Em tempos de dificuldade econômica é preciso ter critérios para pensar em novos investimentos. É por isso que um bom gestor deve considerar apenas aquilo que é essencial para o seu empreendimento, visando sua estabilidade ou o crescimento dele.

Nesse ponto, a questão da segurança é fundamental. Com ela, você garante a proteção necessária ao seu negócio. E quando falamos em segurança, nada é mais moderno do que a segurança da informação.

Quer saber mais sobre o assunto e por que você deve sim considerar esse tipo de investimento? Então siga conosco.

O que é a segurança da informação

Trata-se de uma série de medidas que podem ser tomadas para proteger dados, informações e sistemas contra qualquer tipo de ameaça, seja ela um ataque hacker ou até mesmo o uso inadequado dos recursos eletrônicos.

Basicamente, a segurança da informação atua na preservação de três aspectos básicos, que são a confidencialidade, a autenticidade e a integridade da informação.

Seu foco está em garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso às informações seguras, além de validar o emissor dessas informações e assegurar que suas características originais sejam preservadas. Tudo isso em plena conformidade com as exigências legais.

Saiba os motivos que fazem com que esse tipo de investimento seja necessário mesmo em tempos de crise.

Para evitar a perda completa dos dados

Uma forma de ataque virtual que costuma comprometer significativamente as empresas ao redor do mundo é o sequestro de dados.

Quando ele acontece, os hackers invadem a rede e os servidores da organização e criptografam os arquivos de maneira que a quebra dessa criptografia se torna impossível. Resultado: se os arquivos forem realmente importantes, os hackers podem cobrar um preço alto para devolverem o acesso a eles.

Em casos em que os ataques atingem empresas menores, que não têm condições para arcar com o prejuízo, essa ação pode representar o fim da organização. Sendo assim, vale pensar em segurança da informação como um investimento necessário, não como gasto.

Para evitar o vazamento de informações

Sua empresa precisa mostrar aos clientes e potenciais clientes que eles podem confiar nela diante de qualquer eventualidade. Isso faz toda a diferença no que diz respeito a garantir credibilidade ao empreendimento.

No ambiente online, ataques de hackers não são raridade. Somente no ano de 2016, o Brasil foi o sexto país do mundo que mais sofreu com ofensivas, chegando a vitimar 42,4 milhões de pessoas. Ataques assim, quando invadem organizações, podem atingir bancos de dados, contas de e-mails e relatórios que precisariam ficar sob absoluto sigilo.

Isso representa, no mínimo, um risco grande em termos de mercado, pois diante de um cenário tão competitivo quanto o atual, o vazamento de informações pode fazer com que estratégias sejam reveladas e ações elaboradas como decisivas para a companhia acabem sendo desperdiçadas.

Ter suas ações estratégicas disponibilizadas para qualquer pessoa na rede mundial de computadores pode torná-las completamente inviáveis. É por isso que sua empresa precisa procurar por soluções para blindar essas informações.

Para impedir que as atividades sejam suspensas

Imagine o que aconteceria se a sua empresa fosse vítima de um ataque que simplesmente congelasse todos os seus computadores?

Pois saiba que foi exatamente isso o que aconteceu no primeiro semestre de 2017 quando um vírus criado para explorar uma falha do Windows realizou um ataque sem precedentes: o WannaCry atingiu nada menos do que 125 mil pessoas numa sexta-feira, criptografando todos os dados dos usuários e impedindo o acesso aos sistemas.

Parece amedrontador? O fato é que esse risco é real. Agora, pense no prejuízo que você teria caso, de uma hora para outra, simplesmente não tivesse mais acesso aos dados de uso do dia a dia?

Sem os sistemas de informação, você não consegue realizar uma série de atividades, como gerar notas fiscais, por exemplo. Além disso, sua empresa se vê impedida de realizar vendas, fazer o cadastro de clientes e fornecedores, bem como o controle de estoque e a execução de uma série de outras ações.

Imagine ver todo o seu processo produtivo inteiramente paralisado, o que poderá causar custos como na perda de matéria-prima, por exemplo. Se ter o acesso à internet indisponível parece um pesadelo, então você tem um bom motivo para investir na segurança de dados na sua empresa.

Para preservar a credibilidade da empresa no mercado

Se sua empresa tem diversos clientes, certamente ela conta com inúmeros dados relativos a eles. Entre esses dados estão suas informações cadastrais e bancárias. Uma vez que esses dados caem em mãos erradas, isso pode representar um prejuízo grande para os clientes.

Do ponto de vista financeiro, você pode ter que arcar com os valores perdidos diante de qualquer fraude, algo que, de certa forma, pode ser recuperado mais cedo ou mais tarde.

Entretanto, do ponto de vista da credibilidade, a situação é muito mais grave. Além de perder o cliente para sempre, sua empresa terá que lidar com os impactos que essa rejeição trará, algo que poderá levá-la até mesmo à falência caso as portas do mercado se fechem completamente.

Evite isso para seu empreendimento. Invista em soluções para garantir a máxima proteção possível para seus clientes e administre seu negócio com maior tranquilidade.

Para se recuperar diante de eventualidades

Com a segurança de dados você pode ter um plano para se recuperar de desastres, de maneira a reduzir os impactos deles até mesmo diante de ataques mais sofisticados.

É bom lembrar que, num primeiro momento, a segurança da informação procura criar procedimentos para impedir que esses ataques aconteçam, tomando medidas preventivas a eles. Mas ainda assim é preciso saber como lidar com as consequências de um ataque sofrido.

Por isso, a segurança da informação estabelece alternativas para que, mesmo que os incidentes ocorram, sua empresa tenha condições de se recuperar da melhor maneira possível. Isso evita prejuízos maiores.

Utilizando o sistema eGestor você transfere toda a responsabilidade sobre a segurança dos dados para a nossa empresa, que possui experiência e qualificação para esse tipo de trabalho.

Realizamos o backup dos arquivos de 30 em 30 minutos, o que garante que até mesmo os dados mais recentes estejam seguros. Além disso, com a transferência em HTTPS, a criptografia protege a comunicação com os nossos servidores, que recebem uma auditoria completa a cada mês, testando todas as possibilidades de invasão, para oferecer a proteção máxima possível para nossos clientes.

Quer saber mais sobre segurança de dados e outros assuntos relevantes para a sua empresa? Então, assine a nossa newsletter.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br