O estoque de uma empresa é, sem dúvida, uma das fontes de recursos mais importantes para o negócio como um todo, afinal, a comercialização do acervo da empresa é sua principal base de lucros. Por isso, ter uma contabilidade precisa dos produtos que estão estocados, sua organização e a melhor distribuição desses itens são iniciativas que podem gerar um alto impacto financeiro sobre seu empreendimento, aumentando a rentabilidade e otimizando processos.

De maneira adversa, a falta de controle de estoque certamente vai influenciar de modo negativo, fazendo com que os gastos de manutenção aumentem, requerendo reposições desnecessárias e, ainda, trazendo efeitos prejudiciais na relação com os clientes, com a consequente perda de vendas. Melhor não arriscar, não concorda?

Você por acaso saberia dizer de que modo a falta de controle de inventário pode ser nociva para sua empresa? Pois é o que vai aprender a identificar agora mesmo, neste post. Então confira:

Você vai oferecer um serviço pobre aos clientes

A reputação da empresa e o bom relacionamento com os clientes são os principais fatores que se deve constantemente desenvolver, mas que podem sofrer estragos pesados com o desleixo no que se refere à melhor gestão do estoque. Tal desatenção pode fazer com que você não tenha os produtos desejados pelos clientes no momento adequado, acabando por perder valiosas oportunidades de venda.

Além disso, você também pode investir em artigos que ficam parados por bastante tempo no depósito, imobilizando seu capital desnecessariamente. É possível, ainda, que ocorra um acúmulo de produtos trocados pelos clientes, já que não existe um registro adequado das informações dos itens disponíveis em estoque. E tudo isso resulta em insatisfação por parte dos consumidores e na prestação de um serviço de má qualidade global para quem você serve.

A empresa vai perder em eficácia e gastar mais

Falhas e desatenções nos registros de inventário podem custar muito caro para a sua empresa. Se não há um controle adequado do acervo, muitos itens podem ser danificados ou até destruídos ao longo do tempo. Sem mencionar que você não saberá com certeza os motivos que levaram à redução do seu estoque, pois não terá controle sobre desvios de produtos, roubos e furtos.

Nesse caos generalizado, você poderá acabar gastando também com uma parte adicional de seu acervo que você, na verdade, não precisa para o período atual, desperdiçando dinheiro que poderia ser aplicado em outros setores e na compra de outras mercadorias ou insumos.

Você não conseguirá se planejar adequadamente

Os gestores que acompanham de perto seus respectivos estoques são capazes de satisfazer os clientes o tempo todo, dando conta de cada uma das encomendas requeridas. No entanto, se as empresas não têm tempo para se planejar com a devida antecedência, não poderão criar estoques que sigam as demandas e sazonalidades de cada período.

Nesse cenário, um controle efetivo possibilita que o gestor entenda em quais produtos deve aplicar os recursos da empresa, sem que algumas mercadorias fiquem encalhadas no estoque ou faltem na hora em que os clientes venham procurar especificamente por elas.

Haverá uma falta de integração com outros setores

Fazer um controle de estoque minucioso é ótimo para a gestão de produtos comercializados pela empresa, trazendo ainda a oportunidade de cruzar informações e integrar o fluxo de trabalho como um todo. Hoje em dia é corriqueira a adoção de softwares que automatizam o monitoramento das entradas e saídas dos depósitos, de forma que o gestor possa avaliar periodicamente como isso influencia direta ou indiretamente sua gestão financeira.

Como será possível verificar onde se podem fazer melhorias nos processos de armazenamento, será viável também integrar outras dinâmicas da organização, como as ordens de serviço, a emissão de notas fiscais, a gestão de tarefas e assim por diante. Se você não tiver a disposição para realizar um bom controle de estoque, perderá a chance de usufruir de tamanha otimização.

Passe a controlar o inventário de seu negócio e fuja de todos esses problemas! O que falta de controle de estoque na sua empresa pode significar uma grande evasão de recursos e o comprometimento da saúde financeira de seu negócio a longo prazo. Não corra esse risco!

Agora comente aqui e nos conte se você já desempenha um rigoroso monitoramento de seus estoques! O que ainda precisa ser melhorado? Compartilhe suas experiências e impressões conosco e participe da conversa!

Conheça o eGestor, um software online de gestão para micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br