fbpx

Home office: Quais as vantagens de trabalhar de casa?

O mundo corporativo tem se reestruturado com o passar dos anos. Além da grande leva de empreendedores que atua no mercado atual, as grandes corporações também já apostam em jornadas de trabalho mais flexíveis.

Com a evolução nos negócios as chances de se trabalhar a partir de casa estão cada vez maiores, seja para donos de seus próprios negócios, seja para funcionários de empresas que já se adéquam a esse tipo de formato.

Pensando nisso separamos as vantagens de se trabalhar em casa e como você pode ser um profissional melhor depois de entender as regalias que o conforto do seu lar pode te proporcionar também no âmbito profissional.

O que o home office melhora na sua vida Profissional:

Liberdade

Ao trabalhar em casa você está livre para adequar o seu horário da melhor forma para você. Pensando em um regime em que o trabalho precisa ser feito independentemente do horário, mas com um prazo estipulado, você será o dono do seu tempo, separando as horas necessárias para efetuar cada tipo de tarefa.

Guia de Otimização de Processos

Redução de Custos

Neste caso podemos avaliar duas frentes dentro da mesma vantagem. Para o empregador a diminuição de gastos com luz, transporte e todos os artifícios que o empregado utiliza dentro da empresa. Mesmo que a companhia esteja pagando os gastos dele em casa, a redução de gastos é real. Para o empreendedor existe a diminuição nos gastos com transporte, alimentação, e gastos variados ao sair de casa, o que facilita a economia, sendo uma grande vantagem de trabalhar em casa.

Definição da jornada de trabalho

Todas as pessoas têm perfis diferentes, hábitos diferentes e rendimentos diferentes. Ao trabalhar no regime de home office você tem a oportunidade de escolher em quais horários prefere trabalhar. Existem pessoas noturnas que gostam de criar e desenvolver projetos a noite e que não conseguem fazer o mesmo durante o dia ou logo pela manhã. O fato de você poder adaptar seus horários é uma vantagem que gera lucros, já que a sua produtividade será valorizada e otimizada no meio do percurso.

Rendimento extra e planejamento de salário

Com uma visão muito simples podemos avaliar essas duas vantagens. Você poderá planejar o quanto ganhará, ou, pelo menos, se aproximar do que almeja, produzir a partir do que se propôs desde o início e ganhar uma renda maior do que a de mercado, já que o seu salário será relativo ao que você trabalhar, ou a quantos clientes tiver, tudo dependerá do seu planejamento e de suas ações para cumprir o que estiver nele.

Pessoas que trabalham para si, em seus escritórios domésticos têm maior chance de se engajar em projetos diversos, aumentando seu leque de contatos e suas possibilidades de ganho, tendo ao final um salário maior do que o oferecido pelo mercado, na mesma área.

Guia de Gestão de Equipes

Autonomia Profissional

Todas as decisões com relação a sua carreira, seus planos e seu futuro profissional estão nas suas mãos. Você gere a sua empresa, no caso os seus serviços, seus gastos, suas atribuições futuras, isso te dá um panorama enorme de como avaliar seus serviços e abre um leque de oportunidades para conseguir novos clientes e novos rumos. Gerir o seu negócio é motivador e excitante, pois o seu sucesso depende do seu empenho e desempenho. Neste cenário as derrotas servirão de aprendizado e as vitórias terão um significado imenso, já que você fez tudo do zero e conseguiu alcançar os objetivos planejados.

Ambiente Reservado

Esta é uma vantagem polêmica, pois muitas áreas pedem o contato com outras pessoas e a troca de ideias, neste caso é sempre importante ir a palestras ou separar alguns dias de trabalho em escritórios compartilhados, os chamados coworkings, onde pessoas empreendedoras e freelancers se encontram, e trabalham em conjunto, cada um em seu projeto, sem deixar de ter o convívio pessoal. Mas voltando à vantagem em si, trabalhar em casa é uma possibilidade de ter o seu ambiente ideal, com uma música ambiente, ou no silêncio total, com as roupas que você quiser e os aperitivos que puder preparar, logo ali, na cozinha. Tudo isso em reservado, no conforto do seu lar.

O que o home office melhora na sua vida pessoal:

Os efeitos do trabalho em regime home office também geram vantagens na sua vida pessoal e separamos algumas delas abaixo.

Aproximação da família

Uma das reclamações mais constantes de pessoas que trabalham em escritórios e que almejam ter uma vida profissional de sucesso é a falta de contato com a família. Longas reuniões e horas extras intermináveis podem afetar muito esta relação. Por isso uma vantagem pessoal em ter um negócio em casa é a aproximação familiar, mesmo tomando os cuidados necessários para não misturar diversão com trabalho, será mais fácil encontrar seus entes queridos depois de sua jornada de trabalho diária.

Independência

Você ganha o poder sobre a sua vida profissional, ou seja, se torna independente. A independência fará de você um profissional melhor e fará com que seu crescimento seja também pessoal.

Redução do Stress

Todo mundo sabe o quanto é estressante ir trabalhar nos dias atuais, mesmo para as pessoas que trabalham perto de casa o trânsito não dá trégua. Além disso, tem a violência pública, os nervos aflorados e humores variados de quem cruza o nosso caminho diariamente, tudo isso se transforma em stress vivido diariamente. Quem consegue trabalhar em casa se livra, de uma vez por todas, de todos esses efeitos que causam a doença contemporânea mais comum entre nós.

Muitas vezes escutamos ou já dissemos a frase “eu me canso mais chegando e voltando do trabalho do que lá, de fato, trabalhando”. Evitar esse percurso e todo o cansaço nele envolvido é uma vantagem pessoal enorme e que agrega muitos pontos ao modelo de trabalho home office.

Qualidade de Vida

Ao trabalhar em casa a vida pode ganhar horários mais regrados do que imaginamos, já que poderemos fazer de tudo um pouco e ainda assim conseguir os resultados esperados no trabalho. Sendo assim, a inclusão de atividades físicas, massagens terapêuticas, idas mais regulares ao médico e afins, serão frequentes na rotina de um profissional de home office. O resultado destas ações é qualidade de vida, pois várias áreas estarão sendo cuidadas. Pensemos em um pai de família que poderá levar ou buscar os filhos na escola, passar o almoço acompanhando o dever de casa, que poderá eventualmente ir com a esposa ao cinema no meio da semana, nada disso significa o desvio de sua atenção ao trabalho e sim um ganho que os horários novos dele permitem.

Alimentação mais saudável

Ao falarmos deste tópico o melhor exemplo que nos vem à mente são os almoços casuais às sextas-feiras, com idas ao fast food com o pessoal do escritório. Ou ainda podemos pensar em almoços corridos, comendo um sanduíche “natural” ou um salgado rapidamente, para que o projeto seja feito em tempo. Todos os maus hábitos alimentares poderão ser melhorados com a alimentação caseira.

É claro que não é de lei que todos os profissionais que trabalham em casa comem melhor, mas todos têm a chance de policiar melhor a comida que colocam dentro de suas casas, por isso a vantagem da alimentação mais saudável é real.

Ajuda sustentável

Pode parecer exagero, mas se o profissional ia de carro trabalhar, seu trabalho em casa significa menos poluição para o planeta e menos trânsito nas ruas.

Educação e aperfeiçoamentos

Com os horários mais flexíveis é comum vermos mais gente estudando e se dedicando ao aperfeiçoamento de suas atividades. Além disso, um hobby pode ser incluso na gama de vantagens em ser um profissional que faz home office. Estudar requer tempo e dedicação, e, em alguns casos, é quase impossível conciliar as 8 horas ininterruptas de um escritório padrão com um curso ou algum tipo de educação desejada.

Viagens e Lazer

Imaginando o cenário ideal onde o profissional já ultrapassou as barreiras de tempo e espaço e está bem definido com seus planos e estratégias, uma vantagem enorme é o poder de ter pequenas férias durante o ano, ou mesmo, de fazer viagens de negócios sem ter que se preocupar com predefinições com a empresa.

Da mesma forma, seus momentos de lazer, sozinho ou acompanhado, ganham novos dias na agenda, deixando de sobrecarregar apenas os finais de semana. O profissional ganha com lugares menos lotados e atividades prazerosas nos dias que sentir vontade. Tudo isso claro com uma agenda organizada e regrada.

Mães e pais

Para as mamães e os papais, trabalhar em casa é uma oportunidade rara de estar perto dos filhos e vê-los crescer. Mesmo sabendo que a carreira ainda é coisa séria, os intervalos se tornam muito mais prazerosos com a interação com as crianças e a ajuda no crescimento e desenvolvimento dos pequenos. Afinal, todos sabemos que grande parte dos pais da nossa geração se sacrificam para garantir a educação dos filhos, mas perdem em interação e convivência com eles.

O que melhora na vida do empregador

Quando falamos em home office abordamos duas faces do tema, do profissional que possivelmente se tornará um empreendedor e do empregador, que terá seus funcionários registrados, porém trabalhando em casa.

Por isso separamos, também, as vantagens do modelo home office para os donos e gerentes de empresas.

Motivação dos colaboradores

Os empregadores ganham em motivação e satisfação dos funcionários. Segundo infográfico apresentado pelo portal VocêRH, dos benefícios apontados por empresas sobre a rotina de trabalho em casa, satisfação do funcionário aparece em primeiro lugar, com 74% dos votos.

Ganho de Produtividade

Quando se trabalha home office para uma empresa existem meios de garantir que o funcionário esteja exercendo suas funções e ao que tudo indica, as empresas que já fazem uso dessa possibilidade indicam que a segunda maior vantagem em apostar em home office para colaboradores é o aumento da produtividade, com 42% dos votos.

Aumento na retenção de colaboradores

Com a jornada de trabalho dividida e opções mais flexíveis de trabalho as chances de manter os funcionários e evitar a rotatividade excessiva de profissionais aumentam, tornando-se uma vantagem enorme para as empresas.

Diminuição de custos

Esse tópico é bem relativo, porém os gastos com um funcionário alocado no escritório são altos. Os custos com transporte e alimentação são revertidos em pagamentos de luz e telefone na casa do funcionário, por exemplo. Porém, as empresas têm mais recursos para driblar os custos “caseiros” como utilização de aplicativos de internet para ligações, como Skype, que faz chamadas de voz, vídeo transferência e tem chat para conversas. No fim a contenção de gastos é maior com um funcionário trabalhando em home office.

Atualização no mercado

Em pesquisa realizada pela empresa de tecnologia Citrix, que ouviu 1.900 executivos de 19 países, até o ano de 2020, aproximadamente 90% das empresas terão algum tipo de interação via home office com seus funcionários. Isso significa que as empresas que priorizam a atualização e evolução com o mercado, devem se informar e começar a experimentar o uso de trabalho remoto.

A pesquisa não fala sobre a jornada integral de trabalho à distância, mas em oportunidades de deixar a vida do funcionário mais abrangente, e ganhar em recursos e custos com horários mais flexíveis nas empresas. Assim, o empregador ganhará com todas as vantagens dispostas até aqui.

Tudo que melhora com o trabalho home office

Vimos aqui vantagens que já estão acontecendo no mundo corporativo atual. Empresas se adequando às necessidades e oferecendo horários flexíveis aos seus profissionais. E empreendedores e profissionais autônomos, ganhando autonomia de sua carreira e vida pessoais, conseguindo uma balança verdadeiramente equilibrada entre os setores da vida. Todas as vantagens colocadas aqui foram explicitas ao citar que é um regime que requer organização e planejamento. Se esse tipo de trabalho remoto for feito com responsabilidade e visando objetivos é uma pedida garantida de sucesso, tanto profissional, quanto pessoal.

O home office já é realidade no mundo e está ganhando seu espaço no Brasil onde antes havia o preconceito de que os profissionais regionais não conseguiriam manter seus trabalhos sem supervisão. Segundo dados empresariais, está é a evolução do trabalho empresarial e cabe a todos nós nos prepararmos e nos adaptarmos para as mudanças, que nesse caso se mostram muito favoráveis para o profissional.

Veja também: Contratação de funcionários: como otimizar?

Início 9 Empreendedorismo 9 Home office: Quais as vantagens de trabalhar de casa?
Escrito em: 06/04/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Paula

    Mesmo com algumas desvantagens não trocaria meu trabalho home office por nada…amo!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? O faturamento é importante para a empresa porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...