redes sociais

Desde meados de 2011, o Facebook vem oferecendo a seus usuários a possibilidade de se criar uma página de fãs, ou Fan Page. Com a Fan Page, é possível alcançar um número muito maior de internautas e interagir com eles de formas muito mais eficientes do que se poderia fazer com um perfil pessoal.

No entanto, apesar de as Fan Pages existirem há mais de cinco anos, ainda existem empresas que insistem em divulgar seus produtos e serviços através de perfis pessoais na rede social Facebook, o que limita o alcance e todas as possibilidades de se captar e fidelizar o público pelas mídias digitais.

Neste artigo, mostraremos a você porque é importante que sua marca ou empresa possua uma Fanpage no Facebook ao invés de um perfil pessoal, e como administrar esta página de fãs para que ela tenha um resultado e um alcance favorável para seus negócios e para a imagem de sua empresa.

Obstáculos legais

Se você ler a política de usuário e os termos legais disponíveis no Facebook, você verá que os perfis da rede são individuais, e que cada pessoa deve ter apenas um perfil. Além disso, verá também que qualquer empresa deve criar uma Fan Page da rede, pois é para isso que ela existe e foi reservada.

Isso não significa dizer que é um crime que uma empresa tenha um Fanpage no Facebook, mas ao utilizar a rede social de forma adequada (empresa com perfil pessoal), a administração da rede social terá todas as prerrogativas para simplesmente encerrar as atividades daquele perfil sem qualquer tipo de possibilidade para recorrer. Portanto, seria um grande contratempo construir uma sólida base de amigos em um perfil pessoal e perdê-la da noite para o dia.

Números limitantes

Um perfil pessoal do Facebook pode ter apenas 5 mil amizades, enquanto que uma Fanpage não apresenta limites de curtidas, podendo se relacionar com um número ilimitado de usuários da rede. Por mais que 5 mil seja um número razoável de usuários, se sua empresa ou marca obtiver alguma fama ou proeminência, esse número nunca será suficiente para dar conta de toda a demanda de comunicação que seu negócio irá precisar. Prefira utilizar uma Fanpage para não ter qualquer tipo de restrição no número de fãs.

As Fan Pages do Facebook podem ter muitas possibilidades: abas personalizadas e muito mais

As possibilidades de personalização de conteúdo para uma Fan Page são muito maiores do que em um perfil pessoal da rede. Com ela, além de fotos e textos, é possível criar eventos, enquetes, avaliação de usuários e informações específicas sobre produtos e serviços que seu negócio oferece. Caso o Facebook não tenha a opção desejada, sua empresa pode criar um aplicativo e incorporar à rede para uso dos internautas.

Ter conteúdo customizado é uma das formas de se conseguir cada vez mais engajamento orgânico por parte de seu público e aumentar os retornos de sua marca na internet.

Patrocine publicações

Com uma Fan Page, sua empresa pode patrocinar publicações e aumentar ainda mais o alcance dos conteúdos postados. Você já deve ter notado, ao acessar o Facebook, que em algumas postagens ele exibe o número de usuários alcançados de forma orgânica (através de compartilhamentos espontâneos e dos algoritmos da rede), e quantos usuários a mais ela poderia alcançar se a publicação fosse patrocinada pelo autor, ou seja, se ele pagasse para publicá-la.

Ao patrocinar uma publicação, o número de usuários alcançados aumenta consideravelmente, o que pode ser um bom investimento para que sua marca ganhe mais visibilidade no mercado e na internet. Se seus conteúdos já conseguem bom engajamento de maneira orgânica, invista em patrocínios para fazer sua empresa ainda mais conhecida. Os custos são relativamente baixos em relação a outras formas de se anunciar, como TV, rádios, jornais impressos, outdoors e outros meios de comunicação convencionais.

Tenha mais Check-ins e marcações para sua empresa

Muito mais interações são possíveis quando se tem uma Fanpage no Facebook. Isto porque, ao ter uma página, qualquer outra página ou qualquer perfil pessoal poderá fazer uma marcação com a sua empresa em publicações. Se sua marca tivesse um perfil pessoal, isso só poderia ser feito pelos amigos do perfil.

Quando sua empresa é mencionada no Facebook, o alcance de sua marca é amplificado. Isso quer dizer que se em posts, textos, vídeos e fotos, os usuários lembram de sua empresa e te marcam, isto significa aumento de alcance orgânico e mais visibilidade para sua página. Tente sempre cativar seu público com postagens que incentivem a interação e veja seu engajamento aumentar.

Lembre-se ainda que, se seu empreendimento tiver um local físico, as pessoas poderão visitar suas instalações e fazer um check-in para dizer que estão em sua empresa. É sua marca sendo divulgada de várias formas para um público cada vez mais exigente e informado.

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Call-to-action

O Call-to-action (Chamada para ação, em tradução literal) é uma forma de o leitor ser redirecionado para outros conteúdos acessando diretamente as publicações da fanpage de sua empresa no Facebook. Ultimamente, uma das formas pelas quais os internautas mais chegam a sites é através de postagens do Facebook, por isso, esta forma de redirecionamento não pode, em hipótese alguma, ser negligenciada. Normalmente, os Call-to-actions são hiperlinks posicionados ao longo ou no final de sua postagem no Facebook, e levam os leads para as páginas de sua marca ou empresa.

Publicar conteúdos relevantes e que convidem o leitor a ficar curioso sobre seus produtos e serviços faz com que ele procure os Call-to-actions e assim chegue à página de seu produto ou serviço. São muito mais possibilidades de vendas e negociações utilizando estratégias relativamente simples, mas que devem ser bem executadas. A única forma de se utilizar chamadas de ação é com Fan Pages, pois perfis individuais não permitem esta opção. Já está mais do que claro que sua empresa precisa de uma Fan page, não é mesmo? Mas ainda tem mais.

Análise e meça seus resultados constantemente

Ao utilizar uma Fan Page, sua empresa ou marca poderá analisar constantemente os resultados dos conteúdos publicados e como seu alcance têm acontecido por parte do público. Com isso, é possível checar as características das pessoas que mais acessam sua página, como idade, sexo, ocupação, seus principais gostos e etc. Com estes dados em mãos, se torna muito mais fácil pensar e planejar as novas campanhas e o comportamento da sua marca ou empresa dentro da rede social.

Com o acompanhamento dos dados que o próprio Facebook gera sobre o seu conteúdo, você poderá verificar o que dá e o que não dá certo em sua comunicação digital. É mais fácil de perceber erros e caminhos equivocados, corrigir os rumos de sua imagem na rede social e assim obter maior engajamento orgânico pelo público. Veja quem acessa, curte e comenta suas postagens, como o faz, quando o faz e porque o faz, desta forma, será possível pensar melhor sobre como tem sido a recepção e a imagem pública de sua marca na rede social.

Acesso por muitos administradores

Uma Fan Page também tem vantagens pelo ponto de vista da administração, afinal, ela pode ter múltiplos administradores com diferentes prerrogativas e assim facilitar a logística do trabalho de postagem, em que vários usuários poderão ter acesso à área de postagem e programação da página, no sentido de organizar estas funções de forma mais lógica.

Em um perfil, alguém teria de fazer logoff na conta para outra pessoa poder entrar, e isto não seria nada prático. Na área de ajuda do Facebook se explica com todos os detalhes como funcionam essas ferramentas de administração e como elas podem ser utilizadas por vários usuários, formando uma equipe de postagem e análise dos dados que pode trabalhar de maneira mais organizada e, portanto, mais eficaz.

Anunciar na rede e multiplicar acessos

Além da possibilidade de patrocinar posts, como já mencionamos anteriormente, as Fan Pages tem ainda outras possibilidades pagas para impulsionar o alcance de suas publicações e conteúdos. Veja aqui algumas delas e pense sobre quais podem ser utilizadas com grande ganho para sua marca:

Em uma Fan Page do Facebook é possível, por exemplo, promover a página, enviar pessoas para o site, aumentar as conversões para o site, obter instalações para seus aplicativos, aumentar o envolvimento com os aplicativos, alcançar pessoas mais próximas à sua empresa, aumentar as participações em eventos que sua empresa promove, fazer com que as pessoas tenham acesso às suas ofertas, obter as visualizações dos vídeos publicados e outros recursos.

Facilidades com o Facebook Business

Esta ferramenta lançada pelo Facebook recentemente veio para facilitar a administração de páginas de empresas e marcas que fazem negócios pela internet e pelas redes sociais. Com ela, é possível gerenciar o acesso às páginas e contas de anúncios, além da possibilidade de gerenciar separadamente os conteúdos profissionais e pessoais de sua conta.

Solicitação de amizade: é realmente necessária?

Os defensores de que as empresas precisam de perfis pessoais no Facebook argumentam que apenas os perfis conseguem enviar solicitações de amizade a outros usuários. Isto é verdade, no entanto, já mencionamos o limite de amizades na rede, e consideramos muito mais eficaz gerar conteúdo de qualidade para atrair engajamento orgânico do que adicionar amigos que podem não interagir com a marca e, posteriormente, sequer ver os conteúdos pelo perfil publicados, com base na política de algoritmos da rede social.

Sua empresa não precisará enviar solicitações de amizade a ninguém se o conteúdo que ela publicar em sua Fan Page for interessante o suficiente para que os próprios usuários procurem por ele ou o conheçam através do compartilhamento de outros usuários ou de campanhas impulsionadas por você. O alcance é infinitamente maior.

Quero converter meu perfil em uma Fan Page. Tem como?

Sim! Se você cometeu o erro de criar um perfil pessoal para sua marca ou empresa ao invés de criar uma Fanpage, não há motivos para se desesperar. O próprio Facebook possui uma ferramenta na qual se pode converter o conteúdo de um ou vários perfis em uma Fanpage completa sem muitas complicações. Isto faz com que todo o conteúdo já publicado seja transferido para sua nova página, mas o mais importante: todos os contatos que você já havia feito em seu antigo perfil também serão automaticamente transferidos para a Fan Page gerada pelo site. Mude já!

Nunca deixe de pesquisar!

O Facebook é uma rede em constante mudança e evolução para que os conteúdos de pessoas, marcas, empresas e parceiros cheguem a cada vez mais pessoas. Isto implica que os algoritmos, ou seja, as lógicas de divulgação, compartilhamento, critérios e alcance dos dados são modificados constantemente. Mantenha-se informado sobre as mudanças na rede social e busque acompanhá-las para conseguir um melhor aproveitamento e fazer com que seus conteúdos peguem carona no alcance cada vez maior que esta rede social consegue dia após dia.

Seja criativo! Para que sua marca ou empresa tenha uma boa imagem nas redes sociais, não basta apenas criar uma Fanpage, mas sim saber administrá-la com sabedoria e boas estratégias. Gere sempre conteúdos de qualidade, inéditos, originais, relevantes e criativos que possam cativar, captar leitores e gerar um compartilhamento orgânico cada vez maior por parte dos usuários. Estude os momentos certos e como fazer postagens impulsionadas para investir com segurança e retorno na rede social.

Não existe uma única fórmula ou um único jeito certo de se fazer sucesso nas redes sociais, por isso, nunca deixa de experimentar, tentar, mas claro, verificar na sequência os resultados de seus esforços para executar eventuais alterações necessárias ou mudanças que podem trazer resultados positivos sobre seus conteúdos nas redes sociais.

Seja humano! Interaja sempre com os leitores e usuários que curtem e comentam em sua página. Esclareça dúvidas, “venda seu peixe” e faça com que as rede sociais tragam um ganho ainda maior para suas vendas ou negócios. Uma boa gestão de redes sociais pode facilmente se converter em consideráveis ganhos financeiros.

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Escrito por eGestor
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