fbpx

Escrituração de partidas dobradas: O que é?

O Método das Partidas Dobradas surgiu no século XV e mudou completamente o entendimento de contabilidade. Também chamado de Método Veneziano, esse sistema-padrão é um dos mais utilizados por organizações e empresas no registro contábil das transações financeiras.

Luca Pacioli, um frei franciscano, editou em Veneza, no fim da Idade Média, um livro no qual demonstrava o funcionamento das partidas dobradas. Com apenas um capítulo tratando do tema, ele difundiu esse método no mundo todo. Embora não tenha sido o inventor, já que o sistema estava sendo usado antes, Pacioli marcou o início da contabilidade moderna, e por isso é considerado o pai da matéria. Veja abaixo como esse método funciona e como deve ser utilizado na sua organização.

Como é o método de partidas dobradas?

Para ser mais fácil o entendimento, vamos contrapor o método de partidas dobradas ao de partidas simples. Essa forma de escrituração leva em conta apenas as operações que envolvem pessoas. Tudo o que está relacionado ao patrimônio e o resultado é registrado em outros controles que não os da contabilidade. Só o débito ou o crédito ocorrido em transações é que são levados em conta. O nome “simples” oriunda justamente do fato de que esse método é menos completo e eficiente.

Já o método de partidas dobradas está baseado na compensação: para cada débito existente, um crédito deve ser tomado como correspondente. Um evento pode ter vários débitos e créditos, de modo que haja um equilíbrio entre ativos e passivos. Isso faz com que haja um balanço patrimonial mais seguro, e as despesas e receitas passam a ser mais facilmente trabalhadas na demonstração do resultado do exercício.

Essas vantagens demonstram porque o sistema de partida simples está sendo abandonado em detrimento do dobrado. O método criado por Luca Pacioli, em 1494, e exposto na publicação “Coleção de Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade”, é tão eficiente que é considerado um dos pilares da contabilidade. Sua criação foi rapidamente adotada por profissionais, devido à clareza e à qualidade da função.

Fundamentação teórica

Vamos retomar alguns conceitos da contabilidade para poder entender as partidas dobradas. O “Patrimônio” é composto por bens e direitos, e corresponde ao ativo, passivo e o capital próprio, ou patrimônio líquido (PL). Todos esses elementos mantêm certo equilíbrio (ou seja: ativo é igual passivo mais o PL). O ativo é a natureza devedora e o passivo mais o PL é natureza credora. Isso é muito importante para entender o conceito dos métodos de escrituração dobrada, porque o raciocínio para as operações propostas pela contabilidade não é diferente.

O entendimento por trás do conceito está na premissa de que variáveis são úteis por representarem melhor as características das operações. Dessa forma, as empresas e organizações utilizam contas para registrar os resultados dos processos e da condição financeira como um todo. São usadas pelo menos duas contas, que representam as variáveis para cada transação financeira. Ambas demonstrarão um aspecto particular do negócio como um valor monetário. Daí percebe-se que o total de débitos é igual ao total de créditos.

Portanto, para cada aplicação de algum item do patrimônio, se tem uma origem específica. Esse é o raciocínio proposto pelo método das partidas dobradas. Apesar de parecer complexo, trata-se de um método simples quando nos acostumamos com a lógica do processo. Com os exemplos a seguir tudo ficará mais claro.

Como funciona na prática?

Normalmente uma transição possui duas entradas, sendo uma na conta de crédito e outra na de débito. Daí advém o nome de “dobrado”. A base da aplicação é a seguinte: o valor total lançado nas contas a débito, em cada um dos lançamentos, precisa ser exatamente igual ao total lançado em contas a crédito.

Não existe um devedor que não possua, como correspondente, um credor. Em outras palavras, todo crédito possui um débito de igual valor, e vice-versa. Quando um lado muda, o outro deve, necessariamente, mudar.

Mas como aplicá-lo? Como usá-lo na prática? Veja:

Exemplo 1: imagine uma empresa que precisa adquirir produtos para completar o seu estoque. A compra foi feita a prazo, e custou, ao todo, R$ 2 mil. Na hora do lançamento, é adotado o método das partidas dobradas. Portanto, haverá um débito na conta de estoque e, na conta de fornecedores, um crédito. Ficará assim:

  • D – 2 mil reais (Estoque)
  • C – 2 mil reais (Fornecedores)

Exemplo 2: agora vamos supor que a empresa compre mercadorias à vista para a revenda, no custo de R$ 1 mil. Ela terá que tirar dinheiro para pagar, e, então, deverá pôr a mercadoria na conta “estoque”. Podemos escrever o lançamento da seguinte maneira:

  • Estoque: Débito = Mil reais
  • Caixa: Crédito = Mil reais

Há outras maneiras de se lançar, veja:

  • 1 débito + 1 crédito
  • 1 débito + Vários créditos
  • Vários débitos + 1 crédito
  • Vários débitos + Vários créditos

Disso podemos concluir que:

  • Não existe um crédito sem um débito.
  • Não existe um débito sem um crédito.
  • O saldo devedor é igual ao saldo credor.
  • Ativo é igual a passivo mais Patrimônio Líquido.

Existe um modo esquemático para facilitar a transcrição. Ele divide as contas, do lado direito há as entradas de crédito e no lado esquerdo os débitos. O modelo é chamado de “razonete”, e é muito usado por estudantes de contabilidade e até contadores. Essas contas também são chamadas de “contas T”, pois o formato da tabela lembra a letra T.

O método das partidas dobradas deve ser utilizado obrigatoriamente pelos gestores públicos no Brasil. Isso está estipulado no artigo 86 da Lei 4.320 de 1964, segundo o qual toda escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais devem ser efetuadas pelo método.

Veja mais sobre contabilidade no Dicionário de Contabilidade do eGestor!

Conclusão

As partidas dobradas são mais úteis do que o método de partidas simples por trazer informações mais relevantes e precisas para as organizações. Cada ativo tem como correspondente um passivo, ou seja, para cada crédito existe um débito correspondente, e vice-versa.

Obtemos também alguns axiomas. O débito aumenta o ativo, diminui o passivo e diminui o patrimônio líquido. E o crédito aumenta o passivo, aumenta o patrimônio liquido e diminui o ativo. Isso demonstra, de forma prática, a utilidade de se utilizar as partidas dobradas na empresa.

Início 9 Contabilidade 9 Escrituração de partidas dobradas: O que é?
Escrito em: 14/03/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

4 Comentários

  1. renato

    Obrigado.

    Responder
  2. karol munhoz

    agr deu pra entender 🙂 muito simples a explicação .

    Responder
  3. André Bastos

    Excelente explicação. Congratulações.

    Responder
  4. Djéssica Colling

    Top de mais!!! Obrigada, preciso fazer uma prova discursiva, esse texto me ajudou muito!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...