Muitas vezes, quando alguém surge com uma nova ideia de negócio, por melhor e mais inovadora que ela seja, acaba não logrando êxito em sequer tirá-la do papel. E isso porque, sem o conhecimento e o apoio necessários para se conseguir levar o conceito adiante, de forma a planejar e analisar detalhes que poderiam dar mais certo no mercado, e verificando os fatores de risco e de capital aos quais estaria exposto, o empreendedor acaba caindo nas primeiras arapucas que aparecem pelo caminho. Ou seja, faltam orientações para guiá-lo pela trajetória do sucesso.

E é aí que entra o Sebrae. Se você está de alguma maneira envolvido com o setor de micro e pequenas empresas, com certeza já ouviu falar nessa entidade. Mas você sabe o que exatamente ela é e para que serve? Pois é exatamente sobre isso que vamos falar neste post. Então não deixe de conferir!

Sebrae

Serviço de apoio social

A sigla Sebrae significa Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o que quer dizer que essa entidade guarda a missão de fomentar o empreendedorismo no Brasil. Criada em 1972, já com o objetivo de ser uma referência como suporte a esses negócios, era vinculada, a princípio, ao governo federal. Em 1990, com a publicação da Lei 8.029/90 e da Lei 8.154/90, destacou-se da administração pública e passou a operar tal qual uma instituição privada sem fins lucrativos, nos moldes de um serviço social autônomo.

Difusão e estímulo ao empreendedorismo

De forma geral, o Sebrae oferece conhecimentos operacionais e técnicos para que as micro e pequenas empresas se fortaleçam no mercado — por meio de cursos, palestras, programas e outros recursos afins —, com o intuito de fomentar o empreendedorismo no país. Existem sucursais do Sebrae em todos os Estados brasileiros, inclusive no Distrito Federal, oferecendo, assim, abrangência nacional — há uma unidade coordenadora central e mais 27 unidades regionais, todas administrativamente autônomas, além de pontos locais de atendimento em municípios estratégicos. A entidade, dessa maneira, presta consultorias para que os empreendedores tirem suas dúvidas e saibam cumprir todas as etapas do seu negócio — cobrindo desde a abertura, oferecendo auxílio para a obtenção de crédito e microcrédito, até o planejamento e a execução da gestão financeira e a contratação de recursos humanos, por exemplo.

Ebook Crescimento Empresarial

Parceria com o governo

Desde que passou a ser um serviço social autônomo, a entidade atraiu para si o compromisso de intensificar a cultura do empreendedorismo, tendo uma ampla liberdade no desenvolvimento de suas ações e organização de seus programas. E tudo isso ocorre nos moldes de uma parceria entre o governo e a iniciativa privada, de modo que boa parte dos recursos que sustentam o Sebrae e permitem sua exemplar atuação são provenientes de um desconto irrisório sobre a folha de pagamento das empresas brasileiras, que é recolhido mensalmente e repassado à entidade pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS. E é por isso que tem dentre seus objetivos a prestação de assistência ao empreendedorismo para propiciar a inclusão social e para regionalizar os pequenos negócios, de modo a incrementar soluções de vasto interesse nacional.

Teve uma ideia genial para um novo negócio, mas não sabe como executá-la? Não perca mais tempo: busque a unidade do Sebrae mais próxima de você e converse com um consultor da entidade. Você, com certeza, sairá de lá com muitas novas informações e gás total para colocar a mão na massa!

E então, já tinha noção de quanto o Sebrae poderia ajudá-lo? Já teve algum contato com essa entidade? Comente aqui e conte como foi essa experiência! Participe!

Conheça o eGestor, um software online para gestão de micro e pequenas empresas.

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br