O linkedin como ferramenta do empreendedor

Se você não possui uma conta, certamente deve conhecer alguma pessoa que seja cadastrada no Linkedin. Uma rede social voltada para os negócios, fundada em 2002 e lançada em 2003. Atualmente é simplesmente a maior e melhor rede social para este fim, além de ser uma das principais redes sociais de uma forma geral.

Isso se deve a diversos fatores proporcionados pelo site, tais como: a facilidade de encontrar diversas empresas, a possibilidade de manter contato com os seus gerentes e funcionários em geral, além de ser extremamente útil para quem está procurando emprego, já que esta rede social permite o acompanhamento de vagas, processos seletivos e também de novidades referentes ao mercado.

Se em 2007 o número de usuários cadastrados no Linkedin era de mais de 16 milhões segundo a pesquisa realizada pela Quantcast, em janeiro de 2015 já eram mais de 347 milhões de usuários espalhados por mais de 200 países e territórios. Os países que mais utilizam esta rede social são: Estados Unidos, com 84 milhões de usuários, seguido da Índia com 21 milhões de usuários e do Brasil com 15 milhões.

A pesquisa relatou também que o Linkedin recebe mensalmente 21,4 milhões de visitantes, estando somente atrás das redes sociais Facebook e Twitter em relação ao tráfego. Em 2016, o Linkedin foi adquirido pela Microsoft por mais de US$ 26,2 bilhões, se tornando a maior aquisição da historia da Microsoft.

Quais as vantagens de ter uma conta no Linkedin?

Como falamos anteriormente, o Linkedin pode ser uma ótima ferramenta tanto para pessoas que estão em busca de um emprego, quanto para empresários.

Além das vantagens de procurar emprego de uma forma mais prática através da pesquisa avançada do Linkedin que direciona a diferentes vagas de acordo com o setor desejado, empresa, função e nível de experiência exigido, dentre outras funções, e a facilidade de contato proporcionada por esta rede social, o Linkedin apresenta ainda algumas outras vantagens:

  • Visibilidade: com um perfil bem elaborado, que contenha informações relevantes sobre o seu currículo profissional e cursos de capacitação você adquire uma boa imagem perante as empresas e pessoas em geral, já que é uma ferramenta extremamente visada e utilizada por empresas do Brasil e do mundo, o que aumenta as chances de conseguir um novo emprego
  • Realização de novos negócios a partir do contato entre diferentes empresas e empreendedores.
  • Facilidade de divulgação de produtos e promoções pelas empresas, obtendo um grande alcance e atraindo potenciais clientes
  • Você pode ser recomendado por suas competências: com o recurso de recomendações, lançado em 2012 pelo Linkedin, você pode recomendar o serviço de outras pessoas e assim também ser recomendado por suas competências, expandindo o seu perfil para um número ainda maior de pessoas. Por isso, inclua o máximo de informações de qualificação possíveis em seu perfil para ser lembrado.
  • O Linkedin permite com que você exporte todos os contatos que desejar para outro sistema de gerenciamento de contatos.
  • Linkedin Pluse: Com esta ferramenta você pode descobrir diversos artigos e conteúdos referentes aos seus interesses específicos e ficar sempre atualizado sobre determinados assuntos.

Como gerenciar melhor o seu perfil no Linkedin?

Portanto, como podemos perceber, o Linkedin pode ser uma poderosa “arma” para você criar uma imagem positiva perante outras empresas e fazer boas estratégias para um bom marketing pessoal. Mas para isso é preciso colocar as informações apropriadas, que de fato sejam relevantes no mercado de trabalho, definir os seus interesses e capacitações, além de fazer parte de grupos para debater com outras pessoas e também empresas. 

Veja algumas dicas que selecionamos para você fazer “bombar” o seu perfil pessoal no Linkedin:

1) Coloque uma foto de fundo no seu perfil

Desde 2014, o Linkedin disponibilizou a opção de colocar uma foto de capa no seu perfil. Coloque uma foto relacionada a algo do seu interesse, mas que passe uma imagem profissional.

2) Adicione palavras-chave 

Acrescentar palavras-chave em várias seções do seu perfil, que possuam relação com determinado assunto que você deseja que o seu perfil seja encontrado, ajuda a otimizar o posicionamento de seu perfil nos mecanismos de busca.

3) Divulgue o seu trabalho

Com as possibilidades de disponibilizar diversos tipos de mídia como vídeos, imagens, documentos e links oferecidas pelo Linkedin você pode mostrar o seu trabalho e os seus projetos.

4) Transforme seu perfil do Linkedin em um verdadeiro currículo profissional

O Linkedin pode transformar o seu perfil em um formato PDF que pode ser usado como currículo. Por isso é importante que você adicione suas experiências profissionais, interesses e capacitações complementares.

5) Seja identificável

Permita que as pessoas vejam que você acessou o perfil delas. Você pode selecionar esta opção nas configurações. Isso aumenta a possibilidade com que elas também acessem o seu perfil e saibam mais sobre você. Ativando esta opção, você também poderá saber quem acessou o seu perfil.

6) Alie o Linkedin a outras redes sociais

Compartilhe suas atualizações do seu perfil no Linkedin em outras redes sociais como Facebook e Twitter. Isso certamente aumentará o alcance e suas informações poderão chegar a um público maior. Neste caso é importante com que você possua a mesma foto em ambas as redes sociais para facilitar a sua identificação por parte dos outros usuários.

7) Mencione as pessoas que você quer que vejam as suas atualizações

Semelhante ao que ocorre no Facebook e no Twitter, o Linkedin também lançou a opção de mencionar determinada pessoa. Use este recurso mencionando as pessoas e empresas que você deseja que vejam as suas atualizações. Assim, suas informações serão vistas com mais facilidade e ganharão destaque.

E como as empresas devem usar o Linkedin?

Como sabemos, o Linkedin pode ser útil tanto para pessoas que querem divulgar a sua imagem no mercado em busca de um novo emprego, quanto para empresas. Veja as dicas que selecionamos para as empresas que desejam otimizar o uso desta rede social:

1) Tenha um design atraente

Como o design para empresas no Linkedin mudou ao longo dos anos desde a sua criação, e passa por constantes transformações, verifique se o design adotado por sua empresa é o mais atualizado possível oferecido pelo sistema.

2) Crie espaços para a demonstração

O Linkedin permite com que você crie páginas adicionais para a sua empresa que são voltadas para a amostra de produtos. São as Showcase Page. Isso facilita a visualização dos usuários que acessam o perfil de sua empresa.

3) Atualize frequentemente

Mantenha os usuários informados sobre a sua empresa com novos produtos e ofertas. Não deixe o perfil de sua empresa estagnado!

4) Use o Linkedin para a geração de Leads para a sua empresa

Divulgue e compartilhe links direcionando para o blog e landing pages de sua empresa nos grupos do Linkedin. Pois como as pessoas de determinado grupo estão interessadas no mesmo assunto do que você, as chances de converter leitores em leads é muito grande usando o Linkedin. Outra dica interessante para ganhar leads é mandar e-mails para os outros integrantes dos grupos

5) Use também a publicidade paga

O Linkedin Ads é uma ferramenta paga proporcionada pelo Linkedin que não só aumenta o tráfego orgânico do conteúdo gerado pelo seu marketing como também direciona este tráfego para pessoas com mais probabilidades de estarem interessadas de acordo com o seus perfis.

6) Fique atento a possíveis novos talentos para a sua empresa

Através da seção Carreiras que pode ser criada na página de sua empresa, você pode divulgar as vagas de trabalho em aberto na sua empresa e avaliar os profissionais interessados, de uma forma extremamente prática.

7) Use a guia analytcs

Essa ferramenta é uma ótima maneira de realizar a mensuração dos resultados que estão sendo obtidos com as suas estratégias de marketing no linkedin. Com a guia analytcs, você poderá ter acesso a dados referentes ao nível de eficiência que você está atingindo em relação a geração de leads, de onde vieram os seus leads, números relacionados ao crescimento de seus seguidores, comparação com os números de outras empresas, e muito mais!

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Por Gabriel Pfeifer, em 28/07/2017

Escrito por eGestor
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