fbpx

McDonald’s: Conheça a história através do filme “O Fundador”

A história do McDonald’s começa com os irmãos McDonald e Ray Kroc, na Califórnia. Investidor, Kroc transforma a pequena lanchonete dos irmãos na maior e melhor rede de fast food apenas com conhecimento em marketing, administração, e um pouco de traição.

O McDonald’s é um dos símbolos americanos mais marcantes do mundo. Tanto que seu logotipo se tornou onipresente em todos os EUA desde a década de 50, e, levou a cultura do hambúrguer até países que nunca ouviram falar na iguaria.

Com um padrão de qualidade único e que não permite alterações, é possível comer um sanduíche do McDonald’s em qualquer país e cidade. Com a certeza que encontrará o mesmo sabor, formato e padrão das lojas.

Por isso, a trajetória dessa rede e de seu visionário fundador Ray Kroc é contada no filme The Founder (O Fundador), que no Brasil ganhou o nome de Fome de Poder. Estrelada por Michael Keaton como Ray, o filme mostra como a pequena lanchonete da Califórnia se transformou num símbolo cultural norte-americano.

O Fundador do McDonald’s

A história quase inacreditável do vendedor de máquinas de milk shake que se transformou num dos empresários mais ricos e importantes do mundo é narrada no filme “Fome de Poder” (The Founder). Assim, o filme conta a trajetória da rede de lanchonetes McDonald’s, que em apenas dez anos já fazia parte da cultura pop americana e estava inserida em quase todos os países do mundo.

A história mostra que estar no lugar certo, com a pessoa certa e saber o que fazer naquela hora faz toda a diferença entre se manter na mediocridade ou mudar sua vida do avesso. Ray Kroc conheceu os irmãos McDonald’s por acaso e construiu um verdadeiro império alimentício que permanece no topo. E dessa forma, hoje, serve de inspiração para novos empreendimentos semelhantes e também como símbolo de marketing.

O McDonald’s é o principal representante do capitalismo americano e de seu estilo de vida. Tanto que o padrão de produção de hambúrguer criado pelos irmãos McDonald’s é utilizado até hoje, com poucas mudanças apenas tecnológicas. Como, por exemplo, o M formado em aros dourados por toda parte, levando os mesmos cardápios e sabores rigorosamente idênticos para todos os continentes do mundo. Seja nos bairros mais pobres aos mais abastados.

Cinematografia

O filme já é muito interessante por descortinar a verdadeira história da criação do McDonald’s, sem omitir o papel criador dos irmãos Maurice e Richard. Assim, ele é contado sobre narrativa histórica, com Michael Keaton no papel de Ray Kroc e se inicia a partir da descoberta da pequena lanchonete dos irmãos McDonald’s, na Califórnia. No filme, o personagem de Keaton é uma pessoa determinada, visionária e muitas vezes inescrupulosa e que não abre mão da ética e da família quando é necessário.

Considerado um messias do capitalismo, Ray demonstra claramente o perfil do self made man, cheio de ambições e que não se contenta com pouco. Dessa forma, personagem vivido por Keaton valoriza a meritocracia e mantém viva a utopia do Sonho Americano, usando o marketing com uma destreza de poucos. Entretanto, o personagem nunca deixa de ser uma figura admirável pela sua persistência e habilidade.

O diretor John Lee Hancock usa cores quentes como base do filme, tal qual as cores principais da rede de restaurantes. Seu roteiro se define como um criador de dificuldades para que a solução seja criada. Nela, o protagonista sempre encontra uma grande oportunidade diante de um eminente fracasso.

O Ray de Keaton é carismático, que sabe falar com rapidez e sempre sorrindo. Afinal, sua ironia como estilo de vida já começa pelo nome do filme. Isso, já que na verdade Ray Kroc não é o fundador do McDonalds, mas sim aquele que o transformou num empreendimento de sucesso sem proporções.

O roteiro apresenta com maestria como o McDonald’s se transformou na “nova igreja” americana. Verdadeiramente cultuada e reproduzida como um verdadeiro ídolo carismático e divino. Entretanto, ele tem como mérito não rotular os consumidores da rede.

Inovações criadas pelo McDonald’s

A marca tem um cuidado muito rigoroso com todos os detalhes de rede. Todos os franqueados são acompanhados atentamente para que sigam exatamente as regras propostas, desde decoração da loja até o atendimento.

Dentre as inovações que foi pioneira, estão a substituição de talheres, copos e pratos por descartáveis. Outra grande mudança é o fato da cozinha ser aberta e poder ser vista por qualquer cliente. Dessa forma, todo o procedimento de preparo do sanduíche e a higiene do local são observados por quem consumirá o produto.

O McDonald’s eliminou o franqueado que atende o cliente em sua mesa e os serve, fazendo com que ele saia de sua mesa e carro para se dirigir ao balcão, escolha seu produto e o receba em poucos minutos. E é o próprio cliente quem recolhe sua bandeja e leva até um dos lixos da lanchonete.

O cardápio é enxuto e com lanches montados como em uma linha de montagem industrial. Nela, cada funcionário da cozinha é responsável por uma parte da montagem. Um cuida da fritura, outro do molho, outro da batata entre outras funções, até chegar o sanduíche no balcão, todo montado.

Na gestão de Ray Kroc o cardápio foi reduzido para apenas nove itens, que virou um grande sucesso. O seu sanduíche mais famoso, o Big Mac, foi criado em 1968 e é o responsável pelo começo da idolatria à marca.

Em rara situações a empresa cede ao acréscimo de produtos que fazem muito sucesso regionalmente e são amplamente requisitados pelos frequentadores. Um deles é o McHot Dog, que é vendido em poucos países. Outro é o pastel, que já foi vendido no Rio de Janeiro e que ficou por alguns anos no cardápio.

McDonald’s e a cultura

O McDonald’s é um restaurante democrático. Seus sanduíches são conhecidos e saboreados por todas as classes sociais do planeta. Seu principal público sempre foi o jovem, que por conta de sua comida estilo junk food vem causando muitas polêmicas durante toda sua existência. É notório que a profusão de obesos americanos tem a influência da rede de lanchonetes, que incentiva o consumo do lanche em troca de uma refeição. Inclusive em crianças, a partir do acréscimo de brinquedos do McLanche Feliz.

A pressão sobre as calorias de seus pratos fez com que a rede começasse a mudar radicalmente seus conceitos. Em 2004 a rede começou a oferecer um cardápio mais saudável, acrescentou saladas como opção de acompanhamento, assim como frutas e iogurte para o lanche das crianças, o que amenizou as críticas em prol do bem estar. Inclusive as embalagens passaram a conter as informações nutricionais dos produtos, que passaram a ter menos sódio e calorias. Também passou a investir em campanhas contra a obesidade infantil, patrocinou esportes e programas em prol de uma vida saudável.

Mas mesmo sendo odiada por uma parte da população e também contestada, alvo de protestos, o McDonald’s continua no topo das marcas mais importantes do mundo. Mesmo com sua concorrência pesada e que em muitos locais, principalmente nos EUA conseguiram atingir a liderança, a rede é referência de comida rápida, de sabor padronizado e de tudo o que Ray Kroc idealizou quando decidiu vender a franquia dos irmãos McDonald’s.

Um exemplo de sua representatividade econômica é que seu principal sanduíche, o Big Mac, serve como referência comparativa de poder de compra entre os países.

Quem foi Ray Kroc

O americano de Illinois, Raymond Alexander Kroc, nasceu em 1902, de pais imigrantes de origem tcheca. Começou a trabalhar desde cedo como motorista de ambulância da Cruz Vermelha, vendedor de copos, pianista e músico de jazz. Mas tudo mudou quando ele começou a trabalhar, em paralelo a carreira de músico, num alojamento de alimentação.

Foi ali que começou a aprender muito sobre esse tipo de negócio, se interessando cada vez mais pela área de alimentação. Por isso, continuou trabalhando na área mesmo que como vendedor de máquinas de milk shake. Até os 52 anos Ray Kroc vivia de suas comissões como vendedor, e foi a partir dessas vendas que conheceu os irmãos McDonald, numa pequena lanchonete na Califórnia.

Mesmo com o sucesso local da lanchonete, devido a sua inovadora forma de produção, os donos estavam insatisfeitos. Os lucros obtidos eram poucos e eles buscavam novas ideias. Logo, Ray Kroc ofereceu vender franquias da marca e se apresentou como uma espécie de sócio do negócio, que foi imediatamente aceita pelos irmãos.

Os irmãos McDonald haviam criado um novo método de fabricação de hambúrguer, que permita um atendimento ultrarrápido e padronizado. Mas isso não era suficiente para expandir os negócios e Ray precisou ser muito habilidoso para superar a concorrência, que nunca foi pequena e nem fácil de lidar.

O visionário vendedor decidiu usar seu tino para os negócios e deixar sua ambição aflorar para rapidamente fazer crescer as franquias. Começou com uma taxa de U$ 900 para iniciar a loja, até a comprar o terreno e alugar para os franqueados, como forma de aumentar o rendimento.

O real começo de Ray Kroc no McDonald’s

Ao abrir uma loja em Illinois, sua terra natal Ray obteve um sucesso extraordinário para a época e do dia de sua inauguração é comemorada pela rede até hoje. Sendo o marco inicial do sucesso que ela se transformou.

Sua carta na manga era o rigor na qualidade da marca, que impunha a todos os franqueados que fizessem tudo absolutamente igual. As mudanças propostas eram avaliadas e, normalmente, descartadas. O intuito era obter um padrão real e que não deixasse escapar detalhes.

Em pouco tempo Kroc comprou o restante da marca dos irmãos McDonald por uma boa quantia na época e se dedicou de corpo e alma na rede. Começou a fazer negócios, expandindo a marca, ampliando a rede de franquias e, principalmente, investindo maciçamente na propaganda.

Ray Kroc, que era um vendedor habilidoso e astuto, se tornou um empresário sagaz e até perverso no mundo dos negócios. Não media esforços para expandir sua marca. Sua ambição desregrada fez alguns poderosos inimigos, inclusive a própria família McDonald que relata que Kroc não cumpriu com promessas financeiras feitas e proibiu os irmãos a usarem o próprio nome em outros negócios.

Em 1967, já com mais de mil franquias só nos Estados Unidos, Ray Kroc inicia sua expansão internacional começando pelo Canadá e Porto Rico, já com o design padrão arquitetônico do telhado ao redor do restaurante e mesas internas. O restaurante chegou na Ásia em 1971, com uma loja em Tóquio. A primeira loja da Europa foi na Holanda e da América do Sul no Brasil.

Tanto esforço deu certo: em menos de dez anos da gestão de Ray Kroc, o McDonald’s se tornou uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo.

Vida pessoal

Ray Kroc pouco falava sobre sua vida pessoal, sequer mencionando seus filhos em seu livro autobiográfico. Teve três mulheres, cuja primeira era Ethel de quem se divorciou logo que começou a empreitada do McDonald’s. A segunda mulher foi Jane Dobbins de quem logo se divorciou ao se encantar por Joan, que era mulher de um franqueado, com quem se casou e viveu até a morte.

Com Joan, Ray encontrou a parceria ideal para suas empreitadas. Tão ambiciosa quanto ele, o casal passou por momentos positivos e negativos, sempre um apoiando o outro. Uma delas foi quando Kroc sofreu um AVC e precisou parar de beber para tomar seus medicamentos. Sabiamente alcoólatra, Ray Kroc começou a frequentar grupos de ajuda para controlar sua doença e a apoiar financeiramente outros destinados a ajudar os alcoólatras.

Seu modelo de filantropia aliada ao marketing da rede de fast food acabou abrindo as portas para a responsabilidade social corporativa, mais comum nos dias de hoje. Ainda baseado em business, suas investidas no ramo se mantiveram após sua morte, ajudando milhares de pessoas como a Casa Ronald McDonald, que apoia crianças com câncer, além de centros de pesquisa para tratamento de doenças de alcoolismo, diabetes, câncer e outros vícios.

💡 Você também pode gostar: O que é o empreendedorismo? Entenda tudo sobre

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 McDonald’s: Conheça a história através do filme “O Fundador”
Escrito em: 05/02/20
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...