Todo mundo sabe que qualquer negócio, seja empresa, organização, comércio ou instituição, precisa garantir um capital para se manter ativo no mercado de trabalho. Isso porque, se a empresa não conseguir arrecadar os fundos necessários para cobrir as despesas, ela entra em crise. Por estes motivos, é de suma importância saber diferenciar os conceitos de lucratividade e rentabilidade na hora de avaliar os resultados de seu negócio. Se você muitas vezes confunde os significados destes dois termos, fique com a gente neste post.

Com a diversidade de ramos de atuação, o capital de sobrevivência de cada empresa varia de acordo com as necessidades específicas de cada uma. Apesar dessa variação, o objetivo é o mesmo em todas elas: manter-se em atividade. Dessa forma, o sucesso de um determinado negócio é medido pelo seu retorno financeiro. Qual é a quantia de capital que é gerada mensalmente?

É importante lembrar que isso serve tanto para as grandes quanto para as pequenas empresas e organizações, sendo que cada uma tem as suas próprias limitações. Sabendo disso, é possível concluir então que, quanto maior o número de serviços prestados, ou ainda, de produtos vendidos, maior o capital gerado. No entanto, é preciso tomar cuidado! Da mesma forma que um público consumidor maior é sinal de mais retorno financeiro, é também sinal de mais trabalho. Isso porque quanto maior número de produtos vendidos, ou de serviços prestados, maior será a entrada e saída de dinheiro de caixa. Isto demandará um certo esforço por parte do departamento das finanças para controlar todo esse movimento.

De maneira resumida, é praticamente assim mesmo que acontece. As empresas costumam atuar em função do controle do caixa, o qual indicará no período que desejar, o quanto de capital saiu, o quanto entrou. O quanto foi gerado. Esse resultado de caixa costuma ser associado pelos empresários e empreendedores como o lucro. Existem também aqueles que associam esses resultados com a rentabilidade do seu negócio.

Mas, afinal, lucratividade e rentabilidade é a mesma coisa? Para começo de conversa, é melhor esclarecermos alguns pontos. Apesar de lucratividade e rentabilidade estarem sempre associadas, e por isso, serem confundidas, os dois termos possuem significados diferentes. Desse modo, a lucratividade está mais associada ao preço que é dado aos produtos ou aos serviços prestados. Ou seja, quanto maior o preço estipulado, maior será o lucro. Isso quer dizer que o lucro se refere ao valor que é cobrado a mais. Isto é, aquilo que sobra, tirando os custos.

Enquanto isso, a rentabilidade tem outro significado. Isso porque ela começa a ser estipulada logo nos primeiros passos da empresa, quando ela ainda está sendo planejada. Antes de abrir qualquer negócio, todos os empreendedores fazem um planejamento. Neste planejamento  costuma ser discutido quanto será investido inicialmente, os possíveis lucros mensais, e assim, se o negócio será rentável ou não. De nada adianta vender produtos com um bom lucro, mas não ter um consumo frequente. Dessa forma, costuma-se planejar a rentabilidade, para saber se vale a pena o investimento, ou não.

Com isso, pode-se afirmar que lucratividade e rentabilidade caminham juntas. Mas não possuem o mesmo significado. Agora, para entender melhor, veja a seguir, o que significa lucratividade, e como alcançá-la, e também, o significado de rentabilidade e como fazer que ela esteja presente em seu negócio.

Lucratividade: o que é e para que serve?

Como já foi dito, a lucratividade está relacionada diretamente com o preço do produto. Ou seja, se define pela relação existente entre a receita total e o lucro líquido. Para ficar mais fácil, as empresas que já aprenderam a lidar com isso, costumam definir a lucratividade através da seguinte fórmula:

Lucro Líquido x 100 ÷ Receita total = Lucratividade

Isso mostra então que a lucratividade depende, exclusivamente, do preço total do produto, ou do serviço, isto é, quanto você paga por ele, associado ao preço pelo qual esse produto ou serviço é vendido pela sua empresa. A utilização da fórmula facilita a compreensão dos empreendedores, indicando quanto, de fato, foi ganho com cada venda.

No entanto, não é tão simples como parece. É preciso um pouco mais de atenção para que essa conta esteja correta e mostre o seu lucro verdadeiro. Para isso, a primeira coisa que você precisa aprender a fazer é calcular corretamente o preço de custo das suas mercadorias. Quando se conhece bem o preço de custo, logo que se atribuí o preço de venda, você já terá em mente então, a sua margem de lucro. Você saberá quanto vai lucrar com cada mercadoria.

Dessa forma, a lucratividade serve então para manter as suas vendas acima do esperado. Sendo assim, garantindo que você ganhe mais do que investiu. Pode-se dizer assim que a lucratividade é fator dominante em um negócio. Se não houver lucratividade, não vale a pena investir. Outro fator que influencia na sua lucratividade também é a concorrência. Isso porque se seus concorrentes abaixam o preço do mesmo produto que a sua empresa oferece, você também terá que baixar, ou então perderá de vender.

Fatores para aumentar a lucratividade

1 – Escolha do fornecedor: uma das principais formas de aumentar o seu lucro é saber escolher bem o seu fornecedor. Para isso, faça uma boa pesquisa antes de fechar negócio, e escolha o que mais vantagens oferecer. Lembre-se que nem sempre o mais barato é a melhor opção, portanto, procure sempre manter o equilíbrio e calcular o custo-benefício de cada fornecedor. Se você conseguir os produtos por um preço mais barato, mas sem perder a qualidade, você poderá lucrar mais.  

2 – Ofereça produtos e serviços de qualidade: como foi dito, a maioria dos consumidores procuram hoje por serviços e produtos de qualidade. Ainda que tenham que arcar com um custo maior para isso. Dessa forma, escolha produtos confiáveis e de marcas conhecidas, de modo que as suas vendas sejam garantidas.

Agora que você já sabe o que significa a lucratividade e como alcançá-la em sua empresa, veja o conceito de rentabilidade, e como saber se o seu negócio é rentável ou não.

Rentabilidade: o que é?

Apesar de parecer a mesma coisa que lucratividade, a rentabilidade é um pouco mais abrangente. Para saber se o negócio está sendo rentável é necessário  uma análise mais profunda da situação. O conceito de rentabilidade se refere à capacidade de gerar lucros, ou seja, o quanto uma empresa é capaz de lucrar com o seu investimento em um estoque de produtos.

Sendo assim, a rentabilidade se resume pela capacidade de lucrar, estando sempre associada com a lucratividade. Sabendo disso, uma empresa só pode ser considerada rentável se os ganhos resultantes das vendas dos produtos for maior do que os valores investidos no estoque de produtos, ou ainda, na própria empresa.

No entanto, é preciso prestar muita atenção. Nem sempre vender mais significa ser mais rentável. Pelo contrário, se o produto estiver sendo vendido por um preço menor do que ele realmente vale, pode-se até ter a impressão de que a empresa está faturando, mas na verdade, isso só fará com que o problema se torne cada vez maior.

Dessa forma, é preciso muito cuidado na hora de lançar os preços, e principalmente, anunciar promoções. Antes de abaixar o preço dos produtos ou serviços, você precisa fazer todos os cálculos para saber se mesmo com o preço mais barato, você ainda terá algum lucro. Se não, você pode até vender mais, mas não terá o retorno financeiro esperado. Ao longo prazo, isto pode fazer com que a sua empresa entre em estado de calamidade financeira, devido a falta de lucratividade.

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Como calcular a rentabilidade?

Assim como na lucratividade existe uma fórmula, a rentabilidade também pode ser calculada através de uma expressão matemática, a qual se resume em:

Lucro Líquido x 100 ÷ Investimento = Rentabilidade

Por envolver também o lucro líquido, assim como a lucratividade, é comum que se confunda os dois termos. No entanto, cada um significa uma coisa e leva a resultados diferentes.

Analisando a fórmula da rentabilidade, fica um pouco mais fácil compreender como se dá então esse cálculo. Para saber se sua empresa é rentável ou não, você deverá multiplicar o seu lucro líquido por 100, e em seguida, dividir pelo valor do seu investimento inicial. O resultado dessa é o quanto o seu investimento rendeu. Se o resultado for negativo, você deverá então buscar novas estratégias para conseguir tornar o seu negócio rentável para recuperar o prejuízo.

Por fim, a sua empresa só será rentável então, quando o seu capital final for maior do que os seus custos fixos e demais despesas.

Agora que você já sabe o que significa a lucratividade e a rentabilidade e as suas principais diferenças, você pode então fazer uma análise mais completa sobre a sua empresa. Será que ela está mesmo dando lucro? Está sendo rentável? Caso o resultado dos seus cálculos ainda seja negativo, você deverá investir em novas ações para que a sua lucratividade a e sua rentabilidade voltem a caminhar juntas.

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Escrito por eGestor
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