logo sebrae-mg nova

O Sebrae-MG é uma entidade associativa de direitos privado, sem fins lucrativos. Apesar de ter somente 9 unidades espalhadas pelo estado, o Sebrae atende a mais de 853 municípios mineiros. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais presta auxílio a quem deseja abrir o seu próprio negócio, ou então deseja expandir o seu empreendimento.

Além deste auxílio, o Sebrae-MG também atua no desenvolvimento de projetos e na articulação de políticas públicas voltadas para o empreendedorismo local. Conheça algumas das ações desenvolvidas pelo Sebrae-MG e alguns eventos previstos para o estado:

Feira do Empreendedor Sebrae

A já tradicional Feira do Empreendedor Sebrae já tem a sua sétima edição agendada para entre os próximos dias 2 e 5 de agosto em Belo Horizonte, na sede do Sebrae-MG. Estima-se que o evento receba a participação de mais de 6 mil pessoas durante a sua realização.

A Feira do Empreendedor Sebrae é voltada especialmente para empreendedores e empresários que estão pensando em abrir ou então melhorar a gestão de seu negócio. Para esta sétima edição, está previstas uma série de palestras, workshops, serviços de consultorias, painéis, seminários e oficinas presenciais.

O evento passará por uma remodelação em sua estrutura. Nesta edição, a Feira do Empreendedor Sebrae está sendo pensada em um formato multiplataforma, com a transmissão de uma série de atividades ao vivo através do youtube. Informações referentes a inscrições e a programação completa da sétima edição da Feira do Empreendedor Sebrae, você encontra no Site.

Empretec Divinópolis

Desenvolvido pelo Sebrae juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU), o programa Empretec Sebrae, que tem como objetivo otimizar o desempenho empresarial e estimular a cultura empreendedora, terá a sua próxima edição realizada entre os próximos dias 24 e 29 de julho na cidade de Divinópolis, no interior mineiro.

O Empretec é um curso intensivo com 8 horas diárias durante um período de 6 dias, além da realização de 12 horas extraclasse. Durante o programa, o participante recebe uma série de desafios através de atividades extremamente práticas, que mostram um caminho de como um empreendedor deve agir em determinadas situações para obter sucesso no mercado, a partir de algumas características como: iniciativa e busca pela oportunidade, persistência, qualidade e eficiência, comprometimento, estabelecimento de metas, dentre outras.

O Empretec Sebrae se tornou ao longo dos anos um dos mais importantes meios de capacitação empresarial e para a formação de empreendedores em todo o Brasil. As inscrições para esta edição se encerraram no último dia 14 de julho.

5ª Feira do Mel de Novo Oriente de Minas

No próximo dia 22 de julho, a cidade de Novo Oriente de Minas receberá a palestra “Gestão e Alimentação de Abelhas na Produção Intensiva de Mel”. O evento que ocorrerá no Salão Paroquial da Cidade é uma ação desenvolvida pelo Sebrae-MG em parceria com a Associação dos Apicultores de Novo Oriente de Minas (APINOM) e integra a 5ª Feira do Mel de Novo Oriente de Minas.

O palestrante será o professor e instrutor de apicultura de Senar Minas, Roberto Carlos Alves que abordará temas como melhorias na gestão da atividade e sistemas de produção, através da exposição de demonstrativos práticos de como minimizar perdas de enxames. São esperados no Salão Paroquial cerca de 100 produtores de mel, própolis e produtos acabados, como balas, pão de mel, velas e sabonetes.

Para presenciar o evento, os interessados terão que arcar com o valor de R$ 15,00.

Revista Passo a Passo

Criada há 24 anos, a revista Passo a Passo é uma publicação bimestral que traz informações sobre as ações e projetos que são desenvolvidos pelo Sebrae-MG, além de apresentar diversos casos de sucesso nos mais variados setores da economia que contam com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio a Miro e Pequenas Empresas em Minas Gerais.

A revista foi a vencedora nacional do Prêmio Aberje 2012 na categoria mídia impressa. O Aberje é o já tradicional Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. A edição mais recente da Passo a Passo mostra os esforços realizados pelo Sebrae-MG de forma a melhorar a atuação dos pequenos negócios, além de disseminar o empreendedorismo no estado.

Sebraetec – MG

O Serviço em Inovação e Tecnologia de Minas Gerais (Sebraetec-MG) é um programa desenvolvido pelo Sebrae que visa proporcionar acesso a diversos serviços de tecnologia e de inovação, objetivando a evolução de diversos processos, produtos e serviços, assim como a instauração de ações inovadoras em empresas das mais variadas áreas de atuação, como Design, Produtividade, Qualidade, Serviços Digitais e Sustentabilidade.

O Sebraetec-MG traz uma série de benefícios as empresas participantes, como o recebimento de serviços de consultoria especializada para desenvolver as inovações, projetos individuais para satisfazer as necessidades de cada empresa, além de ter uma melhor relação custo-benefício dos investimentos em inovação e tecnologia, dentre outros. 

Poderão participar do Sebraetec:

  • Empresas de Pequeno Porte
  • Microempresas
  • Microempreendedores Individuais
  • Produtores rurais que disponham da inscrição estadual/municipal de produtor, declaração de aptidão ao PRONAF, (DAP), CNPJ ou NIRF. Também podem participar pescadores que estejam registrados no Ministério da Pesca.

Plataforma de Inovação Sebrae-MG

Com o objetivo de auxiliar empreendedores e gestores públicos a desenvolverem diversas soluções para aumentar a competitividade das empresas e regiões, foi criada a Plataforma de Inovação, desenvolvida pelo Sebrae-MG. A Plataforma oferece uma série de ferramentas, cases de sucesso, boas práticas de inovação, estudos, tendências, entrevistas e muito mais para o empreendedor.

Dados e pesquisas Sebrae-MG

O Sebrae realiza diversas pesquisas e estudos referente ao cenário do empreendedorismo e do ambiente empresarial em Minas Gerais. Para saber mais acesse o site do Sebrae.

Seminário Internacional de Educação Empreendedora (conheCER)

Realizado no último dia 4 de julho em Belo Horizonte, o Seminário Internacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Centro de Referência em Educação Empreendedora do Sebrae-MG, teve como um de seus painéis o tema “As competências para o futuro”, que teve a mediação da especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, Viviane Mosé.

O evento também contou com as presenças dos educadores Mozart Neves e Antônio Sagrado, que são dois grandes conhecedores de assuntos ligados ao empreendedorismo. 

Percebe-se portanto que o Sebrae-MG oferece uma série de projetos e programas voltados para a capacitação e desenvolvimento dos empreendedores que atuam no estado.

Conheça o eGestor, o sistema de gestão empresarial fácil e online para a sua micro ou pequena empresa! 

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Por Gabriel Pfeifer, em 19/07/2017

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br