fbpx

Instagram Empresarial: Aprenda a utilizá-lo da melhor maneira

Já dizia um velho e conhecido ditado que uma imagem vale mais que mil palavras, e está aí o Instagram para comprovar que esta máxima é mais do que verdadeira em pleno século XXI.

Sim, imagens, fotos e mosaicos, todas elas têm vendido muito a partir da Era Digital em que comprar produtos, independente de que segmento ou ramo, pela internet, não é mais modismo e sim conforto e qualidade, além de às vezes melhor custo para o cliente. E como aderir às práticas de venda por esta rede social deixando alguns erros comuns de lado?

Será que o Instagram realmente pode contribuir para os negócios da empresa? A fim de responder essas e outras dúvidas comuns, neste artigo você encontra um verdadeiro guia sobre porque, como e quando vender pelo Instagram empresarial, potencializando os seus ganhos e aumentando a visibilidade do seu negócio. Confira!

Por que usar o Instagram empresarial na hora de vender?

Todos estão no Instagram! Seja apenas esporadicamente ou publicando todos os dias, o Instagram é uma rede que não para de crescer nem de movimentar milhões todos os dias.

Artistas estão no insta, e pessoas do dia a dia estão no insta, sejam jovens, adultos ou terceira idade.

Mais uma vez, vale frisar: todos estão no Instagram! Em 2014, para se ter uma ideia, o número de usuários já ultrapassava os 130 milhões. Hoje com certeza este número mais do que triplicou!

O Instagram lança e dita moda, movimenta lugares e torna pessoas ainda mais conhecidas. Depois da ultima atualização, com o acréscimo do Story que dura apenas 24 horas, o boom foi ainda maior.

E as empresas evidentemente não querem nem podem ficar de fora de um canal tão propício a propagandas de diferentes tipos, não é mesmo? E neste cenário, o seu negócio também não deve se excluir!

O que as pessoas buscam no Instagram?

As redes sociais foram criadas como válvulas de escape para a correria do dia a dia, por isso não pense que vender em uma página como esta é o mesmo que ir pra porta da loja e ficar gritando. Tudo funciona de um jeito muito mais elegante e discreto, sem poluir a vista dos internautas, um dos grandes segredos da rede.

Para ter sucesso, é essencial adequar o uso da linguagem para o seu publico e lhe oferecer opções interessantes também, que vão muito além do “Compre aqui, compre agora”.

É preciso, portanto, ir além e investir em conhecer o público para lhe oferecer o que, de fato, ele quer e precisa!

Veja a seguir algumas dicas sobre como movimentar suas vendas por esta rede e mude já!

7 Dicas para vender pelo Instagram:

1. Faça com que suas fotos vendam

As pessoas estão no Instagram para ver fotos, certo? Então use este tipo de comunicação para vender! Invista em fotos bem tiradas, bem tratadas e bem postadas para que seu perfil comece a atrair potenciais clientes.

Destaque sempre o seu produto em suas fotos e não deixe dúvidas de que eles estão disponíveis para venda! Lembre-se ainda de caprichar bastante nas legendas para fechar com chave de ouro!

2. Invista na sua marca

O perfil da sua empresa ainda deve servir para destacar a marca, por isso crie sempre boas hashtags para que o seu público, e potenciais clientes, lhe encontrem nas marcações.

Mais do que apenas vender nesta rede social, procure criar histórias e relacionamentos com os seus seguidores. Ofereça-lhes conteúdos interessantes como curiosidades da marca, próximos lançamentos em vista entre outros.

3. Publique fotos com desconto

De vez enquanto também se lembre de publicar fotos em que o foco é demonstrar um desconto. Essas imagens são ideais para mostrar ao seguidor que a loja está passando por um período promocional, por exemplo.

Aproveite a legenda da imagem para convidar os seguidores e usuários da rede para conhecer as promoções, vantagens e descontos diretamente no perfil!

4. Trabalhe com aplicativos de venda no Instagram

Existem alguns aplicativos criados justamente para facilitar a interação e a venda entre um perfil empresarial e os demais usuários do instagram.

Jamais menospreze seu uso, pois além de agilizar todo o processo, esses aplicativos profissionalizam o canal de vendas. Para se ter uma ideia, alguns desses programas encaminham email automáticos para todos os usuários que simplesmente curtirem a foto postada com o link para ele.

Será que dá pra aumentar as vendas assim? Com certeza!

5. Sempre dê espaço para a prova social

Seus clientes postam fotos após comprar o seu produto marcando o seu perfil? Que tal repostar a imagem para que também os seus seguidores vejam?

A prova social é um dos maiores vendedores na internet e nas ruas! Ao ver outras pessoas usando seu produto, novos clientes se interessarão por ele, daí a importância em investir neste tipo de marketing!

Lembre-se sempre de perguntar ao cliente se ele autoriza o uso de sua imagem para evitar problemas e mande bala!

6. Responda os direct sempre que possível

É comum que as pessoas entrem em contato por comentário ou direct a fim de tirar dúvidas sobre produtos, preços, prazos entre outros e as empresas que não respondem, de preferência rapidamente, com certeza estão perdendo espaço no mercado.

Desta forma, seja diferente, seja solicito, responda prontamente e de forma empolgante, faça com que cada cliente se sinta único e especial e simplesmente encante com o atendimento.

7. Agradeça as marcações

Outra atitude interessante quando se está no Instagram é agradecer aos clientes que marcam seu produto, marca ou estabelecimento.
Mesmo que muitas vezes eles sequer percebem que ao fazer isso eles estão fazendo merchandising, uma propaganda boca a boca que é muito valorizada em meio marketing. Por isso, sempre seja educado e agradeço por este ação.

Dicas anotadas, agora é hora de fazer diferente e expandir as vendas através desta que é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos.

Não deixe a oportunidade passar! Coloque tudo isso em prática agora mesmo, e comece a ver os primeiros bons resultados que, evidentemente, vão muito além de um maior número de seguidores.

Início 9 Marketing 9 Instagram Empresarial: Aprenda a utilizá-lo da melhor maneira
Escrito em: 03/08/17
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...