Sebrae SC

Os números relacionados atividades desenvolvidas pelo Sebrae SC em 2016 foram expressivos:

  • 689,5 mil horas de consultorias realizadas;
  • 2.132 cursos especializados;
  • 264,5 mil orientações técnicas realizadas;
  • 2,7 mil palestras, oficinas e seminários realizados;
  • 108,5 mil empresas atendidas pelo Sebrae SC
  • 46,4 mil pessoas informadas a respeito de temas como inovação, competitividade e gestão;

Percebe-se portanto uma grande presença do Sebrae no estado, atendendo a uma diversidade de empresas e realizando diversos eventos voltados para a capacitação e desenvolvimento dos pequenos negócios, além de estimular a cultura empreendedora local. Saiba alguns programas desenvolvidos pelo Sebrae SC:

Tendência Conjuntural dos Pequenos Negócios de Santa Catarina

O Sebrae SC realiza pesquisas trimestrais sobre a situação geral dos pequenos negócios catarinense. Sã as pesquisas de Tendência Conjuntural dos Pequenos Negócios. 

As pesquisas são realizadas a partir de entrevistas com 150 microempreendedores individuais, 150 microempresas e 100 empresas de pequeno porte espalhadas por todas as regiões do Estado de Santa Catarina, que respondem em relação a suas respectivas atividades econômicas no último trimestre e as expectativas e projeções para o trimestre posterior.

Feira do Empreendedor Sebrae

A já consolidada Feira do Empreendedor do Sebrae terá a sua 12ª edição realizada entre os próximos dias 1 e 3 de setembro na cidade de Joinville, que é um grande polo econômico do estado. A feira ocorrerá no Expocentro Edmundo Doubrawa.

A Feira do Empreendedor Sebrae é considerada um dos maiores eventos voltados do empreendedorismo brasileiro, sendo portanto uma excelente oportunidade para empreendedores das mais variadas áreas de atuação para expandir o seu negócio e ampliar a sua rede de contatos no mercado. O Sebrae SC disponibilizará espaços para 80 expositores, sendo 60 de maquinários e 20 para franquias.

Taxista Empreendedor

Entre os próximos dias de 19 e 26 de novembro terá início mais uma edição do programa voltado a  preparação dos taxistas de Florianópolis para que os mesmos se tornem mais capacitados e prestem um serviço de excelência a comunidade. É o programa Taxista Empreendedor, criado a partir de uma parceria entre o Sebrae SC e o Sindicato dos Taxistas da Grande Florianópolis.

O projeto Taxista Empreendedor faz parte da Operação Presença, realizada pela Secretaria de Turismo juntamente com diversas outras entidades. O programa terá duração de dois meses e as temáticas serão voltadas para questões relacionadas ao empreendedorismo e suas oportunidades, maneiras de encantar os clientes com um ótimo atendimento, ética e cidadania, além de noções de turismo local, controle financeiro e marketing pessoal.

Cidade Empreendedora

Com o objetivo de ajudar os municípios catarinenses a se desenvolver em relação aos negócios, o Sebrae SC criou o conjunto de soluções Cidade Empreendedora. O programa implementará políticas de desenvolvimento em questões de Desburocratização, Compras Públicas, Educação Empreendedora, Pesquisas e Planejamento Estratégico da Gestão Municipal, Gestão de Projetos, Plano de Desenvolvimento Econômico, dentre outras, nas cidades visitadas pelo projeto.

Conexão de Impacto

Com o intuito de incentivar negócios inovadores que causem um forte impacto socioambiental, o Sebrae SC em parceria com o Instituto Nexxera, fundou o programa Conexão de Impacto. O projeto é gratuito e pretende estimular o desenvolvimento dos empreendedores e estimular ideias inovadoras, principalmente em aspectos voltados para o Desenvolvimento Sustentável de indústrias e cidades do estado.

O programa que terá início no próximo dia 18 de agosto, poderá ter 40 empreendedores inscritos. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 deste mês de julho enquanto não forem preenchidas todas as vagas. Quaisquer empreendedores de Santa Catarina que possuam negócios ou ideias voltadas para o desenvolvimento sustentável poderão participar. 

O Conexão de Impacto será realizado em uma carga horária de 106 horas ao longo de 5 meses de duração e disponibilizará os melhores capacitadores do Sebrae para auxiliar os empreendedores no desenvolvimento de suas empresas e ideias. As inscrições podem ser feitas no site do programa!

Startup SC

Iniciativa do Sebrae SC, o programa Startup SC foi criado a 4 anos no estado com o objetivo de desenvolver e fortalecer as Startups catarinenses. Desde o seu surgimento em 2013, o projeto foi responsável pela geração de cerca de 600 empregos em Santa Catarina, com a formação de 100 empresas que faturaram um total de R$ 43 milhões em 2016, contribuindo significativamente para a economia.

Além da criação, o programa é voltado para a capacitação e desenvolvimento das micro e pequenas empresas já existentes no mercado, através de cursos e palestras. O número das empresas que passaram pelo programa e sobreviveram no mercado é alto, corresponde a um índice de 66%.

Em novembro de 2016, o Startup SC chegou a ser considerado como “melhor comunidade” no prêmio Startup Awards, que é realizado pela Associação Brasileira de Startups. Este ano de 2017 está contando com a participação da sétima turma inscrita no programa.

Semana de Educação Financeira Sebrae SC

Em parceria com o Sicredi, o Sebrae SC criou a Semana de Educação Financeira, que engloba uma série de palestras sobre temas ligados a gestão financeira. As edições de 2017 ocorreram nos dias 8 e 9 de maio, em Florianópolis e Joinville, respectivamente, cujo o tema foi: “Sonhos e Projetos, diferenciando necessidades e desejos, consumo /poupança/investimento e orçamento.

1º Meetup de Impacto

No último dia 17 de março de 2017, ocorreu a primeira edição do programa Meetup de Impacto, em Florianópolis, com o tema “empreendedorismo e combate à pobreza. O Meetup de Impacto é mais um programa desenvolvido pelo Sebrae SC voltado para o estímulo de projetos diferenciados e inovadores, que causem algum impacto socioambiental, reunindo diversos empreendedores.

A primeira edição realizada em Florianópolis teve como convidados Matheus Cardoso, Sócio e Fundador da empresa Moradigna, além de Sila e Carlos Pedroso da Silva, sócios e fundadores da Carteiro Amigo e Kris Mauren, produtor-executivo de Pobreza S.A e co-fundador e também diretor executivo do Acton Institute.

Spingboard

Desenvolvido pelo Sebrae SC, o programa Spingboard Brasil tem o objetivo de estimular e capacitar o desenvolvimento de mulheres nas empresas e entidades nos setores de tecnologia e engenharia, além de também estimular a presença política feminina em cargos de alta gestão, em conselhos de administração, lidando com equipes grandes e influentes. Saiba mais informações sobre o programa e sobre as inscrições nos workshops no site!

EGestor - Software online de gestão empresarial para pequenas empresas

Como o eGestor pode ajudar o empreendedor em Santa Catarina?

Se você está com o seu negócio em fase inicial ou ainda está pensando em abrir o seu empreendimento, é fundamental ficar atento a tarefas imprescindíveis na gestão: controle de estoque, controle financeiro, controle de clientes… 

Com o eGestor você pode realizar todas estas funções de uma forma bastante fácil e totalmente online, a partir de qualquer local. Você pode gerar diversos relatórios financeiros sobre a sua empresa, cadastrar informações sobre toda a sua rede de clientes, controlar as contas a serem pagas e recebidas, controlar o fluxo de caixa, além de cadastrar todas as compras e vendas da empresa, os serviços realizados, dentre outras muitas funções, como a emissão de nota fiscal eletrônica e boletos bancários

Ficou interessado? Que tal realizar os testes gratuitos no sistema durante 15 dias? Basta acessar o site!

Escrito por eGestor
O eGestor é um software online para gestão de micro e pequenas empresas. Teste gratuitamente em http://www.egestor.com.br