O sonho de empreender nunca esteve tão em voga quanto nos dias de hoje. Apesar do momento desafiador da economia, cada vez mais, pessoas desejam ser donos dos seus negócios, guiando o caminho profissional à sua maneira. Muito deste espírito empreendedor está ligado à transformação da forma de trabalho, novas profissões vêm surgindo, projetos colaborativos ganharam corpo e a tecnologia está proporcionando criar negócios inovadores que facilitam a vida das pessoas.

Abrir uma empresa exige foco, coragem e determinação. O empreendedor precisa saber que precisará abdicar de muitas coisas na nova jornada e que, certamente, irá trabalhar mais do que antes, mas o sentimento de entregar valor à outras pessoas e trabalhar no que acredita supera qualquer obstáculo.

Este é o seu momento de empreender? Então, confira, a seguir, 6 ótimas dicas que selecionamos para ajudar a sua PME a dar certo! 

  1. Regularize-se

Por mais tentador que seja começar um negócio na informalidade, é importante que você siga em frente e abra sua empresa formalmente, com contrato social, CNPJ e alvarás, se necessário. Um bom contador poderá auxiliá-lo na escolha mais econômica de tributação. Hoje, existem até contabilidades online que abrem sua empresa de graça, proporcionando ainda mais economia nesta fase inicial de negócio. Vale a pena pesquisar! 

  1. Concentre-se no que sabe fazer bem

É claro que você pode abrir um negócio em uma área completamente diferente da sua, mas isso requer um esforço maior e um tempo maior de maturação da ideia. Logo, em tempos de crise, a recomendação é que você foque na sua especialidade, oferecendo um serviço ou produto que tenha pleno conhecimento, assim, o processo de venda será muito mais fluido e suas chances de sucesso serão potencializadas. 

  1. Controle suas finanças

Há duas regras básicas para qualquer negócio, as quais são frequentemente ignoradas pelos empreendedores: separar suas contas pessoas das despesas da empresa e cuidar do fluxo de caixa.

É altamente recomendável que você inicie seu negócio com uma reserva financeira pessoal, que irá te manter nos primeiros meses sem faturamento, e uma reserva para a empresa, o capital de giro. É ele que vai manter seu negócio andando e suportar as primeiras despesas e investimentos. Negligenciar estes aspectos é comprovadamente fatal para os negócios. 

  1. Aprenda a vender seu peixe 

Você pode ser o maior especialista na sua área e entregar o que ninguém entrega, mas, se não souber vender os seus serviços, a situação se complica.

Você já deve ter visto aquelas pessoas articuladas, convincentes, vendedoras por natureza, não é mesmo? Elas têm a habilidade de transformar qualquer produto e serviço em algo incrível e é isso que você precisa aprender a fazer pelo seu negócio. Um produto fantástico somada a uma técnica de venda apurada é vitória na certa! 

  1. Pratique o espírito empreendedor

Todas as nossas dicas estão contidas no espírito empreendedor, e são práticas que realmente farão a diferença. Porém, esse espírito é subjetivo, sendo um sentimento que apenas os verdadeiros empreendedores sentem. É um desejo ardente de fazer o negócio dar certo, dedicar-se custe o que custar, acreditar no que está fazendo, ser resiliente quando os planos seguem o caminho contrário e ter paciência. Mais do que agir, sinta o que é ser um empreendedor e apaixone-se pela ideia! 

  1. Não tenha medo

Veja sua empresa como uma grande empresa, algo independente de tamanho, mas com grandeza de espírito e com vontade de entregar valor. Mesmo que seu mercado seja permeado por grandes concorrentes, seu negócio pode destacar-se pela sua capacidade de fazer acontecer. 

Não se esqueça de que ser pequeno pode ser uma vantagem competitiva já que você ganha em agilidade e não tem tantos custos operacionais, o que, muitas vezes, torna seu preço mais acessível frente aos concorrentes. 

Portanto, futuro empreendedor, siga em frente e lembre-se de que a vontade de ser dono do seu negócio é o primeiro passo para a realização! 

Quer saber mais sobre como ser um empreendedor de sucesso? Clique aqui! 

E você, acha que tem o espírito empreendedor? Deixe seu comentário e conte a sua experiência!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br