Clique aqui para baixar a Planilha de controle de estoque excel.

O controle de estoque é fundamental para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa. Falta de estoque pode significar uma possível perda de um cliente para alguma empresa concorrente que tenha determinado produto disponível. Por outro lado, o excesso pode representar uma demora para recuperar o capital que foi investido em determinado produto. O que pode levar a uma estagnação do mesmo no mercado. Além da demora para gerar retorno financeiro, um produto parado por muito tempo pode perder a sua validade, fazendo com o dinheiro investido pela sua empresa seja completamente desperdiçado.

O controle de estoque de uma empresa deve ser planejado de uma forma estratégica e integrada com todos os setores. Isso porque esse processo pode causar um grande impacto desde a produção até os setores financeiro e comercial das empresas. Um bom controle de estoque pode causar uma grande otimização dos recursos da sua empresa, a medida em que fazendo esse processo de uma forma organizada e eficiente, é possível reduzir a quantidade de gastos advindos de produtos em excesso no estoque. Mantendo a quantidade de estoque equilibrada, é possível direcionar os gastos da empresa para outras áreas, fazendo um melhor aproveitamento dos recursos financeiros.

Uma boa gestão de estoque permite identificar o momento certo de buscar novos produtos com seus fornecedores, assim como situações de excesso, indicando que possa ser o momento para a realização de promoções, de forma a não ficar com determinados produtos parados no estoque. Com essa organização, é possível ter uma noção exata de quais os produtos possuem uma maior demanda no mercado, e quais deles não possuem a procura esperada.

A partir dessa análise de seus produtos, você pode identificar certo padrão de consumo de seus clientes, o que pode ajudar na elaboração de novas estratégias para aumentar as vendas de determinado produto. Uma planilha de controle de estoque excel pode ser totalmente adequada para a sua micro e pequena empresa.

Empresas que possuem uma equipe pequena e que não necessitam de um controle mais avançado de estoque, que exija uma rotina mais complexa e dados mais detalhados, ao contrário de empresas de maior porte, podem se adaptar muito bem a este método para controlar produtos. Com este modelo é possível gerenciar todas as entradas e saídas dos produtos de seu estoque. Tudo isso de uma forma bastante simplificada.

Com este modelo você pode ter um melhor controle de todos os produtos disponíveis em seu estoque. Além de analisar as suas entradas e saídas de acordo com o mês em que desejar saber. Manter a quantidade de seu estoque sempre atualizada é de extrema importância para a sua micro ou pequena empresa. Fazendo isso, você saberá exatamente quando é preciso solicitar a compra de algum item que esteja em falta diretamente com o seu fornecedor, ou então saber quando há produtos sobrando em seu estoque.

Como funciona a planilha de controle de estoque excel

Utilizando esta ferramenta para controlar os seus produtos você economizará tempo neste processo, fazendo com que sua equipe de funcionários possa dedicar mais tempo exclusivamente as atividades operacionais do seu negócio. Você poderá cadastrar  e controlar todos os seus produtos disponíveis. Além de gerenciar suas movimentações de entrada e saída de seu estoque em cada mês que desejar saber.

As guias da planila são: Cadastro de unidade de medidas, cadastro de itens e movimento. Entenda como funcionam cada uma destas guias para controlar os seus produtos.

Clique aqui para baixar a planilha de controle de estoque excel – eGestor.

Cadastro de Unidade de Medidas

Neste item você poderá cadastrar todas as unidades de medidas para seus produtos disponíveis no estoque. Esta guia possui 100 espaços para cadastro. Em uma das colunas estarão as unidades de medida em si, como por exemplo kg, l, m², un, pç, kt… A outra coluna terá a descrição de cada unidade de medida: quilograma, metro quadrado, metro cúbico, unidade, peça, kit, respectivamente.

Cadastro Itens

Neste guia você poderá registrar e ter um controle de todos os produtos do estoque que são comercializados pela sua empresa. Além de adicionar as unidades de medida para cada produto, por exemplo: Você possui em seu estoque, 10 unidades de camisetas, 5 kits de roupas infantis, e assim por diante! Assim como no primeiro item, este guia também possui 100 espaços para colocar informações.

tela da planilha de controle de estoque gratuita para download

Movimento

O outro guia deste modelo para controlar os seus produtos é a aba Movimento. Neste espaço você irá gerenciar todas as movimentações de entrada e saída de estoque. As colunas a serem preenchidas serão as seguintes:

  • Primeira coluna: Você informará o saldo inicial ou o mês em que foi realizada determinada compra ou venda pela sua empresa.
  • Segunda coluna: Selecione um dos items cadastrados nos produtos que entrou ou saiu de seu estoque. 
  • Terceira coluna: A unidade de medida será atribuída de acordo com o produto selecionado.
  • Quarta coluna: Você escolherá entre as opções saldo inicial da quantidade de determinado produto, compra ou venda
  • Quinta coluna: Informe a quantidade referente a operação.
  • Sexta Coluna: Será informado o valor unitário em caso de saldo inicial ou compra. No caso de optar por uma venda, o calculo do valor será realizado pelo custo médio do produto.
  • Sétima coluna: O cálculo será feito de forma automática.
  • Oitava coluna: Também será preenchida de forma automática.

Ao contrário dos guias de cadastro de itens e cadastro de unidade de medidas, o guia de movimentos é mais extenso. São um total de 2000 linhas para você preencher as movimentações de entrada e saída de estoque.

tela da planilha excel de controle de estoque gratuita para download

Planilha de controle de estoque gratuita para download

O que é controle de estoque

Para utilizar todas as funcionalidades da planilha de controle de estoque excel e tirar o máximo proveito dos seus recursos, é preciso entender de fato o que realmente é gestão de estoque. Controlar o estoque nada mais é do que analisar a quantidade de produtos comercializados pela empresa. De forma que o negócio possa fluir corretamente, evitando prejuízos.

A movimentação de produtos é muito grande em uma loja de comércio. Frequentemente são vendidas mercadorias, assim como são solicitadas compras com fornecedores para complementar o estoque. Em meio a essa constante movimentação, fica difícil saber a quantidade exata de produtos disponíveis para serem comercializados pela empresa.

É exatamente essa a função da gestão de estoque, que deve ser feito preferencialmente de uma forma diária. Assim este rocesso fica facilitado e se torna uma rotina por parte da empresa, que se mantém sempre organizada e atualizada sobre o seu estoque. 

Sobre o excel

O Microsoft Excel é uma ferramenta que pode ser importante para as micro e pequenas empresas de diversas maneiras. Outro fator importantíssimo para estas empresas que pode ser facilmente mensurado através de uma planilha do excel é o controle financeiro. Se você abriu o seu próprio negócio recentemente, o excel pode ser de grande utilidade para organizar suas receitas e despesas.

Com uma planilha de controle financeiro dessa ferramenta você pode gerenciar este processo, anotando todos os valores de entrada e saída de sua empresa. Especialmente no começo do negócio, este controle inicial é imprescindível para a sobrevivência do seu empreendimento a um médio e longo prazo.

Todos os seus gastos como salário de funcionários, pagamento de impostos, custos de compras com fornecedores, entre outros, podem ser controlados através de uma planilha do excel. Tudo isso de uma forma bastante simples e prática. Para otimizar ainda mais este controle financeiro, você pode separar os seus gastos em fixos e variáveis: Nos gastos fixos você pode incluir os custos de aluguel do seu ponto de venda e o salário dos seus funcionários.

Já nos gastos variáveis, podem ser incluídos: O pagamento de água, luz, telefone e outros impostos da sua empresa, por exemplo, podem  já que podem ter seus valores alterados de um mês para outro. Esta separação de gastos permite saber com mais precisão em que aspectos a sua empresa tem mais despesas e onde pode ser feito um corte desses custos.

eGestor

Se a sua empresa precisa de uma gestão de estoque mais completa a melhor solução é investir em um software de gestão empresarial, como o eGestor.

Além de controlar a quantidade e movimentação de seu estoque, o sistema realiza diversas funções que podem ser extremamente importantes para o seu negócio: controle financeiro, emissão de nota fiscal eletrônica e boletos bancários para os seus clientes, cadastro de seus fornecedores e transportadores, além da geração de relatórios mais aprofundados referentes as atividades de sua empresa. Além de outras funcionalidades.

Se você está pensando em adquirir o eGestor, realize os testes de todas as suas funcionalidades de uma forma totalmente gratuita durante um período de 15 dias antes de optar por assinar um dos planos profissionais que são oferecidos!

Veja como funciona o controle de compras no eGestor

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br