São muitas as pessoas que pensam em montar um negócio e trabalhar por conta própria, sem chefes, não é mesmo? Esse desejo às vezes nasce da vontade de experimentar um novo caminho, outras vezes vem da mais pura necessidade de inovação. Fato é que, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso contar com características muito específicas. E nem todo mundo tem naturalmente esse perfil, precisando aprender bastante.

Também é preciso ter uma noção mais específica sobre o ambiente que terá que enfrentar, com a complexidade do sistema tributário brasileiro, que dificulta, em muitos casos, o novo empreendedor, custando muito caro aos negócios. A burocracia também complica bastante a vida do empresário, por mais que medidas nacionais e estaduais visem a redução desses entraves.

Mas, afinal, o que é preciso fazer para ser um empreendedor de sucesso? Conhecer a fundo a atividade e o mercado em que pretende atuar, além de ter capacitação para administrar e gerir o negócio já são ótimos pontos de partida. Mas a lista não para por aí! Assim, se você quer seguir o caminho do negócio próprio, veja a seguir como se tornar um empreendedor de sucesso:

As características de um empreendedor de sucesso

Simplesmente não existe empreendedor que tenha medo de correr riscos. Afinal de contas, a atividade é mesmo arriscada, desde o princípio, já que você vai investir um bom dinheiro, trabalhar em um mercado que cobra muito das novas empresas e lidar com fatos que não dependem única e exclusivamente de você — aí entram os funcionários, clientes e fornecedores. Portanto, coragem é um ativo importante para o empreendedor.

Da mesma forma, iniciativa e perseverança formam um par que deve andar sempre junto. A iniciativa ajuda na tomada de decisões, na mudança do rumo das ações, quando necessário, e a abertura a inovações. Já a perseverança ajuda na superação dos obstáculos, sejam eles quais forem. Por tudo isso e muito mais é que o empreendedor de sucesso também deve ser um líder inato, capaz de comandar sua equipe, coordenar adequadamente trabalhos e lidar com clientes e fornecedores, tudo isso com mão firme, que inspire confiança.

O empreendedor também deve ter conhecimento de finanças e gestão, mesmo que não seja um especialista. A noção o deixará coberto em momentos de tomada de decisão, já que não dependerá apenas do que consultores dirão. Por último, o empreendedor deve ser organizado, já que disciplina e método ajudam enormemente qualquer profissional.

O passo a passo para se alcançar o sucesso

Reunidas ou devidamente desenvolvidas essas características, o empreendedor deve seguir algumas etapas para alcançar o sucesso:

Primeiramente é preciso montar a equipe, que deve ser de confiança. Além disso, as pessoas que vão trabalhar perto de você devem ter qualidades complementares, a fim de poderem oferecer uma visão geral do empreendimento;

Depois, passe para a construção de uma rede de contatos, que é uma etapa bastante importante, já que permitirá que o empreendedor tenha sempre à mão conselheiros, fornecedores e possíveis clientes;

Agora monte seu plano de negócios, que irá guiar todo o trabalho a partir daí, prevendo custos, faturamento e assim por diante. E lembre-se de que esse planejamento deve ser atualizado constantemente, mesmo depois de iniciado;

Hora de estudar o mercado, procurando saber onde vai atuar, as condições econômicas do setor, as perspectivas e o comportamento do seu segmento, o que fará com que o empreendedor anteceda, com segurança, os próximos passos da empresa;

Finalmente, monte uma boa infraestrutura de controle, com softwares de gestão que facilitarão o trabalho da equipe do novo empreendimento.

Agora que você já tem o caminho das pedras esboçado, comente aqui e nos conte em que etapa se encontra e o que achou dessas dicas? Está pronto para ser um empreendedor de sucesso? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br