A falta de organização no dia a dia pode gerar uma crise nas finanças, tanto pessoais quanto empresariais, das pessoas. Por isso, é essencial ter uma planilha de controle financeiro para ajudá-lo a manter suas contas em ordem, fiscalizar os gastos e reduzir despesas.

Somado a isso, é possível usar as novas tecnologias para gerir melhor seus negócios e manter uma organização de maneira eficaz, além de promover um aumento dos lucros. 

Descubra como realizar uma boa gestão em sua empresa, de forma a proporcionar o aumento dos lucros, e aprenda, também, a organizar os processos de seu empreendimento. 

Acompanhe nosso post e conheça as principais características da planilha de controle financeiro:

Conheça as principais funções da planilha de controle financeiro

Uma das principais funções da planilha de controle financeiro é classificar os itens que compõem suas finanças de acordo com as devidas funções de cada um.

Dessa forma, você pode agrupar primeiro os gastos não variáveis, como o aluguel, e na sequência os gastos variáveis, como água e luz. Assim é possível assegurar maior organização e, consequentemente, obter um ganho de tempo na hora de elaborar processos.

Além disso, a outra função da planilha é poder ajudá-lo nos cálculos da empresa e registrar as transações para futuras eventualidades. Desta maneira, uma planilha de controle financeiro contribui diretamente para o desenvolvimento da gestão do seu empreendimento.

É muito importante, portanto, que uma empresa tenha um sistema de controle financeiro, principalmente quando se almeja gerir melhor os negócios.

Vale destacar também que é possível escolher a planilha que melhor se encaixa em seu perfil. As opções vão desde as mais simples, que aceitam números não variáveis, até as mais avançadas, que podem realizar cálculos variados, como comparações entre gastos e aplicações financeiras.

Contudo, é possível fazer aplicações de maneira simples. Veja como!

Aprenda a fazer aplicações de maneira simples

Sabemos que para fazer uma boa aplicação financeira é preciso pesquisar não apenas a rentabilidade da aplicação, mas também o quão seguro vai ser o investimento. 

Para isso, você pode utilizar uma planilha de controle financeiro na hora de fazer comparações e, dessa forma, realizar uma aplicação que, além de segura, vai poder ajudar no aumento dos lucros de sua empresa.

Descubra um pouco mais sobre as variedades de planilhas antes de decidir qual vai poder ajudá-lo a gerir melhor sua empresa:

Conheça as variedades de planilhas

Antes de aprofundarmos nas variedades de planilha de controle financeiro, você precisa saber que a planilha adequada é aquela que se molda ao estilo de vida da sua empresa. Com isso em mente, acompanhe as variedades e veja qual é a planilha ideal para o seu negócio.

Planilha diária

As planilhas de controle diário são excelentes para que você se mantenha dentro do orçamento, pois elas têm o registro de suas despesas e identificam de forma rápida qualquer movimentação econômica, além de contabilizar os gastos que possam desestruturar suas finanças. No entanto, elas não concedem projeções.

Planilhas simples

As planilhas simples são ótimas para quem tem pouco conhecimento em formatação ou não tem intimidade com o Excel e, muito menos, com fórmulas matemáticas. Porém, nessas planilhas são inseridos os valores mais simples (e não aqueles variáveis), o que limita o processo de gestão.

Planilhas avançadas

As planilhas avançadas são ideais para quem busca um controle financeiro mais significativo. Elas oferecem um histórico mais detalhado das despesas e chegam a fazer projeções futuras.

No entanto, esse tipo de planilha exige que o empreendedor se dedique mais ao controle das finanças, afinal, elas utilizam fórmulas mais complexas.

A partir das planilhas avançadas é possível fazer inúmeros cálculos, como comparação entre gastos, aplicações financeiras ou até mesmo compras com cartões de crédito.

Planilhas de controles mensais

Já para quem deseja ter um controle maior, o indicado é adquirir uma planilha de controles mensais, pois elas permitem visões mais vastas sobre as despesas e os recebimentos. Além disso, esse tipo de planilha permite uma análise mensal sobre o controle financeiro, mostrando os reflexos da economia durante o ano.

Contudo, uma planilha de controle financeiro pode ajudá-lo de outras formas no processo de gestão de uma empresa ou, até mesmo, na gestão pessoal. Veja!

Saiba como a planilha realmente pode ajudá-lo

Manter uma boa organização na gestão empresarial faz toda diferença, pois um negócio bem organizado pode evitar gastos desnecessários, além de manter sob controle sobre tudo que diz respeito ao empreendimento.

Atualmente, a melhor maneira de manter essa ordem é através de uma planilha de controle financeiro, na qual você vai não apenas ter o controle sobre tudo de maneira organizada, mas também estar atento aos gastos que podem desestabilizar suas finanças.

Parece muito bom poder contar com uma planilha que pode ajudá-lo em todas essas questões, não é mesmo? Mas pode ficar ainda melhor com o uso da tecnologia na gestão de seu negócio! Acompanhe e saiba como!

Usufrua de novas tecnologias na gestão empresarial

Não é novidade para ninguém que as tecnologias vêm se tornando cada vez mais importantes para as empresas. Com a modernização do mundo, surgem novas opções de administração que podem ajudar um empreendedor na hora gerir seus negócios, facilitando a organização dos processos da empresa e propiciando um ganho de tempo para o gestor.

Então, se você almeja alcançar uma gestão eficaz, com boa organização e aumento dos lucros, saiba que é possível fazer isso não apenas com uma planilha bem definida, mas também usando a tecnologia a seu favor. 

Uma planilha de controle financeiro pode ser muito eficaz, mas você pode modernizar seu negócio e resolver todos os seus problemas com um só recurso.

O software eGestor, por exemplo, além de ser completo para a gestão de micro e pequenas empresas, é um sistema fácil e online no qual você pode fazer o controle financeiro e de estoque, entre outros itens, de forma simplificada. 

E então, gostou da publicação? Agora que você já sabe mais sobre planilha de controle financeiro, ajude a tirar dúvidas de outras pessoas. Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br