fbpx

Entenda o que fazer para enfrentar e superar a concorrência

Não importa em que mercado a sua empresa atua, algo é certo para qualquer tipo de negócio: sempre haverá concorrência. E conforme o processo de abrir um negócio é simplificado, bem como as ferramentas para gerenciá-lo, é de esperar que essa competição só aumente. Mas como você pode se preparar para enfrentar e superar a concorrência, aumentar os lucros e se manter à frente no mercado? Veja algumas dicas a seguir:

Por que vale a pena estudar a concorrência

Como enfrentar e superar a concorrência sem saber como ela pensa, age e cria soluções para atender o mercado? Isso simplesmente não é possível. Sendo assim, é crucial fazer um estudo de como outras companhias que pertencem à mesma área se portam. Dessa forma, você conseguirá:

Entender suas soluções

Mais do que saber qual é a abordagem do concorrente, você será capaz de entender os princípios por trás de cada ação deles e antecipar suas reações a diferentes cenários que surgirem. Ter uma leitura completa sobre tais fatores é ótimo para o seu negócio, pois serve quase como um intercâmbio, no qual você aprenderá com profissionais que usam métodos diferentes para resolver os mesmos problemas.

Entender seu posicionamento de mercado

Por observar de perto como trabalham, você aprenderá também qual é o posicionamento e que tipo de espaço a concorrência deseja ocupar no mercado, qual a imagem que ela deseja passar e o que tem feito para alcançar isso. Informações assim podem ser valiosas tanto para criar uma estratégia mais completa quanto para aprender com os acertos dos competidores.

Guia de Gestão Estratégia

Entender melhor o público

A melhor parte de analisar os concorrentes é ver a reação dos clientes, o que eles mais gostam, o que os desagrada e como esperam que os problemas sejam resolvidos. Além disso, é mais fácil se colocar no lugar do consumidor quando vemos os erros de outra empresa. Tudo isso facilita a tomada de decisões mais voltadas para o público.

Como usar as informações encontradas para superar a concorrência

Obviamente, não adianta apenas analisar. É preciso também usar o que foi encontrado para se colocar em vantagem e buscar conquistar os clientes de maneiras que ninguém está tentando. Mas como fazer isso? Existem algumas maneiras muito úteis de colocar isso em prática e superar a concorrência:

Observar brechas não exploradas no mercado

Não importa o quanto a competição esteja acirrada: sempre há espaço para inovação. Por isso, a vantagem é de quem está atualizado com o que está sendo realizado. Somente assim é possível observar brechas não exploradas e apresentar soluções melhores.

Se destacar nos pontos fracos da concorrência

Outra opção é escolher alguns dos pontos em que os competidores enfrentam dificuldades e usá-los como diferenciais para se destacar. Assim, você atrairá muitos clientes que estão insatisfeitos com tais problemas e precisam de algo mais para suprir suas necessidades.

Criar novas oportunidades de negócio

Pode ser que a busca por superar a concorrência resulte não apenas em encontrar pequenas brechas dentro do seu ramo principal, mas em chances de expandir o negócio por adentrar novos mercados, criar produtos diferentes e realizar parcerias, oportunidades que de outra forma não seriam notadas.

Não há dúvidas de que observar e superar a concorrência são tarefas difíceis, mas o risco de não saber como o mercado evolui é muito alto e pode até custar o futuro do negócio. Por isso, vale a pena continuar analisando os competidores e agindo para se tornar referência para o público.

Assista um vídeo do Sebrae sobre concorrência

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Entenda o que fazer para enfrentar e superar a concorrência
Escrito em: 30/10/15
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...