivo, tê-la à disposição desde o início do negócio já representa uma vantagem competitiva frente às empresas que não possuem sistemas de TI implantados.

Nesse sentido, a TI contribui significativamente com a melhor gestão e organização da empresa. A adoção de sistemas informatizados, por exemplo, pode economizar tempo, recursos humanos e materiais, além de propiciar uma gestão da informação mais valorosa para o negócio.

Assim, a informação passa a ser um bem e pode ser utilizada para a estratégia de marketing e a busca e fidelização de clientes, dentre outros benefícios.

Vejamos alguns recursos oferecidos pela TI que podem representar uma grande vantagem competitiva no atual cenário:

ERP (Enterprise Resource Planning)

Esse é, talvez, um dos recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelas organizações. Também conhecido como “planejamento de recursos da empresa”, são softwares de gestão que integram as mais diversas informações relacionadas aos processos de organização da empresa em um único sistema.

Por meio deles, é possível obter informações precisas e rápidas sobre a rotina do empreendimento, além de garantir a automação de determinados processos, o que diminui drasticamente a ocorrência de erros e otimiza o tempo.

É importante mencionar que, há alguns anos, esses sistemas eram mais restritos a grandes empresas, devido à sua complexidade e também ao custo. Contudo, atualmente, com a difusão e popularização da tecnologia, eles estão acessíveis a todo tipo de empresa.

CRM (Customer Relationship Management)

Também é um sistema bastante utilizado por empresas. O CRM, ou em português “gestão de relacionamento com o cliente”, como dito é um sistema, contudo, diferente do ERP, tem a finalidade específica de cuidar da base de consumidores.

Esse recurso fornecido pela TI pode contribuir com a fidelização dos clientes da sua empresa. Por meio dele, é possível antever as necessidades dos clientes e otimizar o trato e atendimento, além de fornecer o suporte adequado para eles. Tudo isso por intermédio de dados gerenciados e fornecidos por um software.

Cloud Computing

A computação em nuvem, como é chamada por aqui, é um grande exemplo de como a tecnologia pode proporcionar uma vantagem competitiva para as micro e pequenas empresas. A partir da computação em nuvem, todos os itens citados anteriormente podem estar à disposição da sua empresa com os custos mais baixos.

A computação em nuvem possibilita que a sua organização utilize recursos como o armazenamento de dados, telefonia e sistemas, entre outros, tudo de maneira remota, via internet. Dessa forma, a cloud computing tem facilitado muito o acesso das pequenas empresas a recursos que antes eram restritos apenas às grandes.

Tecnologia X desenvolvimento da empresa

De modo geral, o desenvolvimento de uma empresa é diretamente proporcional à quantidade de tecnologia nela emprega.

Como vimos, a tecnologia tem dado uma grande contribuição, principalmente, para as micro e pequenas empresas. A partir de sua utilização, os processos de tomada de decisões se tornam mais ágeis, diretos e eficientes, encurtando distâncias e facilitando a comunicação.

A TI, por exemplo, tem proporcionado uma transformação na maneira como o trabalho é desempenhado, na integração de funções, além de contribuir diretamente para o aumento de produtividade e competitividade.

Todas essas características comprovam o quão importante a tecnologia pode ser para a micro e pequena empresa. Contudo, você deve estar ciente de que ter esses recursos desde o início do seu negócio pode representar um investimento mais alto, já que demandarão uma infraestrutura mais elabora e cara. Por outro lado, a vantagem competitiva trazida por esses elementos é nítida.

E aí, foi possível responder ao questionamento feito no início deste post? Ainda restam dúvidas acerca das vantagens da tecnologia para as MPE? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas dúvidas e experiências conosco!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br