fbpx

Reuniões com funcionários: quando e como deve ser feita?

Em muitas empresas, basta o funcionário ouvir a palavra “reunião” para atribuir a ela momentos de tédio e perda de tempo, ou até medo. Infelizmente, ela acabou ganhando a fama de ser desnecessária e chata, desvirtuando seus reais e positivos objetivos. Mas todos os gestores precisam realizar reuniões com funcionários. Afinal, ela é uma excelente ferramenta gerencial e possui inúmeros benefícios para todos os colaboradores e a empresa.

Porque reuniões com funcionários são importantes

Muitos funcionários e até gerentes acreditam que realizar reuniões com funcionários é desperdiçar tempo e, consequentemente, dinheiro. Em muitos casos é exatamente isso que acontece quando elas se tornam constantes e sem objetividade, fazendo com que os funcionários se dispersem de suas funções para receber informações que poderiam ser distribuídas de outras formas.

Mas, as reuniões com funcionários são necessárias por vários motivos. Nelas é possível definir metas e objetivos entre as equipes, expor relatórios, debater ideias com o incentivo de fazer um brainstorm, troca de informações sobre a função de cada um e das diretrizes da empresa, e socialização entre os colaboradores.

A ideia não é desperdiçar tempo, mas sim, aprimorar a qualidade do trabalho cotidiano. Por isso, é importante avaliar se elas realmente são necessárias e surtirão os efeitos desejados. Questionamentos sobre sua capacidade de objetividade, se possui motivos definidos, se há capacidade de motivar os colaboradores e se o seu assunto é prioridade, se unem a avaliação comportamental da gerência.

Reuniões infrutíferas são um verdadeiro balde de água fria para os colaboradores. Porque, dessa forma, eles acabam ficando desestimulados com suas próprias funções, o que faz com que a gerência perca sua credibilidade. Mas, quando feitas da forma correta, são capazes de causar um alto grau de comprometimento de todos, inclusive preparando propostas para serem apresentadas durante a reunião.

Antes de pensar em criar uma reunião, avalie se o assunto pode ser abordado em outra via de comunicação como e-mail e videoconferência, e se ele faz um real sentido para acontecer.

Motivos para se fazer reuniões com funcionários

As reuniões com funcionários podem ser ótimas ferramentas para melhorar o desempenho da equipe e os resultados da empresa. Mas como avaliar se os motivos são realmente relevantes o suficiente para realizá-la?

Integração da equipe

Uma forma muito positiva de se reunir é para integração dos funcionários. Apresentar novos membros da equipe, premiações, projetos de incentivo e outras situações positivas, onde é reforçado os valores da empresa, da equipe e de cada indivíduo. É um ótimo momento para permitir que os funcionários se expressem, deixem suas opiniões e sentimentos sobre o trabalho e se sintam à vontade.

💡 Você também pode gostar: Cultura organizacional: como aprimorá-la em sua empresa

Resolução de pendências

As reuniões também funcionam para resolver questões da equipe, como dificuldade de desenvolver processos, perda de produtividade, dificuldade de engajamento coletivo e outras situações que impeçam o bom desenvolvimento do trabalho.

Esse tipo de reunião indicará o que não está sendo visto diretamente, ouvindo as opiniões, mas com muito cuidado para que ela não se torne um campo de batalha entre as pessoas e sim seja uma ferramenta para encontrar soluções. Ao final, não basta apenas saber tudo o que está acontecendo, é fundamental encontrar um caminho e se mostrar disposto a resolver as demandas.

As reuniões com funcionários também podem funcionar como mediadoras entre pessoas com ideias diferentes, setores com dificuldades de entrosamento e mal entendidos. Ela serve como conciliação de pontos de vista opostos e para encontrar um caminho saudável para o entrosamento.

Comunicados oficiais

Se o motivo for informar a equipe sobre mudanças estruturais da empresa, expor novas parcerias e objetivos, implantação de melhorias, a entrada de novos clientes, criação de novos produtos, elas são mais do que necessárias. Porém, não há necessidade de serem longas. Basta prestar as informações, tirar dúvidas e deixar todos cientes dos fatos de forma única.

Proximidade da liderança

Quanto maior a empresa, mais distantes estão os funcionários e, consequentemente, os superiores. Assim, é importante realizar reuniões com funcionários para conhecer comportamentos, gostos e habilidades. Dessa forma é criado um ambiente mais amigável e de confiança.

Estabelecer metas e incentivar equipe

Se as vendas estão baixas, as metas não estão sendo cumpridas ou é necessário tomar medidas urgentes e é preciso fazer com que os funcionários se envolvam com a ideia, é hora de realizar uma reunião persuasiva. É o momento de se mostrar vendedor para a própria equipe e fazer com que as pessoas possam, de forma consciente e sedutora, comprar a ideia. Para isso é preciso ter bons argumentos, controle emocional e usar os meios de comunicação disponíveis para envolvê-los.

Avaliação de viabilidade

Reuniões com funcionários também podem ser criadas para detectar a viabilidade de um projeto. Estar com pessoas de outros setores e que responderão diretamente à mudança, é fundamental para que se inicie o novo trabalho. Nesse tipo de reunião o importante é ouvir mais do que falar para entender as necessidades e organização dos outros.

Dicas para tornar as produtivas as reuniões com funcionários

O gerente é o condutor da reunião e precisa estar preparado para levá-la da forma mais produtiva e aprazível possível. Para isso, selecionamos algumas dicas úteis como:

Local adequado

Escolher um local para realizar a reunião, que possua os equipamentos necessários para sua condução, tais como projetores, TV e som. Verifique a temperatura da sala e se não causará desconforto por estar muito alta ou muito baixa, assim como a incidência de ruídos. Tudo é importante no local escolhido, inclusive o tipo de iluminação, que pode tornar o ambiente cansativo. E a disposição de móveis que deve buscar uma interação entre todos os participantes.

Delimitar tempo

Se a reunião com funcionários está programada para durar muitas horas, é preciso realizar pausas. Esses momentos fazem com que as pessoas relaxem um pouco, se descontraiam, se alimentem e ainda troquem ideias entre si antes de retornar. Cumprir os horários de início e término pré-determinados é um ponto positivo, já que mostra planejamento adequado das pautas, que não devem se estender além do necessário.

Determinar a finalidade da reunião

Uma dica importante para a reunião com funcionários não se estender e manter os assuntos é determinar as pautas que serão discutidas. Assim, é possível dividir o assunto da reunião em pontos e esses pontos em tópicos que devem ser conversados com os presentes na reunião.

No final, faça um resumo do que foi resolvido na reunião para que todos se sintam plenamente informados e envolvidos nas decisões.

Banner-conversao-eGestor-blog
Início 9 Empreendedorismo 9 Reuniões com funcionários: quando e como deve ser feita?
Escrito em: 29/06/21
<a href="https://blog.egestor.com.br/author/pedro-henrique-escobar/" target="_self">Pedro Henrique Escobar</a>

Pedro Henrique Escobar

Pedro Henrique Escobar é formado em Administração e gerente de marketing no eGestor. O eGestor é uma ferramenta online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em: eGestor.

Comentários:

Compartilhe seu comentário, dúvida ou sugestão!

1 Comentário

  1. Luiz Antonio Ferreira

    Excelente conteúdo. Me ajudou muito.
    gratidão

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar…

Nota fiscal eletrônica: tudo o que você deve saber [ATUALIZADO]

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento cuja função é atestar a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Ela foi desenvolvida com o objetivo de substituir alguns sistemas de impressão de documentos fiscais em papel. Assim...

Faturamento: O que é, como calcular e aumentar o seu

Porque o faturamento é tão importante para a empresa? Porque ele é o valor, em dinheiro, que a empresa recebeu em um período. Assim, ele demonstra se o resultado foi satisfatório ou não. Com o acompanhamento se tem uma melhor ideia da...

Gestão empresarial: guia definitivo para o sucesso do seu negócio

Toda empresa precisa ter um objetivo, uma missão maior que guie todas as suas atividades. Independente de qual for esse objetivo, ele tem tudo a ver com a gestão empresarial. Isso porque é através de uma gestão empresarial competente e...

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): o que é e quem emite

A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um dos tipos de notas fiscais que existe juntamente com a nota fiscal, a nota fiscal do consumidor e o conhecimento de transporte. Elas são úteis para empresas que tem como uma das funções...

Controle financeiro empresarial: Como fazer passo a passo

Passo a passo para fazer o controle financeiro da sua empresa Faça o controle do fluxo de caixa Separe custos e receitas Planejamento de recebimentos e pagamentos Registre todas as operações financeiras Tenha um orçamento bem estruturado...

ERP: O que é e vantagens [GUIA COMPLETO]

Teste Grátis A administração de uma empresa acontece diariamente, com processos e controle que devem ser feitos a todo momento. Esses processos são o que mantém a empresa funcionando, e esse controle é o que mantém as contas em dia e os...

Controle de Estoque: Como fazer um controle profissional

Porque o controle de estoque é tão importante para a empresa? O estoque é o principal ativo de uma empresa, sendo a forma mais importante de fazer dinheiro. Por isso, ter total atenção a gestão do estoque é de extrema importância. Se a...

NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica) [Atualizado]

Emitir NFC-e Todo produto ou serviço vendido, deve ter sua comprovação fiscal e um dos meios de atestar essa transação é a nota fiscal. Afinal, ela dá segurança tanto à empresa que vende o produto, quanto ao consumidor que o compra....

Guia do MEI: Tudo sobre o MEI – Blog do eGestor

O MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa voltado para formalização de profissionais autônomos. O custo para abrir um MEI é zero. Os impostos pagos pelo MEI são o ICMS, pela venda de mercadorias, o ISS, por prestação de...

Fluxo de Caixa: Guia de como fazer o da sua empresa

O que é o fluxo de caixa?O fluxo de caixa é o controle de todos os valores que entram e saem do financeiro da empresa. Qual o objetivo do fluxo de caixa?O objetivo do fluxo de caixa é garantir a saúde financeira do negócio, assegurando...