Toda empresa ou organização possui um conteúdo decisório complexo, e em algum momento a pessoa que está a frente dos negócios terá que elaborar um plano acerca das decisões que afetam o destino do empreendimento. Estas resoluções são projetadas para atender de forma adequada as maiores e mais importantes questões do negócio, direcionando a empresa para o melhor caminho diante do cenário atual e dos futuros cenários possíveis. Neste caso, o gestor deverá fazer um planejamento estratégico. Você sabe o que é isso e como fazer um?
planejamento estrategico

O que é um planejamento estratégico

Esse tipo de planificação requer que o gestor olhe para sua organização de maneira completa e esteja preocupado com o seu desenvolvimento a longo prazo. Portanto, o planejamento estratégico é um trabalho de gestão organizacional, para que o gestor seja capaz de demarcar prioridades, fortalecer suas ações operacionais de rotina, saiba onde aplicar os recursos da empresa, além de garantir que os colaboradores trabalhem para o alcance de objetivos comuns, a fim de se aproximar dos resultados ambicionados e ainda considerar os melhores ajustes para mudanças sustentáveis. Ou seja, tal iniciativa consiste em um empenho disciplinado para elaborar quais são aquelas decisões e iniciativas que possam moldar e conduzir a organização, com o foco no crescimento do negócio a longo prazo.

Qual sua importância para o negócio?

A relevância desse processo sistemático está no impacto a longo prazo das deliberações e atos constantes do planejamento estratégico. Estas decisões são aquelas necessárias para enfrentar os desafios mais importantes para uma organização, trazendo mudanças mais positivas para o desempenho da equipe, posicionamento no mercado, aperfeiçoamento dos processos, entre outras perspectivas que venham a melhorar a produtividade da empresa e reduzir os riscos que ela apresenta a longo prazo. Um planejamento estratégico eficaz articula, não só, em que direção a empresa está indo, mas quais as ações necessárias para fazer progressos e para que ela seja mais bem-sucedida.

Como desenvolver um planejamento estratégico

Com o incremento das ideias administrativas e das novas tecnologias, passaram a existir várias metodologias e técnicas para se fazer um bom planejamento estratégico. Entretanto, não há regras incondicionais sobre o que não pode ser feito e o que tem que ser obrigatoriamente desempenhado, e a maioria das formas de se fazer um planejamento estratégico acabam seguindo padrões semelhantes e com atribuições comuns. Fora algumas variações, em geral as etapas de um planejamento estratégico envolvem:

  1. Uma fase de análise do cenário atual, em que o gestor levantará os vários pontos sobre o ambiente interno da empresa, o panorama do mercado e as implicações econômicas do período;
  2. A formulação de certas táticas de enfrentamento e aprimoramento, onde ocorre a documentação de uma organização básica e de planos de ação;
  3. A execução dos planos de ação, quando o planejamento é traduzido em diversos itens operacionais a serem cumpridos;
  4. A etapa de avaliação ou sustentação, em que o gestor deverá estimar o desempenho alcançado, ver os ocasionais problemas e refinar suas ações estratégicas.

As empresas sempre enfrentam certas pressões e riscos de mercado. E por isso seus gestores devem planejar todos os dias, mas seguindo a estratégia que fora traçada para superar as suas dificuldades, pensando em objetivos futuros, tendo boa capacidade de adaptação e mantendo sempre um panorama de longo alcance.

Você já fez o planejamento estratégico de seu negócio para os próximos anos? Compartilhe conosco a diferença que o planejamento fez para o seu negócio! Participe!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br